A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 NRE CASCAVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 NRE CASCAVEL"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 NRE CASCAVEL ESTRATÉGIAS DE SUPORTE NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - NEE 1

2 OBJETIVO NRE CASCAVEL Vislumbrar possibilidades de ações diretas e indiretas envolvendo a participação do pedagogo e professor especializado nas adaptações curriculares com o professor do ensino comum. 2

3 TEXTO BASE: Intervenção com alunos com Necessidades Educativas Especiais
ESTRATÉGIAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM p.125 CONTEÚDOS CURRICULARES MATERIAIS E ATIVIDADES p.123 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS (RESULTADOS) CORREIA, L.M. Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: um guia para educadores e professores. Porto Editora, 2ª Edição – Portugal. NRE CASCAVEL 3

4 ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO EM NÍVEL GERAL
NRE CASCAVEL ORGANIZACIONAL ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA ATENÇÃO LEITURA E ESCRITA NRE CASCAVEL 4

5 ORGANIZAÇÃO DE NÍVEL GERAL DA ESCOLA
NRE CASCAVEL PLANEJAMENTO REUNIÃO PEDAGÓGICA CONSELHO DE CLASSE HORA-ATIVIDADE EQUIPE DIRETIVA EQUIPE PEDAGÓGICA EQUIPE DOCENTE O processo ensino e aprendizagem é decidido, organizado e implementado pelo professor, mas muitas decisões com incidência direta nesse processo devem ser tomadas por diferentes órgãos da escola. 5

6 ORGANIZAÇÃO DE NÍVEL GERAL DA ESCOLA
Colocação em turmas com menor número de alunos ( Instrução nº 4527/2011 GS/SEED) Articulação entre o professor da sala comum e o professor da SRM, buscando foco no conteúdo acadêmico. Atendimento na SRM tipo I ou II no contraturno; Atendimento especializado por professores de apoio educacional especializado, professor de apoio a comunicação alternativa e serviços especializados; NRE CASCAVEL 6

7 ATIVIDADES PREPARATÓRIAS, CONCOMITANTES E SUPLEMENTARES.
ARTICULAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DA SRM DEVE SER ARTICULADA NRE CASCAVEL PROFESSOR DA DISCIPLINA PEDAGOGO ESPECIALIZADO CONTEÚDOS ACADÊMICOS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES ATIVIDADES PREPARATÓRIAS, CONCOMITANTES E SUPLEMENTARES. 7

8 O aluno é um só, mas, com multifacetas na aprendizagem
O aluno é um só, mas, com multifacetas na aprendizagem... O trabalho interdisciplinar exige comunicação e articulação entre os profissionais. NRE CASCAVEL 8

9 PARA REFLETIR... QUEM PODE SER BENEFICIADO PELAS ADAPTAÇÕES?
NRE CASCAVEL QUEM PODE SER BENEFICIADO PELAS ADAPTAÇÕES? COMO CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR DE QUE NÃO SE TRATA DE FACILITAÇÃO? 9

10 Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula
NRE CASCAVEL Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula ADAPTAÇÃO PARA A TURMA? ADAPTAÇÃO PARA O ALUNO? ADAPTAÇÃO PARA UM GRUPO? 10

11 Podemos pensar em estratégias que:
NRE CASCAVEL Podemos pensar em estratégias que: REQUERIAM TUTORIA EM PARES OU EM GRUPOS REQUEIRAM MAIS APOIO VISUAL E SISTEMATIZAÇÃO DIFERENCIADA. SE DÃO NA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO REQUEIRAM MODIFICAÇÃO NO MATERIAL REQUEIRAM PARCERIA COM PROFISSIONAIS DA EQUIPE E AEE. 11

12 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO... Organização da sala e dos materiais;
NRE CASCAVEL Organização da sala e dos materiais; Localização do aluno em sala de aula ( não há uma regra, mas, um estudo de cada caso) Disposição do aluno próximo a uma colega que possa cooperar; 12

13 ORGANIZAÇÃO... NRE CASCAVEL USO DO GIZ, como recurso de classificação e destaque das informações, enfatiza o que é importante... GIZ rosa não é visível de todos os lugares da sala. USO DO QUADRO, como apoio visual. Data, rotina da aula, regras, metas... 13

14 SITUANDO O ALUNO NA AULA
NRE CASCAVEL O QUE VAMOS ESTUDAR? O QUE ISSO TEM A VER COM A AULA ANTERIOR? Os conteúdos, objetivos e atividades que vão ser desenvolvidos na aula devem estar claros e expostos; Abordagem genérica dos conteúdos, antes de iniciar sua apresentação; Rever, revisar as regras de trabalho antes de iniciar a aula (e fazer o monitoramento positivo); A pista visual, a visualização por parte dos alunos sobre as regras que estão sendo postas são essenciais; 14

15 NRE CASCAVEL ORGANIZAÇÃO DO TEMPO Ter cuidado na apresentação de novas informações, principalmente quanto ao ritmo; Programar a aula de forma a haver mais intervalos Períodos para acomodação das informações; Intercalar atividades que exigem diferentes níveis de atenção e concentração; A relação entre o tempo e a atividade proposta pode ser verificada em cada caso e pode, este tempo, se estender de acordo com a dinâmica organizacional da escola 15

16 ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS
NRE CASCAVEL ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS AS PESSOAS APRENDEM A MESMA COISA DE MANEIRAS DIFERENTES. “ESTILOS DE APRENDIZAGEM X METODOLOGIA” Utilizar experiências multissensoriais; Fazer adaptações nas tarefas de leitura quando necessário; Organizar as tarefas de modo a utilizar diversos métodos de ensino; Providenciar maior número de explicações (com apoio da Sala de Recursos); Utilizar tecnologias de apoio ( tv pen drive, pen drive, computador, ... desde que o aluno saiba manusear, pode ser desenvolvido na Sala de Recursos); 16

17 Site do nre nreseed.pr.gov.br/cascavel

18 ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS
NRE CASCAVEL PARA MELHORAR A ATENÇÃO OU DESENVOLVER A “ESCUTA ATIVA” As informações devem ter significado, sequência lógica e em pequenas unidades; Utilizar conceitos concretos; Relacionar os conteúdos com as experiências dos alunos; CONHECIMENTO MEDIATO E IMEDIATO – MÉTODO DIALÉTICO 18

19 PARA MELHORAR A ATENÇÃO OU DESENVOLVER A “ESCUTA ATIVA”
NRE CASCAVEL PARA MELHORAR A ATENÇÃO OU DESENVOLVER A “ESCUTA ATIVA” O aluno deve participar de várias formas (não só como ouvinte, passivo) na clarificação ou resposta a algo; O aluno deve saber que há oportunidade de refletir acerca das informações antes de formular respostas; Motivar o questionamento, para melhor aprendizagem; Dar orientações orais, curtas e diretas; Repetir, utilizar exemplos; NRE CASCAVEL 19

20 ENFATIZAR! Com imagens, símbolos, entonação, repetição ...
NRE CASCAVEL Aspectos importantes dos conteúdos devem ser salientados (entonação, repetição, destaque com cores); A aula expositiva (apresentações orais) devem ser acompanhadas por ajudas visuais que estimulem captar a essência e enfatizar a importância de alguns aspectos; utilizar apoio de pistas verbais, pictogramas ou gráficos...; ajudar os alunos a memorizar ou tomar nota dos conteúdos de acordo com sua importância; 20

21 Utilizar modelos que enfatizem a aprendizagem em cooperação;
ENSINO COOPERATIVO NRE CASCAVEL Utilizar modelos que enfatizem a aprendizagem em cooperação; Envolver alunos nas tarefas, ajudando-os nas tomadas de notas e na elaboração de resumos; 21

22 TÉCNICAS DE ESTUDO E TRABALHO
NRE CASCAVEL GRIFAR, RESUMO, ESQUEMA, ORGANOGRAMA, FICHAMENTO, Os aluno não sabem as técnicas, precisam de método de ensino para elas, além dos conteúdos. Oferecer possibilidades de desenvolver trabalhos a partir de diferentes instrumentos; 22

23 ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA
NRE CASCAVEL ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA LEITURA Identificar e comparar o nível e etapa de leitura do aluno; Destacar as palavras chaves, frases, ou conceitos; Ensinar o vocabulário ao aluno, que melhor consegue utilizar; Dar pistas de onde encontrar as respostas; Organizar dentro do conteúdo, outros materiais menos complexos em nível de escrita; 23

24 ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA
NRE CASCAVEL PISTAS VISUAIS PISTAS AUDITIVAS Gravar os textos, ou realizar leitura com pares; Utilizar organizadores ou ajudas visuais (tabelas, figuras, gráficos) Utilizar o ensino recíproco, os alunos se organizam para debaterem sobre o assunto; TRABALHO COOPERATIVO 24

25 ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA
NRE CASCAVEL ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA ESCRITA Menos resposta escrita, em sala ou trabalhos, tarefas; Permita que o aluno selecione o método de escrita(impresso/manuscrito); Quando possível alterar a resposta de escrita para oral; Circule ou destaque a resposta escrita; Ofereça resumos ou notas dos trabalhos a realizar; Reduza o mínimo a quantidade de cópias; 25

26 ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA
NRE CASCAVEL ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA FLEXIBILIZE O TEMPO CONTE COM O APOIO DO PROF. AEE Ofereça informações escritas aos alunos com linhas gerais sobre o conteúdo; Dê tempo necessário para que apresente as questões; Oportunize formular respostas escritas em grupo; Opção de escolha sobre o tema que irá escrever; Proporcionar oportunidades que os alunos trabalhem várias vezes no tema sugerido; TRABALHO COOPERATIVO 26

27 ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA
NRE CASCAVEL PISTAS VISUAIS PISTAS AUDITIVAS TRABALHO COOPERATIVO Pistas que orientam os alunos; Dar instruções orais e escritas; Uma explicação de cada vez; Explicar ao aluno, em voz baixa, após ter explicado para a turma; Pedir que repita para verificar se entendeu a orientação; Definir os requisitos para completar atividades ; Escolher um aluno para cooperar; Elaborar junto ao aluno um horário, para finalizar as tarefas; 27

28 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL NRE CASCAVEL “…No caso de alunos com NEE, provavelmente será necessário... adaptações dos materiais...” - Impossibilidade Física? - Impossibilidade Motora? - Impossibilidade Intelectual? - Impossibilidade Funcional? 28

29 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL IMPRESSOS E NÃO IMPRESSOS: Por que é necessário adaptar?
NRE CASCAVEL O aluno poderá não ter as competências necessárias para lidar com os materiais; Complexidade dos materiais podem exceder a compreensão do aluno...; Complexidade linguística... leva a não compreensão do significado; Quantidade de informações apresentadas... sobrecarrega; a organização ergonômica dificulta o uso...; 29

30 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL Gravação em áudio e vídeo; Leitura em voz alto;
NRE CASCAVEL Gravação em áudio e vídeo; Leitura em voz alto; Tutoria de pares; Desenvolver versões reduzidas dos textos; Desenvolver versão simplificada (vocabulário); Redução do texto; Explicar o objetivo da leitura; 30

31 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL NRE CASCAVEL Leitura prévia do texto (podendo ter apoio da SRM) Ensinar o aluno a “utilizar” outros elementos visuais do texto como estratégia de interpretação (imagem, título...) Utilizar um guia de leitura; utilizar organizadores gráficos com ideias principais do texto (organogramas, esquemas) Sublinhar textos antecipadamente para que o aluno foque nos pontos importantes; 31

32 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL NRE CASCAVEL Para ajudar na retenção do que foi lido, utilizar técnicas após a leitura como organização de palavra chave, desenho, esquema representativo; Facilitar a apresentação do texto, permitindo que o aluno possa fazê-lo de forma oral, escrita ou outra. 32

33 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL Utilizar apoio da régua de leitura;
NRE CASCAVEL Utilizar apoio da régua de leitura; Pequenos grupos (trabalhos) Evitar cópia exaustiva do quadro, e ainda certificar-se de que o pequeno texto copiado esteja correto; pode suprimir a atividade de cópia e propor que se empenhe na produção; 33

34 NRE CASCAVEL FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 A partir das estratégias de adaptações curriculares expostas, como a Equipe Pedagógica e o professor da Sala de Recursos fariam o encaminhamento a um aluno com necessidade educacional especial (citar um caso da escola), sugerindo algumas adaptações para o professor do ensino comum. 34


Carregar ppt "FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 NRE CASCAVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google