A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ PROPOSIÇÕES PASTORAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ PROPOSIÇÕES PASTORAIS"— Transcrição da apresentação:

1 A CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ PROPOSIÇÕES PASTORAIS
Equipe Regional Sul II de Catequese

2 CRISE....CRISE....CRISE....CRISE....CRISE....CRISE.........
O que se passa? CRISE....CRISE....CRISE....CRISE....CRISE....CRISE

3 DUAS CONVICÇÕES... O que está em crise não é propriamente o cristianismo ou a catequese em si mesma. O que está em crise é a sua atual concretização histórica. O Deus continua a amar este mundo de agora. Aos olhos d’Ele, a nossa época não é melhor ou pior que outras, mas aquela onde vivem aqueles que Ele ama, aqueles a quem quer fazer chegar a sua mensagem para que tenham vida e a tenham em abundância .

4 Novos desafios exigem novas respostas pastorais
Novos desafios exigem novas respostas pastorais. O Documento de Aparecida aponta: Somos convocados a RENOVAÇÃO ECLESIAL, CONVERSÃOESTRUTURAL, RENOVAÇÃO PARÓQUIAL para que haja de fato, espaço de Iniciação Cristã, aberta a diversidade dos carismas, organizada de maneira comunitária e integradora de movimentos (cf.n.367). A Igreja é chamada a repensar, confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir do encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. (Cf.n.11) que

5 INICIAÇÃO CRISTÃ

6 A INICIAÇÃO CRISTÃ ACONTECE A PARTIR:
de uma experiência profunda de Deus, de um encontro pessoal com Jesus. Hoje, é possível?

7 presbíteros,bispos. Porém é preciso ...
mudança de mentalidade entre: catequistas, famílias, agentes de pastoral, religiosos, presbíteros,bispos. compreender que a Iniciação Cristã é um processo vivido por aquele que quer tornar-se cristão, adesão a um projeto de vida.

8 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A CATEQUESE

9 “É um processo de educação comunitária, permanente, progressiva,
1- Catequese é... “É um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé” (CR 318).

10 2- A finalidade da catequese...
“A finalidade definitiva da catequese é a de fazer com que alguém se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo” (CT 80).

11 Contato da fé cristã católica
3- A tarefa da catequese Contato da fé cristã católica com a Sagrada Escritura e com um conjunto de normas e doutrinas a serem apreendidos que giram em torno de um núcleo central: Jesus de Nazaré.

12 Portanto, a catequese compreenderá:
a escuta da Palavra de Deus e o seu aprofundamento , a experiência da liturgia e da oração da Igreja, o testemunho de vida e as obras de caridade, a aprendizagem progressiva da vida em Cristo sob a guia da comunidade e assistida pelo Espírito Santo, o desenvolvimento dos compromissos próprios da conversão e do seguimento de Jesus Cristo.

13 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A INICIAÇÃO CRISTÃ
O processo de Iniciação Cristã de inspiração catecumenal é muito mais amplo que a catequese, assim como a Catequese é um momento de ensino e aprofundamento do Mistério de Cristo.

14 MAS, O QUE É MESMO INICIAÇÃO CRISTÃ?
A Iniciação Cristã é o início de um caminho que leva a uma transformação pessoal, comunitária e social a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo. É um encontro tão envolvente, atraente e marcante que leva a pessoa a colocar um novo horizonte para sua vida.

15 TEMPOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

16 ASSIM, O FRUTO DA INICIAÇÃO CRISTÃ É...
...é fazer discípulos _“discípulos são ouvintes do mestre” – a comunhão dos discípulos de Jesus se faz na escuta da Palavra ( cf. Mc 4, ) e somente na escuta da Palavra a ação pastoral da Igreja poderá ser eficaz!

17 QUE BENEFÍCIOS TRAZ A INICIAÇÃO CRISTÃ ÀS NOSSAS COMUNIDADES?
- Itinerário espiritual a ser desenvolvido _ CAMINHO. - Processo para entrar no mistério de Cristo _ CONVERSÃO. - Sentido de pertença a Cristo e a Igreja_ COMUNIDADE. - Consciência cristã, interação fé e vida, razão e fé_ CONHECIMENTO. - Intimidade e alegria pelo seguimento de Jesus _ ESPIRITUALIDADE. - Preparação para a vida de fé _ MATURIDADE CRISTÃ ( e não somente para os sacramentos).

18 ESTAMOS SENDO CHAMADOS A ASSUMIR A INICIAÇÃO CRISTÃ...
Mas, qual o sentido de assumir a Iniciação Cristã A catequese está a serviço da Iniciação Cristã

19 O QUE SIGNIFICA ASSUMIR A INICIAÇÃO CRISTÃ
Deixar-se levar pela experiência de Deus, pelo testemunho e pela intimidade com a Palavra de Deus, por meio da Sagrada Escritura. Assumir uma catequese vivencial, a exemplo das primeiras comunidades cristãs (cf At 2,42; At 4,33).

20 ou seja ... Passar de uma catequese Fragmentada Expositiva
Unidirecional Para uma catequese Orgânica Motivacional Relacional

21 DESDOBRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ:
Conversão Pastoral “(...) aprofundar as razões e motivações que permitam converter cada crente em discípulo missionário (cf. DAp n.362). - “decisão missionária deve impregnar todas as estruturas eclesiais e todos os planos pastorais das dioceses...” (cf DAp 365). Uma pastoral de iniciação Cristã - que se comece pelo Kerigma guiado pela Palavra de Deus; - que seja um aprendizado gradual no conhecimento, no amor, no seguimento; - que se renove o modo catequético paroquial (cf DAp 365).

22 A PASTORAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DEVE OFERECER DOIS PROCESSOS INICIATÓRIOS:
para crianças e jovens com estreita conexão com os sacramentos da Iniciação, já recebidos ou por receber, e relacionado com a Pastoral Educativa; com adultos, concebido para aqueles cristãos que precisam de sua fé, realizando ou completando a Iniciação Cristã, inaugurada ou a inaugurar com o batismo (DNC n.274).

23 A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES DE DISCÍPULOS.
Catequese tem origem e se fortalece na comunidade eclesial. - consciência da importância da comunidade no processo de Iniciação Cristã: acolhe e apóia, desperta o sentimento de pertença, dá testemunho. - permanecer na comunidade exige profunda vivência litúrgica. - opção pela Iniciação Cristã é opção pela comunidade de fé e pela educação comunitária da vida cristã. - Assumir a identidade cristã para que a presença do Cristo e da Igreja seja “sal da terra e luz do mundo”! A

24 IMPLICAÇÕES PASTORAIS AO ASSUMIR A INICIAÇÃO CRISTÃ
Unitário _ resposta a um planejamento de conjunto Progressivo _ objetivos e metodologia Estável _ permanente em todas as comunidades (projeto de Igreja estável) Integral _ crescimento harmonioso da personalidade cristã.

25 CONDIÇÕES PARA O SUCESSO DA INICIAÇÃO CRISTÃ:
1- Iniciação Cristã colocada sob base da conversão pastoral - necessidade de uma ampla renovação eclesial 2- Inserir a Iniciação Cristã em um Plano de Pastoral Orgânica - catequese é atividade e, também dimensão por isso, deve acontecer em todas as atividades eclesiais.

26 CONTINUAÇÃO 3- Que se cuide bem dos agentes de pastoral Para isso é necessário uma comunidade organizada, onde o catequista tem papel preponderante, pois será o guia seguro que conduzirá o catequizando a Cristo.

27 O novo catequista Sua formação Perfil e competência
1- Projeto de Formação de Catequistas para o Regional Sul II ( Escolas Catequéticas). 2- Atribuições e competências do Assessor Diocesano. 3- Celebrações e Ritos na Formação Iniciática de Catequistas. 4- Projeto de Formação para Catequistas Iniciantes. 5- Orientações para a Catequese de Adultos 6- Proposições para a organização da Iniciação Cristã de inspiração catecumenal no Regional Sul II. n Ser Saber Saber conviver

28 PARA FICAR NA MENTE E NO CORAÇÃO...
Não basta apenas modificar a mentalidade dos catequistas, mas a Igreja como um todo, em todas as suas estruturas e instâncias, precisa se converter a partir de uma nova eclesiologia. Se a Igreja não muda, não muda a catequese. Desta forma, a Iniciação Cristã se insere hoje em um projeto geral de renovação da Igreja, seja no sentido de constituir um fator importante de reforma eclesial, seja na promoção de novas formas de relação entre a Igreja e o mundo, Igreja e cultura, Igreja e compromisso histórico de libertação. Uma Igreja menos piramidal, mas de comunhão e participação, expressão visível da Trindade, capaz de valorizar a missão e o ministério dos cristãos leigos e leigas.

29 Até breve! Regina ESTAR COM VOCÊS.


Carregar ppt "A CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ PROPOSIÇÕES PASTORAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google