A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca"— Transcrição da apresentação:

1 Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca
Integrar ou não as novas tecnologias, eis a questão! Teresa Almeida d’Eça Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca Murtosa, 22 Novembro 2000

2 Conteúdos da apresentação
atitudes comuns dos professores como tentar mudar a situação razões para integrar as novas tecnologias na prática lectiva parece-me que só devemos avançar quando: acima de tudo, nos sintimos à vontade com o equipamento e o software que vamos utilizar (OS ALUNOS COLABORAM MUITO BEM E SÃO MUITO COMPREENSIVOS COM FALHAS) sintimos que temos um grupo ou turma que colaborará a 100% connosco, e que se entusiasme e motive com o que apresentamos temos um projecto com sentido e ligado aos interesses dos alunos temos um colega que deseja mesmo colaborar connosco Murtosa, 22 Novembro 2000

3 confronto com a realidade
recursos disponíveis confronto com a realidade navegar é preciso! mostra de sites necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

4 Atitudes negativas oposição recusa resistência descrença indiferença
Murtosa, 22 Novembro 2000

5 Atitudes compreensíveis
ansiedade cepticismo receio renitência Murtosa, 22 Novembro 2000

6 Atitudes positivas desejar sair do rame-rame
ter espírito aberto e curioso gostar de aceitar novos desafios necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

7 querer empenhar os alunos em tarefas reais e com sentido
desejar estar actualizado gostar de inovar necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

8 Como mudar as atitudes mais resistentes?
tentar mostrar que não se trata de uma ‘moda’! convidar colegas a assistir a aulas com integração de tecnologias necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

9 mostrar a capacidade de atracção destas novas ferramentas
reconhecer, aceitar com naturalidade e valorizar o know-how dos alunos Murtosa, 22 Novembro 2000

10 reconhecer o novo papel do professor: the sage on the stage  the guide on the side
co-aprendentes guias orientadores facilitadores Murtosa, 22 Novembro 2000

11 promover encontros (in)formais
apresentar sites de interesse pôr os colegas a navegar! dispor de apoio técnico e moral Murtosa, 22 Novembro 2000

12 Por que razão integrar as novas tecnologias?
ficar no dolce fare niente, à sombra da bananeira, não traz vantagens! necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

13 acompanhar a evolução tecnológica, sim!
agarrar os alunos renovar o interesse e gosto pela aprendizagem reflectir sobre a utilidade destes meios Murtosa, 22 Novembro 2000

14 ligar a Escola ao Mundo abrir horizontes
novas realidades próximas ou distantes novas vivências, sociedades, culturas. . . necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

15 usar meios com que os alunos se identificam
expor os alunos a formas de trabalho interactivo e colaborativo, próprias do mundo real Murtosa, 22 Novembro 2000

16 levar os alunos a reflectir sobre e a resolver problemas reais
desenvolver neles capacidades de pesquisa, pensamento/análise crítica e organização da informação contribuir para uma aprendizagem actualizada/em cima do acontecimento e de qualidade Murtosa, 22 Novembro 2000

17 partilhar ideias, experiências, práticas, meios, recursos. . .
estimular o desenvolvimento pessoal e profissional permanente diversificar as estratégias de aprendizagem necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

18 Recursos úteis World Wide Web email publicação online chat
Murtosa, 22 Novembro 2000

19 Confronto com a realidade
1. fase: tomar decisões, vencer receios! avançar com um projecto: sim ou não? vontade de satisfazer interesses e expectativas dos alunos desejo de mudar e inovar espírito de aventura q.b. pensamento positivo persistência necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

20 pré-requisitos equipamento e espaço q.b. alunos interessados
projecto adequado e bem delineado disponibilidade (não) lectiva necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

21 aspectos a considerar tipo de projecto tema conteúdos objectivos
avaliação integração grupo duração actividades necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

22 Confronto com a realidade
2. fase: mãos à obra! iniciar na data prevista: não gorar expectativas! preparar previamente o equipamento s.q.p. fazer o máximo de trabalho off line pôr os alunos a aprender (a manusear o software) fazendo necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

23 reagir positivamente ao imprevisto
não entrar em pânico! pedir ajuda a alunos ou a um colega ter um plano alternativo sem tecnologias improvisar s.f.p.! orientar cada fase, mas dando autonomia e responsabilidade resolver pequenos problemas à margem dos alunos necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

24 manter os alunos informados manter um registo de tudo
ser flexível e tolerante (prazos e conteúdos) corrigir q.b. (caso de uma L2) necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

25 Confronto com a realidade
3. fase: o desfecho! manifestar ao grupo reconhecimento pelo trabalho realizado dar conhecimento à Escola, pais e comunidade próxima publicar na Internet para uma audiência alargada necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

26 Agora. . . vamos (tentar) navegar na WWW!
necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

27 http://www.uminho.pt/ http://www.educare.pt/
necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

28 http://edvista.com/claire/ http://www.llrc.pitt.edu/llab/
necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

29 http://www.bertrand.pt/bertrand/ http://www.publico.pt/
necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

30 Visitem a minha página em:
e entrem em contacto comigo para: Murtosa, 22 de Novembro de 2000


Carregar ppt "Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google