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MAQUETE TÁTIL SONORA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE NO PERCURSO E NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL NA PRAÇA DO CICLO BÁSICO DA UNICAMP João Vilhete V. d'Abreu.

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1 MAQUETE TÁTIL SONORA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE NO PERCURSO E NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL NA PRAÇA DO CICLO BÁSICO DA UNICAMP João Vilhete V. d'Abreu Núbia Bernardi Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo

2 Roteiro Robótica Pedagógica
Projeto de pesquisa na Área de Educação Especial Ambiente Sensorial Concepção de Maquete Tátil Sonora Orientação Espacial no Campus da Unicamp Rota Acessível

3 Robótica Pedagógica Utilização de aspectos/abordagens da robótica industrial num contexto onde as atividades de construção, automação e controle de dispositivos robóticos, propiciam o manuseio de conceitos, em um ambiente de ensino-aprendizagem

4 O Que se ganha em termos da Aprendizagem?
A utilização dos conceitos científicos por intermédio dos processos de: Exercitar Manusear Experimentar Testar hipóteses

5 Robótica Pedagógica e Ambiente Sensorial para Ensino de Cartografia Tátil

6 Pesquisa Desenvolvimento de Dispositivos Robóticos Integrando o Estudo de Cartografia Tátil e Geração de Material Didático para pessoas com Deficiência Visual.

7 Aluno Manuseando Maquete

8 Concepção de Maquete Tátil Sonora

9 Maquete Tátil (com computador)
Sensor conectado ao objeto na maquete e, interfaceado com o computador, permite que o computador pronuncie o nome desse objeto sempre que o sensor for pressionado pelo dedo da pessoa. Sensores utilizados como elementos que dão “voz” a maquete.

10 Maquete Tátil da BCCL (Ilustração)
Quando pressionado o sensor conectado/associado a um objeto do mapa a pessoa poderá ter, como realimentação, a informação sonora relacionada ao nome desse objeto. sensores

11 Maquete Tátil da BCCL (Ilustração)
Maquete Tátil do Piso Térreo da Biblioteca Central da Unicamp

12 Controle da Maquete A maquete é ligada a uma interface de hardware (ou interface eletrônica) que manda a informação de qual sensor foi pressionado. O hardware é composto basicamente pelo microcontrolador (PIC 16F877A) que gerencia quais sons devem ser executados ao pressionar de cada botão.

13 Maquete Tátil da Rota Acessível

14 Objetivo Construir um Maquete Tátil Sonora que auxilia o usuário com deficiência visual a se locomover no ambiente da Unicamp. Parceria entre Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED e da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FEC.

15 Mapa de fluxo de Pedestres no Campus
ROTA ACESSÍVEL + MAPA TÁTIL Pré- orientação Informação sobre o ambiente Comunicação sobre a existência de barreiras REDUÇÃO DE RISCOS NA ORIENTABILIDADE

16 Origens da Pesquisa d'Abreu (2003) Robótica Pedagógica - investiga a implementação de hardware em instrumentos de leitura táteis e sonoros Bernardi (2007)- investigou Simbologias Táteis e Projeto participativo Rota Acessível no campus da UNICAMP (BELTRAMIN et al, 2008) Projeto Fapesp (2010) – aprimoramento da maquete tátil

17 Metodologia Pesquisa de campo com a realização de testes de aceitabilidade junto à comunidade que potencialmente usaria o equipamento. Ações: Revisão da literatura sobre a construção de mapas táteis e sonoros; 2. Desenvolvimento de diretrizes para a confecção destes instrumentos de leitura; 3. Desenvolvimento de diretrizes pedagógicas para a aplicação deste equipamento junto aos usuários com deficiência visual; 4. Definição de critérios para sua manipulação e utilização.

18 Modelagem da Mapa - elaboração do mapa -
Análise da Rota Acessível delimitação da área do Ciclo Básico da Unicamp Digitalização dos desenhos Definição do traçado da nova Rota

19 Recorte do mapa de fluxo de Pedestres no Campus
Percurso entre o Ciclo Básico e a BCCL da Unicamp protótipo 1

20 Legenda do Mapa (mensagens sonoras)
Você está no Ciclo Básico, início da Rota Acessível; Fonte, Lado do Ciclo Básico; Fonte, Lado do Pavilhão Básico; Pavilhão Básico Diretoria Acadêmica; À esquerda Rota Alternativa de retorno ao Ciclo Básico, à direita continuação da Rota Acessível sentido Biblioteca Central; À frente ponto de ônibus da portaria 1, à direita continuação da Rota Acessível sentido Biblioteca Central; Biblioteca Central; Ponto de ônibus da portaria 1 fim da Rota Acessível.

21 Componentes eletrônicos - construção da maquete -

22 Componentes eletrônicos – construção da maquete -

23 Teste de Usabilidade da Maquete
Roteiro para aplicação do questionário: Usabilidade da maquete tátil sonora Da rota Ciclo Básico 1 / BCCL da Unicamp Explicar o objetivo da pesquisa 2. Explicar os aspectos éticos da pesquisa 3. Exploração livre 4. Exploração direcionada 5. Aplicação do questionário

24 Teste de Usabilidade da Maquete protótipo 1

25 Teste de Usabilidade da Maquete protótipo 2

26 Teste de Usabilidade da Maquete protótipo 3

27 Conclusão Dispositivos Robóticos com recursos tecnológicos diferenciados são instrumentos importantes para a ampliação do conhecimento de pessoas com deficiência. Maquete Tátil com sensores pode ser inserido no contexto de desenvolvimento de tecnologias que ampliam a acessibilidade para pessoas com deficiência.

28 Referências Livro: Sites:
Cartografia Tátil: Orientação e Mobilidade às Pessoas com Deficiência Visual. 01 ed. Jundiaí: Paco Editorial. Maria Isabel Castreghini de Freitas, Sílvia Elena Ventorini. (Org.), 2011. Sites: (International Conference on Best Practices in Universal Design) (VI Congreso Iberoamericano de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad – IBERDISCAP)

29 Agradecimentos À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP pelo financiamento desta pesquisa. Ao NIED e FEC pela parceria que acolheu e apóia esta pesquisa junto a Universidade. À organização do Senabraille, pela oportunidade de apresentarmos e divulgarmos esta pesquisa.

30 Muito Obrigado. João Vilhete Viegas d'Abreu jvilhete@unicamp. br joao
Muito Obrigado!!! João Vilhete Viegas d'Abreu


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