A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES"— Transcrição da apresentação:

1 2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO NA ESCOLA 2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES AVALIAÇÃO

2 AVALIAR Determinar o valor, o preço, a importância de alguma coisa. Reconhecer a grandeza, a intensidade, a força, a qualidade, a adequação. NEGOCIAR – reconhecer aspectos sociais, culturais e éticos da relação professsor/aluno

3 AVALIAR não é SÓ testar, não é SÓ medir...
TESTAR – década de 40 – aplicação de testes “submeter a um teste ou experiência, verificar o desempenho de alguém ou de alguma coisa” MEDIR – determinar uma quantidade, a extensão ou grau de alguma coisa. É um valor numérico. AVALIAR é julgar, fazer a apreciação de alguém ou de alguma coisa.

4 QUANDO EU AVALIO EU RESPONDO ...
ESTÁ BOM OU RUIM? ESTÁ CERTO OU ERRADO? ESTÁ ADEQUADO OU INADEQUADO?

5 AVALIAR É DIFÍCIL.... TESTAR: resistência, elasti- cidade etc....
MEDIR: nº 42 AVALIAR É COMPLEXO, SUBJETIVO... ESTÁ BONITO? ESTÁ ELEGANTE? Fica bem em você? ESTÁ ADEQUADO?

6 ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO
ONDE FOI COMPRADO? QUANTO CUSTOU? filho de quem? mora onde? estuda em qual escola?

7 E se não ESTIVER adequado ?
Não compro... Jogo fora.... Ignoro...

8 Mas se o vestido é especial, importante...
EU FAÇO ADEQUAÇÕES... BARRA CINTURA CAPRICHO NA MAQUIAGEM ACESSÓRIO CALÇADO BRINCO COLAR

9 E se a pessoa é importante, especial ....
Quem vai fazer as adequações?

10 A AVALIAÇÃO PRECISA SER TRANSFORMADORA
PRECISA MOSTRAR O QUE NÓS* PRECISAMOS MUDAR, ARRUMAR, ADEQUAR.... *NÓS... Escola, PC, PCNP, prof., aluno, família, diretoria

11 AVALIAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO NO PLANO SOCIAL E INDIVIDUAL
Através dela posso ajudar ou posso excluir... A solução é técnica, mas também é uma opção política: classificar ou ensinar?

12 AVALIAÇÃO É DA APRENDIZAGEM E TAMBÉM DO ENSINO
É UM JULGAMENTO SE O QUE O ALUNO SABE É ADEQUADO E SE O QUE O PROFESSOR ENSINOU FOI EFICAZ.... RESULTADO DO ENSINO / EFICÁCIA DA AULA ENSINAR APRENDER

13 Estudar para aprender e não para tirar nota....
AVALIAÇÃO NÃO É PRODUTO, É PROCESSO.... Estudar para aprender e não para tirar nota....

14 Avaliar para que ? Diagnosticar - descobrir a origem do problema, para corrigi-lo . Tomar o erro como indicador para o aluno e para o professor reverem seus métodos de ensino – aprendizagem.. Início do ano ou de uma situação de aprendizagem Controlar - constatar se os alunos estão aprendendo e ainda como e quanto. Sempre Classificar - no final do bimestre, ano etc

15 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA
Quantitativa : estudar para tirar nota. e Qualitativa: estudar para aprender. “(...) não existe uma divisão rígida, inflexível, entre os termos quantidade e qualidade, pois ambos fazem parte de uma complexidade maior.” Renata Cristina Cabrera “(...) é equívoco pretender confronto dicotômico entre quantidade e qualidade, pela razão simples de que ambas as dimensões fazem parte da realidade e da vida(...) no fundo uma jamais substitui a outra(...)” Demo

16 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
“ É o reconhecimento do caminho percorrido e da identificação dos caminhos a serem perseguidos”Luckesi Tenta descobrir a CAUSA dos sintomas: de fracasso... de desinteresse... A CAUSA pode ser; problemas metodológicos, mas podem ter natureza física, emocional, cultural.... Requer rigor técnico!

17 AVALIAÇÃO FORMATIVA É voltada para a REGULAÇÃO* DAS APRENDIZAGENS e do desenvolvimento das pessoas: Ajuda o aluno e o professor a aprenderem e a se desenvolverem. * professor e aluno + toda a rede de apoio pedagógico

18 QUANDO A AVALIAÇÃO É FORMATIVA?
Quando permite guiar e otimizar a aprendizagem em andamento; Quando informa os atores sobre o andamento das aprendizagens; Quando permite ao professor, assim como ao aluno, corrigir sua ação, modificando, se necessário, sua ação pedagógica para obter melhor resultado Hadji

19 AVALIAÇÃO FORMATIVA - Modismo?
A avaliação formativa precisa de um contexto educacional para acontecer e é usada para FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DAQUELE QUE APRENDE, deixando de lado qualquer outra preocupação.

20 AVALIAÇÃO FORMATIVA E O PROFESSOR
IMPLICA POR PARTE DO PROFESSOR: FLEXIBILIDADE SENSIBILIDADE VONTADE DE ADAPTAÇÃO RAPIDEZ PARA FAZER AJUSTES

21 AVALIAÇÃO do professor PARA O PC
Diagnosticar – quem é o professor que chegou na escola, do que ele precisa, como posso ajudá-lo? Controlar – constatar se o currículo está sendo cumprido, como e quanto... Formar – ajudar os envolvidos a aprenderem e se desenvolverem

22 Avaliação do aluno para o PC
A avaliação retrata a situação de aprendizagem vivida na sala de aula: É quantitativa? É qualitativa? É formativa? Enfatiza a competência leitora ou “memorizadora”? Provoca a produção de textos reflexivos? Propõe a resolução de problemas reais do contexto do aluno ou da sociedade em geral? Admite apenas uma solução?

23 INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO
Eu pego, passo a mão... Eu olho... Eu vejo o preço... Eu penso é para a noite, para o dia... Experimento... Espelho Amigo

24 INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO
Prova oral Prova dissertativa Prova objetiva Trabalho em grupo Seminário Produção de texto e tantas outras....

25 QUAL AVALIAÇÃO É MELHOR?
Quantitativa? Qualitativa? Diagnóstica? Emancipadora? Libertadora? Formativa? Todas! Desde que se tenha claro: O que avaliar? Para que avaliar? Para quem avaliar? Quando avaliar? O QUE FAZER COM OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO?

26 Para vencer É preciso jogar...

27 Para ver É PRECISO CRER...


Carregar ppt "2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google