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Reduzindo Custos para Enfrentar o Mercado
Visão Mercado / Logística Silvio Montes Pereira Dias, Msc
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Importância dos Custos
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PROBLEMÁTICA DE CUSTOS Sistema de Informação de Custos - Vale a pena?
Um investimento que traz como retorno informação competitiva, especialmente para empresas que querem melhorar suas estratégias de serviço ao cliente, oferecendo-lhe um nível de serviço compatível com a rentabilidade proporcionada. Segurança no processo de tomada de decisão A qualidade da decisão é diretamente proporcional à qualidade da informação Mais que custeio, gestão com informação! 3
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Lucros ocultos e custos ocultos de clientes
Receitas Custos Lucros Aparentes Custos Ocultos Lucros Ocultos Custeio Tradicional Custeio Preciso Cliente A Cliente B 4
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Definições GASTO - Valor dos bens e/ou serviços adquiridos (engajados) pela empresa. CUSTO - Valor dos bens e/ou serviços consumidos eficientemente na produção de outros bens e/ou serviços. É aquilo que deveria ter sido gasto. PERDA - Valor dos bens e/ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária. Pode ser devido à ociosidade (recursos não usados) ou à ineficiência (recursos mal usados). PERDA = GASTO - CUSTO 5
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Evolução do Processo de Formação de Preços
ONTEM Preço = Custo + Lucro Contabilidade HOJE Lucro = Preço – Custo - Controle AMANHÃ Custo = Preço – Lucro - Gerenciamento Custo-meta É necessário separar o processo de formação de custos do processo de formação de preços.
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Como reduzir algo que não se sabe o tamanho
O que Não é MEDIDO não é ADMINISTRÁVEL
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Planejamento Estratégico
Custos e ... Planejamento Estratégico “Se você conhece o seu inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas” Sun Tzu, 500 a.C. Avaliação de Desempenho “Diga-me como me controlas que eu saberei como agir” Goldratt. 8
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Participação dos Custos na APURAÇÃO DO LUCRO
RECEITAS Quanto MAIOR a diferença MAIOR será o Lucro LUCRO CUSTOS
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Como aumentar o LUCRO da empresa?
QUESTÃO CUSTOS Como aumentar o LUCRO da empresa? ?
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AUMENTO DO LUCRO AUMENTO DAS RECEITAS REDUÇÃO DOS CUSTOS
AUMENTO DO PREÇO MERCADO/GOVERNO AUMENTO DAS RECEITAS AUMENTO DAS UNIDADES TRANSPORTADAS MERCADO REDUÇÃO DOS PREÇOS PODER DE BARGANHA JUNTO AO FORNECEDOR REDUÇÃO DOS CUSTOS DIMINUIÇÃO DO CONSUMO SÓ DA EMPRESA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
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Importante REDUÇÃO DE CUSTOS QUALIDADE INFERIOR OU MENOS SEGURNÇA
PRATICAR A longo prazo qualidade e segurança reduzem custo.
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AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
REDUÇÃO DOS CUSTOS DEPENDE SÓ DA EMPRESA CONTROLE DO CONSUMO MEDINDO A DURABILIDADE DOS PRODUTOS TREINAMENTO DIMINUIÇÃO DO CONSUMO CONTROLE DA OPERAÇÃO TRANSPORTANDO MAIS COM MENOS VEÍCULOS E MÃO DE OBRA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
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Comportamento dos Custos
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Composição dos Custos de Transporte
Fixos DIRETOS (maioria) Variáveis CUSTOS INDIRETOS (Despesas Administrativas) IMPOSTOS
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CUSTOS DIRETOS FIXO (mensal) VARIÁVEL (km) Depreciação do veículo
Remuneração do capital (veículo) Taxas e Impostos sobre veículo Seguros Veículo Salário motoristas/ajudantes e encargos Salários do pessoal de oficina e encargos Combustível Rodagem Peças e material de oficina Óleo de cárter Óleo de cambio e diferencial Lavagens e graxas
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Qual o MAIOR custo operacional do transporte?
QUESTÃO CUSTOS Qual o MAIOR custo operacional do transporte? DEPRECIAÇÃO ? SEGURO DO CASCO COMBUSTÍVEL PNEUS MANUTENÇÃO SAL MOTORISTA
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Planilha de Custo Operacional
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Planilha de Custo Operacional
Km/mês
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Participação dos Custos X km
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Planilha de Custo Operacional
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Custos FIXOS – Transporte
Variável TEMPO Jornada de trabalho Dias trabalhados Disponibilidade Tempo de Carga / Descarga Potência / Peso Rel. Transmissão Aerodinâmica Velocidade Operacional
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Custos Variáveis – Transporte
Km percorrida Qualidade Manutenção Idade do Veículo Qualidade do Insumo Velocidade Operacional Consumo dos insumos Asfaltada / Terra Plana / Acidentada Curvas / Reta Estrada Distância Tipo de Veículo Quente / Frio Úmido / Seco Clima
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ATUALIZAÇÕES EM TABELAS DE FRETES
Aumento de 10% no combustível representa: - 0,6% de aumento no frete para a Localidade A - 1,4% de aumento no frete para a Localidade B - 2,0% de aumento no frete para a Localidade C - 2,3% de aumento no frete para a Localidade D (≈ 4 vezes maior A)
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FRETES POR km - EXEMPLO Viagem A Frete = $60/ton Distância 500 km
Carrega – 1 dia Viagem – 1 dia Descarrega – 1 dia Frete = $60/ton Total 3 dias Viagem B Distância 500 km Carrega – 2 dias Viagem – 1 dia Descarrega – 1,5 dia Frete = $60/ton Total 4,5 dias
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FRETES POR km - EXEMPLO Viagem A Frete = $60/ton Distância 500 km
Carrega – 1 dia Viagem – 1 dia Descarrega – 1 dia Frete = $60/ton Total 3 dias Viagem B Distância 500 km Carrega – 1 dia Viagem – 2 dias Descarrega – 1 dia Frete = $60/ton Total 4 dias
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Despesas Administrativas e de Terminais
SALÁRIOS, ORDENADOS E “PRO-LAB0RE” ALUGUÉIS TARIFAS PÚBLICAS (água, luz, telefone) SERVIÇOS PROFISSIONAIS (Contábil, Advocacia, Informática) TAXAS E IMPOSTOS INDIRETOS (IPTU) DEPRECIAÇÕES (máquinas e equipamentos) PROPAGANDA (MUITOS) OUTROS CUSTOS
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Diversificação de Mercado
Fábrica A Fábrica B Qual fábrica tem mais Custos de Montagem? Custos de Set-up / Preparação? Custos de Movimentação e Manutenção de Inventário? Negociações Comerciais? Ordens de Mudança de Engenharia?
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Quantidade de informações
Detalhamento (nível de agregação) adequado na definição de um sistema de custos $ Custo das informações Benefício das informações Quantidade de informações
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Gestão Estratégica de Custos
$ Custo total Mensuração Erros (decisões erradas) Acurácia / Detalhamento Gerenciar adequadamente o nível de detalhamento é o que faz a diferença para o sucesso do sistema de custos
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Classificação de Custos
A. Quanto ao Grau de Média: - Custo Total x Custo Unitário B. Quanto à Variabilidade: - Custo Fixo x Custo Variável - Custo Semi-Fixo (Escalonado) x Custo Semi-Variável (Misto) C. Quanto à Facilidade de Atribuição: - Custo Direto x Custo Indireto
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Redução de Custos
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Importante REDUÇÃO DE CUSTOS QUALIDADE INFERIOR OU MENOS SEGURNÇA
PRATICAR A longo prazo qualidade e segurança reduzem custo.
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Redução de Custos RENDIMENTO DOS PRODUTOS CONTROLE TREINAMENTO
(Qualidade) CONTROLE TREINAMENTO (Motoristas e MO oficina)
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Administração da Manutenção
Pontualidade QUALIDADE Serviço Avarias Km rodada MANUTENÇÃO PRODUTIVIDADE Veículo (5 a 8%) Peças e MO Carga Transportada Menores Preços CUSTOS Operação Maiores Lucros
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Algumas características da manutenção Preventiva
PREVENTIVAS QUALIDADE PRODUTIVIDADE MENOR CUSTO CORRETIVAS SOCORROS REFORMAS
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Conseqüências DA FALTA DE MANUTENÇÃO (PREVENTIVA)
Consumo excessivo de peças Excesso de mão de obra de oficina Maior tempo do veículo parado Diminuição da vida útil do motor Maior consumo de combustível Menor valor de revenda Consumo excessivo de pneus Maior índice de acidentes Gastos maiores com socorros Perda de clientes
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Combustível Controle Treinamento e premiação de motoristas
Regulagem do motor, bomba e bicos Manutenção da pressão dos pneus Utilização de acessórios: defletor de ar, tanques suplementares Sobrecargas
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Pneus Manter a pressão correta
Fazer rodízio periódico para uniformizar desgaste Alinhar e balancear rodas, regular freios, “casar” bem os pneus. Não deixar pneus desgastados nos eixos de tração e direcionais. Fazer ressulcagem em pneus novos
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CUSTOS E O FUTURO DA LOGÍSTICA
Gestão de Logística LOGÍSTICA CUSTOS E O FUTURO DA LOGÍSTICA
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Logística Empresarial
Em qualquer área, setor ou negócio, quem não sabe quanto gasta, não sabe quanto ganha.
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Logística Logística como arma competitiva - Fazer com menor custo
- Fazer mais rápido - Fazer com constância - Fazer com menos estoque - Chegar onde não se chega hoje - Chegar onde os outros não chegam
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Logística Indicadores mais importantes - Entrega no prazo
- Prazo de entrega - Atendimento de pedido - Acuracidade de entrega (precisão) - Consistência - Custo total da distribuição / logística
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#1 Custos Logísticos Exigências de Mercado:
Redução do prazo de entrega; Maior disponibilidade de produtos e serviços; Entrega com hora determinada; Maior cumprimento dos prazos de entrega; Maior facilidade de colocação de pedidos.
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Logística & Custos Fonte: LIMA, 1998
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Gestão do Custo Total Primários Custos Operacionais de Transformação
Custos de Distribuição Custos dos Softwares Custos da Manutenção dos Fornecedores e Clientes Testes Treinamento e Avaliação com Fornecedores de Peças e Custos Componentes Técnicos dos Dados Custos da Descontinuidade Sucateamento e Primários Fonte: NAKAGAWA, 2003.
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Logística Conhecer bem o nível de serviço exigido pelo cliente;
Borges, 2005 Conhecer bem o nível de serviço exigido pelo cliente; Pessoal treinado; Investir em tecnologia e equipamentos; Investir em tecnologia da informação; Desenvolver um indicador de desempenho (padronização);
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Logística Ter competência para desenvolver políticas diferenciadas (cliente); Segmentar o serviço logístico com soluções diferenciadas; Dominar processos específicos (exportação, terceirização etc.); Construir um sistema de parcerias; Prestar bom atendimento ao cliente, cumprindo o combinado.
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Logística É mandatório ter o controle dos estoques por questões de custos. “ a empresa deve sempre ter o produto que o cliente necessita, mas nunca deve ser apanhada com algum estoque” BALLOU.
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