A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Desenvolvimento da Escola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Desenvolvimento da Escola"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Desenvolvimento da Escola
É um instrumento de planejamento e de gestão, baseado na Proposta Pedagógica da escola. Visa concretizar de forma planejada a Proposta Pedagógica, conferindo às ações a serem desenvolvidas: unidade, identidade, coerência e racionalidade, para se atingir resultados pré-determinados.

2 ELABORAÇÃO DO PDE Por que elaborar o PDE?
Para viabilizar, de forma sistemática, aquilo que foi idealizado na Proposta Pedagógica. O PDE é operacional e não doutrinário. Quem elabora? Diretor, especialista, professores, servidores da escola, pais e alunos, cada um à sua maneira.

3 ETAPAS DE UM PLANEJAMENTO
Elaboração Execução Avaliação

4 ELABORAÇÃO DO PDE Como deve ser elaborado?
Através de sensibilização e discussão com a comunidade escolar. Nem todos precisam participar ao mesmo tempo, recomenda-se que haja discussões por segmentos, sendo as reuniões gerais constituídas por representantes eleitos democraticamente.

5 ELABORAÇÃO DO PDE O que deve ser contemplado no PDE? Plano de Ação
Caracterização da escola: Informações básicas referentes à escola. Missão da escola de acordo com a PP. Deve responder à pergunta: “Esta escola existe para quê?”

6 ELABORAÇÃO DO PDE Definição da realidade desejada (visão de futuro): o que queremos realizar na escola, dentro de sua realidade. Diagnóstico: Expressa o julgamento que o grupo faz da realidade de sua escola em relação a seus desejos, explicitando suas necessidades.

7 ELABORAÇÃO DO PDE Programação: é a proposta de ação para diminuir a distância entre a realidade atual e a realidade desejada. Nela registra-se o que será feito de acordo com o que é necessário e o que é possível, tendo como referência a visão filosófica, política e pedagógica da escola.

8 ELABORAÇÃO DO PDE Objetivos:parte das situações problemas e expressam o que se pretende alcançar.

9 ELABORAÇÃO DO PDE Metas: Definem o que será alcançado em um determinado período de tempo -é o objetivo quantificado em curto, médio ou longo prazos. Ações: definição do que se pretende realizar para concretizar os objetivos e metas.

10 ELABORAÇÃO DO PDE Estratégias: Responde ao COMO realizar as ações e a maneira pela qual se pretende alcançar um objetivo. Prazo de Execução: é o cronograma do tempo previsto para a realização da ação. Responsável: profissional indicado para a execução da ação.

11 EXECUÇÃO DO PDE Implementação das ações, após a concretização do planejamento.

12 EXECUÇÃO DO PDE Monitoramento:é o acompanhamento detalhado das as ações programadas.

13 AVALIAÇÃO DO PDE Avaliar é julgar a realidade em três momentos:
1 – confronto do resultado com o planejado 2 - localização do problema 3 – dimensionamento do problema 4 – descoberta das causas do problema


Carregar ppt "Plano de Desenvolvimento da Escola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google