A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PPI – Projeto Profissional Interdisciplinar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PPI – Projeto Profissional Interdisciplinar"— Transcrição da apresentação:

1 PPI – Projeto Profissional Interdisciplinar
Disciplina: Introdução à Administração Turmas: Gestão de Pessoas Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

2 PPI de Introdução à Administração
1. INTRODUÇÃO 2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 2.1 Apresentação da empresa Localização Missão Visão Conceito do Negócio Ambiente de atuação Perfil da clientela Fornecedores Concorrência Organograma Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

3 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
Contextualização do tema do estudo. Nesta parte deverá ser especificado o objetivo do trabalho e apresentado a estrutura do trabalho. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

4 2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 2.1 Apresentação da empresa
Fazer texto: breve apresentação do nome e atividades. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

5 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
2.1.1 Localização Fazer texto descrevendo o endereço onde se localizará a empresa: rua, bairro, cidade. Fazer texto justificando tecnicamente a escolha desse endereço, buscando argumentação em referencial teórico. Cite referencial teórico. Pode valer-se, complementarmente, dos seguintes textos, dentre outros: “A escolha do ponto de venda”; “Como escolher o melhor ponto comercial”; “Como escolher o melhor ponto para minha empresa” Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

6 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
Missão Fazer texto explicando o que é missão de uma empresa, respaldando-se em referencial teórico. Pode valer-se, complementarmente, do texto “Definição da missão de uma empresa”. Fazer texto descrevendo a missão da empresa criada. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

7 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
O que é “Missão”? A missão expressa o papel desempenhado pela empresa no ambiente no qual está inserida, representa a identidade da empresa. É a razão de ser da empresa - procura determinar o seu negócio e por que ele existe. Está relacionada aos propósitos maiores que norteiam os esforços da empresa a longo prazo. A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz. Geralmente a declaração da missão é curta, com no máximo duas sentenças ou um pequeno parágrafo. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

8 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
O que é “Missão”? Para que a declaração de missão da sua empresa seja efetiva, ela DEVE: Destacar as atividades de sua empresa, incluindo os mercados que ela serve, as áreas geográficas em que atua e os produtos e serviços que oferece; Enfatizar as atividades que sua empresa desempenha e que a diferenciam de todas as outras empresas do mercado; Incluir as principais conquistas que você prevê para os próximos anos, e Transmitir o que você quer dizer de forma clara, concisa e interessante. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

9 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
O que é “Missão”? Antes de partir para a difícil, mas importante, tarefa de declaração da missão de sua empresa, procure REFLETIR sobre as seguintes perguntas: Que clientes ou grupo de clientes sua empresa atende ou pretende atender? Que produtos ou serviços sua empresa oferece ou pretende oferecer? Que necessidades de mercado sua empresa atende? Qual é o mercado em que sua empresa compete? Qual é o diferencial tecnológico dos produtos e serviços da sua empresa em relação à concorrência? Que valor ou benefícios adicionais seus clientes obtêm quando escolhem sua empresa em lugar da concorrência? Qual é o comprometimento da sua empresa em relação aos seus objetivos econômicos de sobrevivência, crescimento e lucratividade? Qual é a imagem que sua empresa tem ou pretende ter perante seus clientes e a comunidade em geral? Qual é a atitude da sua empresa em relação aos seus funcionários? Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

10 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
Exemplos de Missão FIAT: “Produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir.” 3M: “Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora”. NATURA: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.” MCDONALD'S: "Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável“. CITIBANK: “Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável“. REDE GLOBO TV: "Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento“. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

11 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
Visão Fazer texto explicando o que é visão de uma empresa, respaldando-se em referencial teórico. Fazer texto descrevendo a visão da empresa criada. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

12 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
O que é “Visão”? A declaração de visão é a declaração da direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Trata-se ainda da personalidade e caráter da empresa. Assim, a declaração de visão de uma empresa deveria refletir as aspirações da empresa e suas crenças. Os leitores da declaração de visão de uma empresa poderão interpretar seu negócio como uma pessoa: como alguém que eles gostam, confiam e acreditam. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

13 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
O que é “Visão”? A declaração de visão da empresa ajudará esses leitores a visualizarem sua empresa como você a vê, não como uma forma impessoal ou apenas algumas palavras em um pedaço de papel. A declaração de visão não estabelece ou expressa fins quantitativos, mas provê motivação, uma direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a empresa. Além de apontar um caminho para o futuro, faz com que você queira chegar lá. Deve representar as maiores esperanças e sonhos da sua empresa. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

14 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
O que é “Visão”? Identifique os valores da empresa, ou seja, o conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades e operações da empresa, independente de seu porte. Certifique-se ainda de que a declaração de visão de sua empresa corresponde à realidade da empresa. Nada é pior do que criar uma visão que tem mais a ver com a fantasia do que com o futuro. Visões fantasiosas geram apenas confusão e alienação entre todos os envolvidos. Veja a seguir alguns exemplos de empresas que têm visão. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

15 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
Exemplos de “Visão” MERCK: "Nosso negócio é preservar e melhorar a vida humana. Todas a nossas ações devem ser avaliadas com base em nosso sucesso em lograr esse objetivo“. THE APPLEWOOD CAFÉ: "Garantir que nossos clientes sempre voltem em busca de boa comida, serviço atencioso e clima agradável”. APPLE COMPUTER: "Mudar o mundo através da tecnologia“. AVON: “Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher”. RHODIA: “Criar uma empresa líder onde as pessoas tenham orgulho e prazer de trabalhar”. SONY: “Experimentar o prazer de avançar e aplicar tecnologia para o benefício das pessoas”. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

16 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
Conceito do negócio Fazer texto listando e explicando os benefícios que a empresa oferecerá a seus clientes). Fazer texto descrevendo as características do negócio de sua empresa: mercado, concorrência, sistema produtivo, sistema de organização, sistema de divulgação e vendas. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

17 2.1.5 AMBIENTE DE ATUAÇÃO 2.1.5.1 Perfil da clientela
Fazer textos definindo seu nicho de mercado, ou seja, o tipo de clientes, descrevendo: Qual o seu perfil, em termos de faixa etária, sexo, nível de escolaridade, nível de renda, região de moradia, estilo de vida etc; Quais produtos/serviços atendem às suas necessidades; Onde efetuam suas compras); O que consideram mais importante quando da aquisição dos produtos/serviços (qualidade, higiene, garantia, entrega, atendimento etc.; Com que freqüência compram os produtos/serviços; Quanto estão dispostos a pagar pelo produto/serviço; Quais as principais características que atribuem ao produto e serviço; Qual o potencial do mercado atual Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

18 2.1.5 AMBIENTE DE ATUAÇÃO 2.1.5.2 Fornecedores
Fazer textos informando: Quantos e quais são; Linha de produtos e serviços comercializados; Perfil - atividade, localização/distância, produção, principais clientes; Políticas de atuação - preços, prazos, condições de entrega, garantias etc.; A qualidade dos produtos/serviços. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

19 2.1.5 AMBIENTE DE ATUAÇÃO 2.1.5.3 Concorrência
Fazer textos informando: Quantos e quais são os principais concorrentes; Qual a participação deles no mercado; Qual o tamanho em termos de faturamento, número de lojas, número de funcionários; Qual a linha de produtos e serviços comercializados; Qual o desempenho financeiro (se possível); Localização; Imagem; Quais as estratégias de comunicação/promoção e preços; Aspectos operacionais - horário de funcionamento, entrega, garantia e manutenção, embalagens, outros; Qual a política de crédito. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

20 IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração
Organograma Fazer texto definindo o que é um organograma, argumentando de acordo com referencial teórico. Desenhar o organograma da empresa criada. Fazer texto descrevendo os cargos especificados no organograma e respectivas responsabilidades. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

21 O que é um “Organograma”?
Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam a hierarquia existente entre eles. Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade. Os organogramas podem ser de vários tipos. O organograma clássico é chamado de vertical. É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

22 Exemplo de Organograma Vertical
. Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

23 Exemplo de Organograma Vertical
. Presidente Diretor 1 Gerente 1 Gerente 2 Diretor 2 Gerente 3 Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração


Carregar ppt "PPI – Projeto Profissional Interdisciplinar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google