A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola."— Transcrição da apresentação:

1 Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade, desenhada neste final de século?

2 REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
O significado das experiências escolares. Mudanças na conjuntura mundial. Globalização da economia. Informatização dos meios de comunicação.

3 PEDAGOGIA DE PROJETOS

4 ...Postura Pedagógica... Discussão sobre uma... ...e não sobre uma
técnica de ensino atrativa.

5 O Aluno: Ator do processo de construção do conhecimento.

6 Quando e por que surgiu a Pedagogia de Projetos?

7 Pensadores da Pedagogia Ativa.
Início do século XX. John Dewey. Pensadores da Pedagogia Ativa. Quando “A educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente”. Porque

8 O que é Pedagogia de Projetos ?

9 Uma proposta de intervenção pedagógica que dá à atividade de aprender um sentindo novo.
Os Alunos: decidem opinam debatem constroem sua autonomia compromisso social

10 Pedagogia de Projetos re-significação desse espaço escolar.
espaço vivo de interações. aprender não é ato de memorização. ensinar não é repassar conteúdos.

11 CONCEPÇÕES CIENTIFICISTA ESPONTANEISTA GLOBALIZANTE

12 Não se propõe os projetos em detrimento dos conteúdos.
LEMBRETE Não se propõe os projetos em detrimento dos conteúdos. Evitar que os alunos entrem em contato com conceitos abstratos. O projeto gera a necessidade de aprendizagem, mas não garante a aprendizagem. A intervenção do professor na construção e apropriação do conhecimento é fundamental.

13 Como surge o Projeto? Qual o ponto central da Pedagogia do Projeto?

14 Características Fundamentais do Trabalho
(ABRANTES, 1995) Responsabilidade com autonomia dos alunos. Autenticidade do Problema. Complexidade e resolução de problemas. Carater faseado.

15 ETAPAS DO PROJETO I Problematização
O aluno expressa suas idéias e conhecimentos sobre o problema em questão.

16 II Desenvolvimento III Síntese
Criação de estratégias para buscar respostas as questões e hipóteses levantadas na problematização. III Síntese Construção da aprendizagem.

17 “Os Projetos de Trabalho contribuem para uma re-significação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes” . (Hernandez, 1998)


Carregar ppt "REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google