A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Administração Financeira e Orçamento Empresarial 2013.1

2 Meta da administração financeira
Maximização dos Lucros Em geral, a tomada de decisão apropriada requer a especificação dos objetivos que o tomador de decisão tenta atingir. Alguns argüiriam que a maximização dos lucros é uma meta apropriada; entretanto, a admoestação para se maximizar os lucros levanta questões como determinar o tempo: deveremos maximizar os lucros este ano, no próximo ano, ou no ano posterior?

3 Meta da administração financeira
A Meta da Administração Financeira de uma Corporação Como os acionistas compram ações ordinárias para produzirem um benefício financeiro, as decisões dos administradores financeiros que são do melhor interesse dos acionistas são aquelas decisões que aumentem o valor da ação. Em outras palavras, A Meta da Administração Financeira de uma Corporação é maximizar o preço atual das ações existentes.

4 Meta da administração financeira
Uma Meta Mais Geral da Administração Financeira As ações de uma corporação representam o patrimônio líquido dos proprietários da empresa. Assim, podemos generalizar e dizer que, a despeito da forma organizacional, a meta dos administradores financeiros é maximizar o valor do patrimônio líquido existente dos proprietários.

5 Fatores influenciadores em relação à meta
Fatores Internos que alteram o panorama financeiro da empresa: Insumos, pessoas, materiais, máquinas, processo de trabalho, informações. Fatores Externos que alteram o panorama financeiro da empresa: Bancos, Fornecedores, Governo, Concorrência, Demanda de Clientes.

6 MERCADOS FINANCEIROS Os títulos de dívidas e patrimônio líquido emitido pelas empresas são vendidos e comprados nos mercados financeiros. Veremos as diferentes espécies de títulos que são comercializados nos mercados financeiros, a maneira na qual a comercialização é conduzida, e os compradores e vendedores dos diferentes títulos.

7 Fluxos de caixa de e para a Empresa
A empresa adquire fundos emitindo títulos e vendendo-os aos participantes do mercado; por sua vez, retorna dinheiro a eles na forma de dividendos e juros pagos sobre as ações e obrigações (bonds) emitidas, respectivamente.

8 Mercados Primário versus Secundário
A venda original (ou emissão) de títulos por um corpo governamental ou uma corporação é uma transação do mercado primário. Qualquer venda ou compra posterior de um título (de um investidor a outro) é uma transação do mercado secundário.

9 Mercados Primário versus Secundário
Mercados secundários são ou mercados de dealers (distribuidores) ou mercados de leilão. O mercado over-the-counter (OTC) é um mercado dealer em que os dealers compram ações e obrigações (bonds), mantém-nos como estoques, e então os revende para obter lucro.

10 Mercados Primário versus Secundário
Nos mercados de leilão (tal como a New York Stock Exchange = NYSE), por outro lado, compras e vendas geralmente são feitas no local sob as ordens do último negociante (você ou eu, por exemplo).

11 Mercados Primário versus Secundário
Em geral, os mercados dealers são representados fisicamente por apenas um telefone, fax, e linhas de internet; não existe uma única sala de comercialização ou local centralizado. Mercados de leilão, por outro lado, são freqüentemente entidades físicas onde se pode ir para assistir as comercializações levadas a efeito.

12 Capital CAPITAL SOCIAL - é a obrigação da empresa para com os sócios originária da entrega de recursos para a formação do capital da entidade. Corresponde ao patrimônio líquido (PL) CAPITAL PRÓPRIO - são os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. CAPITAL DE TERCEIROS - representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível (PE)

13 Capital Diferença entre capital e patrimônio:
CAPITAL: é o conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para iniciar suas atividades. Ex.: Os sócios subscrevem em dinheiro um capital der Logo, esses em dinheiro constituem o seu Capital Inicial* O Capital Inicial pode ser composto por: dinheiro, móveis, veículos, imóveis, promissórias, etc.

14 Capital Diferença entre capital e patrimônio:
PATRIMÔNIO: Conceituado de forma ampla como conjunto que COMPREENDE os bens da empresa (dinheiro em caixa, contas a receber, imóveis, veículos., etc), seus direitos (contas a receber) e suas obrigações para com terceiros (contas a pagar)

15 Capital de Giro O Capital de giro é o montante necessário para suportar todos os custos e despesas no ciclo de operacional, num determinado nível de operação. D40 D0 D10 D15 D20 D30 Compra de materiais Estoque de Materiais Estoque Produto Acabado Pagamento de Materiais Venda Recebi-mento de clientes Ciclo operacional: compreende todas as etapas do processo empresarial – da compra de insumos até o recebimento do cliente. Exemplo:

16 Obtenção de Capital Capital de Risco Convém distinguir a captação de recursos ou obtenção de capital em duas partes: a primeira, voltada para empreendedores que desejam lançar um produto e não dispõe de qualquer ativo para garantir a operação (Capital de Risco). A segunda, para empresas já atuantes no mercado, será a captação através de oferta pública de ações.

17 Obtenção de Capital Capital de Risco
Refere-se a financiamento para novos empreendimentos. Normalmente operam sem nenhuma garantia de sucesso. Trabalham com a hipótese de alavancagem e sucesso do negócio, o que certamente geraria altos lucros com a venda da patente ou da empresa propriamente dita.

18 O que é dividendo? Dividendo é a parcela do lucro apurado pela empresa, que é distribuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social (balanço). Pela lei das S/A' s, deverá ser distribuído um dividendo de no mínimo 25% do lucro líquido apurado, e sempre em dinheiro (moeda corrente). Os dividendos podem ter periodicidade diversa: mensal, trimestral, semestral, anual, etc., desde que conste no estatuto da empresa o período determinado.

19 O que é dividendo? A Assembléia Geral Ordinária (AGO) é quem determina a parcela a ser distribuído como dividendo, de acordo com os interesses da empresa, através da manifestação de seus acionistas. O montante a ser distribuído deverá ser dividido pelo número de ações emitidas pela empresa, de forma a garantir a proporcionalidade da distribuição.

20 Dividendos e Política de Dividendos
Quais os tipos de dividendos? a) Dividendos regulares: são os dividendos normalmente pagos em dinheiro diretamente aos acionistas, quatro vezes por ano. São de freqüência fixa, no curso regular das operações da empresa. b) Dividendos extraordinários: são dividendos extras que não têm obrigatoriedade de freqüência e periodicidade definida.

21 Dividendos e Política de Dividendos
Quais os tipos de dividendos? c) Dividendos especiais: são dividendos extras, de caráter único e não repetitivo. d) Dividendos de liquidação: significa a distribuição pela liquidação total ou parcial da empresa.

22 Dividendos e Política de Dividendos
Método de pagamento de dividendos no Brasil A regulamentação nacional sobre o pagamento de dividendos no Brasil foi transcrita da Lei das Sociedades por Ações (S/A´s)

23 Dividendos e Política de Dividendos
A política de dividendos é relevante ou irrelevante? Em se tratando de política de dividendos, (ROSS, et al., 2000) coloca bem: “os dividendos são pagos em dinheiro, e dinheiro é algo de que todo mundo gosta. A questão que discutiremos aqui é se a empresa deve distribuir dinheiro agora ou investir para distribuí-lo mais tarde. A política de dividendos, portanto, é a maneira pela qual os dividendos são distribuídos no tempo” (p.369).

24 Dividendos e Política de Dividendos
Teoria da relevância dos dividendos A teoria da relevância dos dividendos defende que, quanto mais dividendos forem distribuídos pela empresa, maior será o preço de suas ações e menor será o custo do seu capital próprio.

25 Dividendos e Política de Dividendos
Teoria residual dos dividendos A teoria residual dos dividendos defende que os dividendos pagos pela empresa seriam o montante remanescente após todas as oportunidades de investimento aceitáveis terem sido aproveitadas.

26 Roteiro para Trabalho em Grupo
Temas: 1. A captação de recursos nas micro e pequenas empresas; 2. IPO – Oferta Inicial de Ações; Trabalho impresso (mínimo de 20 páginas e máximo de 40 páginas); Bibliografia com no mínimo 05 fontes, exceto sites. O conteúdo do trabalho será exigido na AV01.


Carregar ppt "Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google