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Programa Apresentação e Introdução

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Apresentação em tema: "Programa Apresentação e Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Apresentação e Introdução
O Mercado Nacional de Informação Geográfica A Cartografia e o Cadastro A Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica As Instituições Públicas As Empresas Planeamento e Gestão de Projectos SIG As Organizações Ferramentas de Pensamento Estratégico Análise e Planeamento de Projectos Implementação e Gestão Princípios de Análise Espacial em SIG Análise Vectorial Análise Raster Modelação Geográfica

2 SIG: Componentes (repetição)

3 Maior domínio das tecnologias Maior domínio dos temas
Técnicos Programadores Maior domínio das tecnologias Maior domínio dos temas Técnicos SIG Utilizadores

4 Evolução do papel dos Técnicos

5 “Projecto SIG” O que é ? Como se faz ?
Abordagem orientada a um “problema” Solução de base tecnológica Como se faz ? Visão Conjugação de recursos Fases Qual o papel das organizações e dos técnicos ? Enquadramento “Orgware”

6 Natureza Técnica ou Social ?
Reviver da história da computação Imperativo tecnológico Pressão comercial Fascínio pela tecnologia Processo “irracional” A compra dá satisfação e posse confere status Taxas de sucesso baixas Organizações tinham de se adaptar às tecnologias Sistemas impostos pela tecnologia

7 Natureza Técnica ou Social ?

8 Os SIG nas organizações
2 “domínios” Empresarial/Temático Unidades que usam serviços de informação Adquirem serviços ao domínio tecnológico Tecnológico Pessoal e equipamento para fornecer serviços de informação Vendem serviços de SI e TI ao domínio empresarial

9 Os SIG nas organizações

10 Os SIG nas organizações
Inputs Espaciais Executivo Modelação & Análise Gestão Processamento Operacional

11 Benefícios 3 tipos de Benefícios Eficiência Eficácia
Níveis de produção com custos menores Redução de efectivos e de espaço Visão “poupança” Eficácia Melhorar a produtividade do investimento Visão “investimento” Vantagens competitivas Ganhar competitividade face aos rivais

12 Benefícios Aspectos gerais Não são categorias rígidas
Pode haver um “mix” de benefícios no mesmo projecto Tendência evolutiva Eficiência > Eficácia > Vantagens competitivas

13 Estratégia Empresarial
Concorrência Quadro legal Clima económico Oportunidades Exterior Mercado Tecnologia ESTRATÉGIA Interior Produção Marketing Tecnologia Informação

14 Articulação das estratégias
de Informação O quê? Como Estratégia Tecnológica

15 Componentes operacionais da estratégia

16 Componentes operacionais da estratégia
Missão Declaração que sustenta e encapsula os vários objectivos da organização Objectivos Componentes específicas da missão realizáveis num determinado período de tempo Factores Críticos de Sucesso (CSF) Aspectos que têm obrigatoriamente de se cumprir para garantir o alcançar dos objectivos Específicos e mensuráveis Indicadores de Desempenho (PI) Medidores do progresso

17 Ferramentas de Pensamento Estratégico
Análise SWOT Orientada para o diagnóstico Matriz de Boston Orientada para a avaliação dos produtos e serviços Análise da Cadeia de Valor Orientada para envolvente e enquadramento institucional

18 Análise SWOT Strengths Weaknesses Opportunities Threats Forças
Quais são os “nossos” pontos fortes Weaknesses Fraquezas Quais são os “nossos” pontos fracos Opportunities Oportunidades Orientado para o mercado Threats Ameaças Orientado para a concorrência

19 Análise SWOT

20 Matriz de Boston Matriz de Boston
Orientada para a avaliação dos produtos e serviços Ciclo de vida Decisões de investimento e orientação

21 Cadeia de Valor Cadeia de Valor
Orientada para envolvente e enquadramento institucional Cadeia interna / Cadeia externa Avaliar os SIG pela melhoria que aportam à cadeia de valor

22 Abordagem ao Projecto SIG
5 Fases Consciencialização Justificação Especificação Implementação Manutenção 3 Fases

23 Consciencialização Pressões Bottom-up Top-down Exteriores

24 Justificação Externa Interna Contexto Pedidos de Informação
Análise das Necessidades dos Utilizadores Custo-Benefício (CBA) Análise de Risco

25 Justificação – Ambiente externo
Tópicos importantes As organizações semelhantes que investiram em SIG recolheram os benefícios que esperavam? Os prazos previstos eram realistas? As organizações similares definiram preferências de software e hardware? As organizações com as quais se trocam grandes volumes de dados têm planos para se informatizar? Quais são as recomendações dos principais organismos profissionais? O governo tem uma visão sobre a informação geográfica? Alguma proposta de legislação altera a situação dos SIG? O que está a acontecer à tecnologia? A tecnologia já está suficientemente madura para ser recomendada?

26 Justificação – Análise interna
Avaliação das Necessidades dos Utilizadores Matriz das Necessidades do Utilizador

27 Justificação – Análise interna
Avaliação das Necessidades dos Utilizadores Matriz das Necessidades do Utilizador

28 Justificação – Análise interna
Avaliação das Necessidades dos Utilizadores Diagramas de Fluxos de Dados

29 Justificação – Análise interna
Avaliação das Necessidades dos Utilizadores Requisitos de Produtos de Informação Geográfica Propriedade dos Dados Geográficos Especificação preliminar das funcionalidades SIG Atitudes para com os SIG

30 Justificação – Análise interna
Análise Custo-Benefício Reduzir os custos e benefícios a uma base comum (monetária) e assim tornar possíveis as comparações directas entre os benefícios líquidos de propostas bastante dispares Os custos e benefícios estendem-se por um determinado período de tempo

31 Justificação – Análise interna
Análise Custo-Benefício Custos: Custos de procura Custos de arranque Custos de conversão de dados Outros custos de dados Custos de manutenção Benefícios: Eficiências quantificáveis Ampliação quantificável das capacidades Benefícios quantificáveis da venda de produtos ou serviços novos Benefícios intangíveis ou não quantificáveis Benefícios inesperados

32 Justificação – Análise interna
Análise de Risco Complementar da Análise Custo-Benefício Princípio de que o sistema se desenvolverá como planeado, mas não é isso que se passa. Calcular os riscos de falhar Método: Dimensão mais homens-hora, mais pessoal, mais longo o tempo de desenvolvimento, mais departamentos envolvidos, maior o risco Estrutura mais mudança organizacional, mais apoio de gestão, mais mudanças na definição do trabalho, maior o risco Tecnologia mais hardware e software moderno, menor experiência prévia da equipa de desenvolvimento, maior o risco

33 Especificação Modelação de Dados e Processos Testes de Benchmarking
Estudos Piloto

34 Abordagem ao Projecto SIG
5 Fases Conceptual Consciencialização Justificação Especificação Implementação Gestão do projecto Faseamento Manutenção Auditorias

35 Exercício Autónomo Nas recentes vagas de fogos florestais foram vários os elementos do Governo, da Administração Pública Central e Local, dos Bombeiros e Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, das ONG’s e da População que alertaram para a necessidade de um melhor ordenamento do território e florestal, de um melhor conhecimento do território e da articulação dos meios durante as fases de combate aos incêndios e também de uma eficaz monitorização das transformações de uso que ocorrem após estas catástrofes. Há aqui obviamente espaço para várias intervenções na lógica da implementação de projectos SIG. 1. Identificar uma VISÃO para o projecto 1.1. Escrever a visão 1.2. Identificar os Objectivos, CSF e PI 2. Fazer uma Análise SWOT 2.1. Agrupar itens pelos títulos (SWOT) 3. Analisar a Cadeia de Valor 3.1. Identificar os agentes e estruturar a Cadeia de Valor 3.2. Procurar tipificar as transacções 3.3. Identificar os elos mais fracos


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