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Experiência de sucesso em implantar Modelo de Ensino por Competências - a partir de Currículo e Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para formar Profissionais.

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1 Experiência de sucesso em implantar Modelo de Ensino por Competências - a partir de Currículo e Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para formar Profissionais aptos para o mercado de trabalho do século 21 Sérgio Roberto Arruda Diretor Regional SENAI/SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina – BRASIL

2 “Observo que um saber não pode ser novo senão diferencialmente, por relação a um antigo, tanto se ele o renova, como se ele aí acrescenta e faz recuar as bordas do não sabido.” Colette Soler, 1998.

3 Posição brasileira no ranking de alguns indicadores Indicador Posição
PIB IDH 84ª Produtividade 75ª Inovação 58ª PISA 54ª

4 Nível de alfabetismo da população de 15 a 64 anos por escolaridade da
população em 2011 Nível/Escolaridade Nenhuma Fundamental I Fundamental II Médio Superior Analfabeto 54% 8% 1% 0% Rudimentar 41% 45% 25% 4% Básico 6% 43% 59% 57% 34% Pleno 5% 15% 35% 62% Fonte: INAF Brasil, 2011

5 7.2 5.3 pessoas entre 18 e 25 anos que não estudam e nem trabalham
milhões milhões pessoas entre 18 e 25 anos que não estudam e nem trabalham (Geração “nem-nem”) profissionais que a indústria brasileira precisará qualificar até 2015 Fonte: Mapa do Trabalho SENAI Fonte: Ipea, 2012

6 55% 52% 41% 14,89% Participação da Educação Profissional
Estudantes que fazem Educação Profissional 55% 52% 41% 14,89% Fonte: CNI

7 PIB por hora trabalhada
Produtividade PIB por hora trabalhada Fonte: OCDE

8 Os Jovens têm mais educação, mas a produtividade mudou pouco
6-2: - 7 Produtividade do Trabalho Fonte: BID

9 Mudança no mundo Novo profissional Novo aluno Novas tecnologias
Novo mundo de trabalho

10 Mudança na escola (?)

11 Escola do Futuro (?) Tecnologia por Tecnologia

12 Como desenvolver competências para o mundo do trabalho e para a vida?

13 Aprendizagem significativa
Gestão Metodologia Currículo Tecnologia

14 Nacional Estadual Escola Gestão (Planejamento) PNE I
PNE II (2011 – 2020) Estadual PEE Escola Projeto Político Pedagógico Plano de Ensino Plano de Aula

15 Currículo e Metodologia
Mundo do Trabalho Perfis Profissionais Desenho curricular Prática docente Mundo do Trabalho

16 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
OCUPAÇÃO Conjunto articulado de atividades destinadas à obtenção de bens ou serviços PERFIL PROFISSIONAL Descrição do que idealmente é necessário ao trabalhador saber realizar no campo profissional correspondente a uma determinada ocupação QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Processo ou resultado de formação e desenvolvimento de capacidades para alcançar as competências de um determinado Perfil Profissional definido no mercado de trabalho. Comitê técnico setorial - Fórum técnico-consultivo que possibilita a aproximação entre o mundo do trabalho e a educação profissional. Fonte: SENAI, Metodologia SENAI de Educação Profissional

17 Desenho curricular É o resultado do processo de transposição das informações do mundo do trabalho para o mundo da educação, traduzindo pedagogicamente as competências de um perfil profissional. É o resultado do processo de concepção de ofertas formativas que devem propiciar o desenvolvimento das capacidades referentes às competências de um perfil profissional

18 Para o SENAI, COMPETÊNCIA PROFISSIONAL implica mobilização
Competências Para o SENAI, COMPETÊNCIA PROFISSIONAL implica mobilização Para o SENAI, COMPETÊNCIA PROFISSIONAL implica mobilização de CONHECIMENTOS, HABILIDADES e ATITUDES profissionais necessários ao desempenho de atividades ou funções típicas, segundo padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho

19 Capacidades O objetivo do docente é transcender a reprodução de conteúdos e a automatização de técnicas de forma a favorecer o desenvolvimento de capacidades que permitam ao aluno: Planejar Tomar decisões Realizar com autonomia determinadas atividades ou funções Transferir tais capacidades desenvolvidas para diferentes contextos Desempenhar funções “fora do manual”

20 Avaliação do ensino e da aprendizagem
Deve ser entendida como instrumento de melhoria contínua do processo de ensino e de aprendizagem, sendo utilizada em diferentes momentos e com diferentes objetivos.

21 Básicas – Específicas - Gestão
Mundo do Trabalho C1 C2 . Cn Desenho Curricular Capacidades Básicas – Específicas - Gestão CTS Perfil Profissional Mundo do Trabalho SA1 SA2 SA3 c1? c2? c3? C1 C2 . Cn Mundo do Trabalho SA1’ SA2’ SA3’ c1’? c2’? c3’?

22 Tendência - Ensino individualizado Plataformas adaptativas
Permitem a construção de itinerário formativo individual. Contemplam ritmos e formas de aprendizagem diferentes. Permitem acesso a diversas experiências de aprendizado, tais como games, vídeos, textos, exercícios, atividades em grupo recebendo, em tempo real, feedback sobre seu próprio desempenho. Ferramentas educacionais adaptativas

23 Tecnologia aplicada à Educação
Acessibilidade e mobilidade Laboratórios virtuais e remotos Simuladores, jogos e animações Sistemas de apoio à Educação Exemplos:

24 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes

25 Casos do SENAI/SC + Apoio aos Docentes Atribuições
SENAI/Unidade Docentes Facilitador de Tecnologia Educacional Coordenação Pedagógica + Atribuições Apoiar docentes no uso de tecnologia aplicada às necessidades educacionais. Liderar atividades de compartilhamento de conhecimento. Apoiar a implementação de estratégias de aprendizado baseadas em projetos (situações de aprendizagem). NÃO: prestar suporte técnico de TIC

26 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes
“A experiência de realizar uma videoaula foi diferente e interessante. É importante para apresentar aos alunos o resultado do próprio trabalho de uma forma descontraída e interativa. O material da videoaula poderá ser utilizado em outras turmas para enriquecer e também motivar para a realização de atividades envolvendo recursos tecnológicos”. (Professora, SENAI Videira). “Os recursos repassados pelo Facilitador de Tecnologia Educacional têm me auxiliado muito nas aulas práticas para o vestuário e assim tenho mais tempo disponível para auxiliar os alunos durante as atividades práticas” (Professora, SENAI Canoinhas).

27 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes
“Ter este modelo de trabalho em nossa atividade sobre Transgênicos facilitou, até por eu estar em casa, eu tive uma liberdade maior e até ficou mais fácil de pesquisar e formar uma opinião” (Aluno, SENAI São Miguel do Oeste, sobre atividade on-line proposta). “Sem o novo modo da professora dar aula a gente aprende, sim. Mas assim, podendo utilizar celular, vídeos etc a gente aprende com mais vontade” (Aluno, SENAI Itajaí). “A situação de aprendizagem esta ajudando a entender o que vamos encontrar no mercado de trabalho, com ela conseguimos entender melhor como acontece o processo de fabricação dentro de uma empresa. O recurso digital elaborado pelo professor ajudou a entender os processos necessários para a elaboração do desenho, bem como auxiliou na criação dos desenhos para o projeto que desenvolvemos para o Mundo SENAI” (Aluno, SENAI Luzerna).

28 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes
Docentes - Planejamento Situação de Aprendizagem

29 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Blogs de docentes

30 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Vinícius de Moraes Trigonometria

31 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Realidade aumentada

32 Obrigado


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