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Briefing? Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias

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Apresentação em tema: "Briefing? Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias"— Transcrição da apresentação:

1 Briefing? Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Adiane de Almeida Neves Xavier 1º ano PP/mat.

2 O sentido Por que fazer propaganda?
Por que cabe à ela informar e despertar interesse de compra/uso de produtos/serviços, nos consumidores.

3 A propaganda e sua razão de ser na sociedade
A propaganda é uma das grandes formadoras do ambiente cultural e social. Porque trabalha a partir de dados culturais existentes, recombinando-os e remodelando-os. Ela mistura apelos lógicos e emocionais, informação e argumentação, medo e inveja, fascínio pelo novo e necessidade de segurança.

4 Relação com os clientes
São numerosos os gêneros de especialidade, conhecimento e perfil dos profissionais de propaganda que prestam serviços diretamente aos clientes. O mais tradicional é o gerente de propaganda, que planeja, administra e supervisiona. Por atendimento, compreende-se as tarefas de assistência ao cliente, estudo de suas características, compreensão de seus problemas e planejamento de seus trabalhos e tarefas.

5 A essência do Briefing Briefing significa a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. Tem o propósito de organizar a passagem de informações sobre o produto, o mercado, o consumidor e de definir os objetivos da propaganda e traçar estratégias eficazes para atingi-los.

6 Modelo A Estratégia Básica Target primário ou secundário
Ferramentas de comunicação sugeridas Mercados (regiões e segmentos) a serem cobertos Peças sugeridas e conteúdo básico Meios de comunicação e veículos sugeridos Posicionamento (como a empresa, linha, produto, serviço ou marca quer ser percebida no mercado) Período de veiculação desejado Estilo (da empresa, linha, marca) a ser seguido Approach criativo (sugestões) Verba disponível Pontos obrigatórios a serem destacados ou evitados

7 Exemplo Produto Nome: Loção Hidratante DOVE com 1/3 de protetor solar. Categoria: Hidratante Local de uso: Após o banho Embalagem: 200ml Preço: R$ 5,49 Composição: Água, polideceno hidrogenado, cocoato de octila, ciclometicona... Diferencial: Acréscimo 1/3 de protetor solar. Ponto Negativo: Alguns consumidores pensar que o hidratante substitui o uso do protetor solar tradicional. Ponto positivo: Muitas pessoas não se preocupam em proteger a pele no dia-a-dia. O hidratante será uma proteção a mais.

8 Mercado Desde a década de 1980, nós lançamos sabonete líquido hidratante, desodorantes, loções corporais, sabonetes faciais e shampoos e condicionadores, dando a você uma ampla gama de soluções para externar sua verdadeira beleza interior. Tamanho do mercado: Mulheres, pertencentes às classes AB com idade de 20+. Mercados: Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Sazonalidade de mercado: O produto é consumido durante todos os meses do ano.

9 Distribuição por canais A distribuição do produto ocorrerá nas principais redes de supermercado, mini mercados, lojas de conveniência, padarias e lojas de departamento Preço De acordo com pesquisa previamente realizada com uma amostra de 50 pessoas, foi estabelecido o valor de R$ 5,49 para o mês de lançamento podendo haver correções.

10 Consumidor Consumidores: Mulheres, pertencentes às classes AB com idade de 20+. Hábitos: A compra é realizada mensalmente e são as próprias mulheres que decidem a compra. Quem compra, porque e como é feita? Mulheres que se preocupam com a saúde e querem ter uma proteção a mais no dia-a-dia.

11 Razões de compra A compra é realizada pelos seguintes motivos: · Emocional: Garante à mulher o status por estar usando uma Loção Hidratante Dove; · Racional: Por oferecer uma proteção diária à pele contra os raios solares. Concorrência Não há concorrente direto.

12 Objetivos de Mercado · Aumentar a venda do hidratante em 80%; · Conquistar os consumidores de hidratante convencionais; · Por ser único no mercado, fazer com que o novo hidratante com protetor solar seja líder no mercado. Objetivos de Comunicação · Mostrar aos consumidores o benefício do hidratante; · Despertar a curiosidade para o consumo do produto; · Mostrar a forma prática de se ter uma proteção dos raios solares.

13 Mídia Meios: Televisão, jornal, revista, mobiliário urbano, empena, outdoor, metrô mídia, Internet. Período: Dezembro e Janeiro Praças: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.


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