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Balanced Scorecard e Estratégia

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Apresentação em tema: "Balanced Scorecard e Estratégia"— Transcrição da apresentação:

1 Balanced Scorecard e Estratégia
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

2 Estratégia x Implementação
Início da década de 80, pesquisa revela que menos de 10% das estratégias foram implementadas com êxito. Reportagem Fortune 1999: fracassos dos CEOS: em 70% dos casos o problema não é a estratégia, mas má execução. Pesquisa da Consultoria Symnetics com 500 maiores empresas brasileiras demonstrou que em 90% dos casos ocorreram falhas na implementação de estratégias. Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

3 Por que as empresas falham na implementação de estratégias?
As estratégias estão mudando, mas as ferramentas para mensuração não mudaram. Migração da gestão de ativos tangíveis para a gestão do conhecimento. Participação dos ativos tangíveis ao longo dos anos 62% 38% 10 a 15 % 1982 1992 2002 Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

4 Avaliação de desempeno e medidas financeiras
Necessidade de avaliar não somente a perspectiva financeira Necessidade de medidas de desempenho derivadas de estratégias e capacidades Exigência de não só um sistema de controle, mas também, um sistema de comunicação, aprendizagem e informação Medidas financeiras Curto prazo em detrimento da criação de valor Xerox Ênfase no aluguel de máquinas, acessórios e assistência técnica. Acabou sendo surpreendida pela inovação em qualidade e preço das japonesas Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

5 A Estratégia e o Operacional
Indicadores tradicionais não estão conectados a estratégia empresarial Desdobramento da Missão: modo tradicional Missão Valores Visão Estratégia ? Falta ligação Gestão de Processos Internos Objetivos Pessoais Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

6 BSC e Avaliação de Desempenho
O BSC inicialmente foi criado como uma ferramenta de mensuração e não estratégia. Resposta ao novo ambiente operacional: processos interfuncionais, forte ligação entre clientes e fornecedores, segmentação eficaz dos clientes, escala global, inovação. Exigência: ferramentas que descrevam ativos intangíveis. Ferramenta para conciliar as visões de longo e curto prazo da empresa. Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

7 Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
BSC no Brasil Pesquisa da Fundação Dom Cabral com 377 das 500 Maiores e Melhores da Revista Exame: 26% de respostas Entre os sistemas de avaliação de desempenho BSC é o quarto mais usado (20% das empresas) : atrás de 1.indicadores econômico-financeiros clássicos (91%), desempenho operacional (90%) e EVA (41%) Resultados: BSC mais eficiente modelo de avaliação de desempenho segundo as empresas porque: Facilita a tradução da visão Orienta o processo de formulação de estratégia Promove alinhamento dos executivos em relação a estratégia Favorece a escolha de indicadores compatíveis com a estratégia Favorece a aprendizagem do processo de formulação, implementação e avaliação estratégica. Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

8 BSC e Estratégia O BSC vem sendo adotado pelas empresas para:
Esclarecer e Atualizar a Estratégia Divulgar Estratégia para os demais níveis da empresa Alinhamento dos objetivos individuais e departamentais com a estratégia Ligar os objetivos de longo e curto prazo Efetuar a revisão periódica da performance para o aprendizado e melhoria da estratégia Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

9 BSC ligando a Estratégia ao Operacional
Missão Valores Visão Estratégia BSC Iniciativas Estratégicas Gestão de Processos Internos Objetivos Pessoais Resultados Estratégicos Acionistas Satisfeitos Trabalhadores motivados e preparados Processos Eficazes Clientes Encantados Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

10 Estrutura do Balanced Scorecard Aprendizado e Crescimento
Financeiro Para sermos bens sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas? Processos Internos Para satisfazermos nossos acionistas e clientes, em que processos de negócios devemos alcançar a excelência? Cliente Para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos por nossos clientes? Visão e Estratégia Aprendizado e Crescimento Para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar? Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

11 Análise das Perspectivas do BSC (1)
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

12 Análise das Perspectivas do BSC (2)
Perspectiva do Cliente Participação de Mercado Captação de Clientes Lucratividade dos Clientes Retenção de Clientes Satisfação dos Clientes Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

13 Análise das Perspectivas do BSC (3)
Perspectiva dos Processos Internos Estratégicos Estratégia Processos de Inovação Processos de Gerenciamento do Cliente Processo Operacional Liderança de Produto Invenção Desenvolvimento de produtos Exploração Intimidade com o Cliente Desenvolvimento soluções Gestão de resultados Gestão do relacionamento Serviços de Assessoria Excelência Operacional Gestão da Cadeia de Fornecimento Serviços aos Clientes e Gestão da Demanda Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

14 Análise das Perspectivas do BSC (4)
Perspectiva de Aprendizado e Crescimento Indicadores Essenciais Resultados Retenção dos Funcionários Produtividade dos Funcionários Satisfação dos Funcionários Vetores Competência do quadro de funcionários Clima para Ação Infra-estrutura Tecnológica Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

15 Cadeia de Relações Causa e Efeito das Perspectivas do BSC
ROCE Financeira Lealdade dos Clientes Clientes Pontualidade das Entregas Processos de Negócios Qualidade dos Processos Ciclo dos Processos Capacidades dos funcionários Financeira Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

16 Balanced Scorecard como Estrutura para a Ação Estratégica
Esclarecendo e Traduzindo a Visão e Estratégia Esclarecendo a visão Estabelecendo o consenso Esclarecendo e Traduzindo a Visão e Estratégia Comunicando e Estabelecendo Vinculações Comunicando e educando Estabelecendo metas Vinculando recompensas a medidas de desempenho Feedback e Aprendizado Estratégico Articulando visão compartilhada Fornecendo feedback estratégico Facilitando revisão e aprendizado estratégico Planejamento e Estabelecimento de Metas Estabelecendo metas Alinhando iniciativas estratégicas Alocando recurso Estabelecendo marcos de referência Feedback e Aprendizado Estratégico Comunicando e Estabelecendo Vinculações Balanced Scorecard Planejamento e Estabelecimento de Metas Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

17 Como a empresa monta um sistema de gerenciamento estratégico? (1-2)
2A.Comunicar para os Gerentes (4-5) 2B. Desenvolvimento de scorecards para cada UEN (6-9) 5. Enriquecimento da Visão Estratégica (12) 1.Esclarecer a Visão (1-3) 3A. Eliminar Investimentos não estratégicos (6) 4. Revisão dos scorecards das UEN’s (6-9) 3B.Iniciar os programas de mudança empresarial (6) Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

18 Como a empresa monta um sistema de gerenciamento estratégico? (2-2)
7. Atualizar o planejamento e orçamento de longo prazo 9. Conduzir revisões estratégicas anuais 6A. Comunicar o Balanced Scorecard para toda Empresa 8. Realizar revisões mensais e quadrimestrais 10. Relacionar qualquer tipo de performance com o Balanced Scorecard 6B. Estabelecer Objetivos de Performance Individual Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

19 A implementação e estrutura estratégica do BSC
Traduzindo a Visão 1 5 9 2 6 10 8 4 Comunicando e Educando Feedback e Aprendizado 7 3 Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior Planejamento de Negócios

20 Balanced Scorecard e Estratégia
FIM

21 Como a empresa monta um sistema de gerenciamento estratégico? (1-2)
2A.Comunicar para os Gerentes (4-5) 2B. Desenvolvimento de scorecards para cada UEN (6-9) 5. Enriquecimento da Visão Estratégica (12) 1.Esclarecer a Visão (1-3) 3A. Eliminar Investimentos não estratégicos (6) 4. Revisão dos scorecards das UEN’s (6-9) 3B.Iniciar os programas de mudança empresarial (6) Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

22 Como a empresa monta um sistema de gerenciamento estratégico? (2-2)
7. Atualizar o planejamento e orçamento de longo prazo 9. Conduzir revisões estratégicas anuais 6A. Comunicar o Balanced Scorecard para toda Empresa 8. Realizar revisões mensais e quadrimestrais 10. Relacionar qualquer tipo de performance com o Balanced Scorecard 6B. Estabelecer Objetivos de Performance Individual Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior


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