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LIDERANÇA A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida.

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1 LIDERANÇA A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida

2 LIDERANÇA Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para comandar pessoas e isto é muito mais do que os chefes sabem fazer

3 LIDERANÇA Líderes carismáticos possuem forte personalidade carismática que foge aos padrões usuais do comportamento humano.

4 Características da liderança Objetividade: clareza nas ações Saber compreender o outro :empatia Flexibilidade: mudança de estilo Capacidade de comunicação Uso da autoridade : todo líder possui Maturidade e comportamento: estável e previsível

5 ESTILOS BÁSICOS DE LIDERANÇA AUTOCRÁTICO ◦Reservado ◦Pouco comunicativo ◦Centralizador ◦Define ao invés de perguntar ◦Concede pouca autonomia de decisão ◦Não aceita críticas

6 ESTILOS BÁSICOS DE LIDERANÇA Vantagens: ◦Rapidez nas decisões ◦Foco no objetivo ◦Equipe altamente qualificada em tarefas específicas Desvantagens: Ressentimento no grupo - soluções criativas - motivação da equipe

7 ESTILOS BÁSICOS DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICO ◦Mais aberto e comunicativo ◦Diálogo e troca de ideias ◦Valoriza e dá ênfase no trabalho em grupo ◦Delega tarefas e parte das decisões ◦Estimula a iniciativa e criatividade dos funcionários

8 ESTILOS BASICOS DE LIDERANÇA Vantagens: ◦Maior satisfação da equipe (bem-estar) ◦- abstenção e rotação dos funcionários ◦Desvantagens: ◦Demora na tomada de decisões ◦Não é conveniente para equipes jovens

9 ESTILOS BASICOS DE LIDERANÇA LIBERAL Grande liberdade de ação e autonomia Delega tarefas, responsabilidades e autoridade Ênfase sobre os objetivos e não em controles Estimula em alto grau a iniciativa e criatividade

10 Nem sempre comunicativo Interessa-se mais pela pessoa individualmente que em grupo

11 Vantagens: Grandes resultados com equipes experientes Surge o efeito de dono nos funcionários Desvantagens: Maior ocorrência de erros Equipe sem direcionamento Baixa produtividade

12 ESTILOS BASICOS DE LIDERANÇA Qual é o melhor? Autocrático Democrático Liberal

13 INSTRUMENTOS BÁSICOS MOTIVAÇÃO ◦É a diferença entre fazer e não fazer (ou querer fazer) ◦Algo que o faça agir ◦Associada a expectativa de atingir um objetivo : desde que este objetivo tenha para ele um valor e um significado

14 INSTRUMENTOS BÁSICOS DELEGAÇÃO ◦Não exclui a responsabilidade do líder; ◦Escolher as tarefas que serão delegadas; ◦Escolher para quem delegar; ◦Oferecer treinamento aos delegados; ◦Garantir o acompanhamento e a supervisão; ◦Fazer uma avaliação final e dar feedbacks.

15 INSTRUMENTOS BÁSICOS Vantagens da delegação ◦Alivia a pressão ◦Desenvolve capacidades ◦Elimina insubstituíveis ◦Facilita a criatividade ◦Aumenta a motivação dos colaboradores

16 INSTRUMENTOS BÁSICOS COMUNICAÇÃO ◦Estabelecer o contato com a outra pessoa ◦Estabelecer o objetivo da comunicação

17 INSTRUMENTOS BÁSICOS COMUNICAÇÃO ◦Clareza ◦Escutar ◦Leitura do corpo ◦Preconceito ◦Excesso/falta de confiança ◦Ruídos na comunicação

18 INSTRUMENTOS BÁSICOS ANÁLISE DE DESEMPENHO ◦É análise e revisão da atuação do profissional  Relacionada aos objetivos  Eficiência no uso de recursos e instrumentos

19 GESTÃO DE CONFLITOS Origem dos conflitos: falha na comunicação

20 GESTÃO DE CONFLITOS CONCEITO: É o processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses Conflito ocorre quando ideias ou sentimentos discordantes são expressos ou experimentados

21 GESTÃO DE CONFLITOS Está diretamente ligado à percepção das pessoa. “nós não vemos as coisas com elas são, nós vemos coisas como nós somos"

22 GESTÃO DE CONFLITOS É bom: Ajuda a levantar e colocá-los na agenda. Ajuda as pessoas a serem “reais” Ajuda as pessoas a reconhecer e aproveitar das diferenças. Melhoram a qualidade das decisões Estimulam a criatividade. Geram ambiente de auto-avaliação e mudança

23 GESTÃO DE CONFLITOS É Ruim: Diminui a produtividade. Diminui o moral Causa mais conflitos Causa comportamentos inadequados

24 INSTRUMENTOS BÁSICOS RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ◦Evitar o conflito: grupos homogêneos ◦Reprimir o conflito: recompensas e/ou punições ◦Aguçar as divergências: aceitação ◦Transformar as diferenças em soluções

25 Estratégias Péssimas RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Estratégia 1: Fazer Nada Estratégia 2: Administração Orbital Estratégia 3: Lei e Ordem

26 FEEDBACK Feedback é uma mensagem objetiva sobre comportamentos e consequências, tanto como: Feedback é uma mensagem objetiva sobre comportamentos e consequências, tanto como: reconhecimento de um trabalho bem feito oureconhecimento de um trabalho bem feito ou uma sugestão de encorajar o receptor do feedback a se movimentar em direção do aprendizado, crescimento e mudança.uma sugestão de encorajar o receptor do feedback a se movimentar em direção do aprendizado, crescimento e mudança.

27 FEEDBACK Não é julgamento Não é uma forma de punição reduz incerteza reduz incerteza resolve problemas resolve problemas pode criar clima de confiança pode criar clima de confiança pode fortalecer as relações pode fortalecer as relações melhora a qualidade do trabalho melhora a qualidade do trabalho

28 Dando Feedback Efetivamente Reconheça que o pessoal quer saber quando não se saem bem, também. Regra numero 1: processo positivo. ◦ Forneça logo o feedback ◦ Feedback deve ser regular Seja descritivo e não avaliativo no feedback Especifico e não geral Lembre do motivo do feedback – melhorar o desempenho e não mostrar superioridade.

29 Dando Feedback Efetivamente Prepare seus comentários. Critique no particular Limite o foco (2 temas) Proporcione sugestões especificas Follow up

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