A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Formal, Informal e Rádio Peão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Formal, Informal e Rádio Peão"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Formal, Informal e Rádio Peão
Alessandra Messina Gustavo Cintra Matheus Gesteira Priscila Planello Tatiana C. Fonseca

2 Importância da comunicação empresarial
Relação empresa – clientes saber o que e quais valores os clientes buscam nos produtos/serviços Comunicação interna: estratégia básica para quem busca efetividade Funcionários alinhados com a missão, valores e com o negócio em geral eles devem saber qual a importância das tarefas que realizam são os “melhores porta-vozes” da instituição pessoas de fora acreditam mais na opinião deles

3 Comunicação formal Características: Dirigida
Estrategicamente elaborada Documentada Transmite informações, medidas e ordens

4 Comunicação Formal Vantagens Desvantagens Caráter documental
Em conformidade com missão/visão/estratégia Só chega a quem interessa Pode ser ignorada Dificuldade de compreensão Velocidade de transmissão

5 Exemplos de comunicação formal

6 Comunicação Informal Qualquer tipo de relação social entre funcionários de uma empresa Boatos e Rumores são os tipos mais frequentes Meio de comunicação importante Insatisfações e opiniões dos funcionários podem chegar mais rapidamente ao alto escalão Forma de obter outras informações, quando a comunicação formal não se mostra suficiente

7 Comunicação Informal Vantagens Desvantagens Rapidez de Transmissão
Forma de integração entre os funcionários Fácil compreensão da mensagem Os boatos podem virar fofocas Resultado pode ser descriminador Comunicação descontrolada

8 Rádio Peão “Boato organizacional” – quando a comunicação informal tem caráter de rede Comunicação não controlada Está presente desde o chão de fábrica até os executivos superiores. Influenciável- pessoas chave Termómetro do ambiente da empresa

9 Como controlar a comunicação dentro do ambiente organizacional?
Os responsáveis pela comunicação interna precisam estar atentos aos boatos, aos principais assuntos, aos formadores de opinião, para que possam utilizar a rádio-peão a seu favor trabalhar com uma comunicação democrática, participativa, transparente, sem meias-palavras e sem segredos todos precisam estar sempre informados sobre o que acontece e deixa de acontecer dentro da empresa, sem dar espaço para que as notícias veiculas pela rádio-peão sejam mais rápidas que as notícias oficiais.

10 ? Dúvidas


Carregar ppt "Comunicação Formal, Informal e Rádio Peão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google