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Construindo Conhecimento Inovador

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Apresentação em tema: "Construindo Conhecimento Inovador"— Transcrição da apresentação:

1 Construindo Conhecimento Inovador
3ºABT Construindo Conhecimento Inovador Marinilza Bruno de Carvalho,Dr 2010

2 Conteúdo Ambientes e Cenários Conceituação Qual o Problema?
Missão e estratégia Modelo Novo e Antigo Casos de Sucesso Marinilza Bruno de Carvalho,Dr

3 Questões Atuais Cenário? Ambiente? Quem somos ? Onde estamos ?

4 Teste das 3 Peneiras Para a Inovação Porque – é verdade? Para que – vale a pena? Como –procedimentos?

5 2 . Conceituação Marinilza Bruno de Carvalho,Dr

6 Inovação é Dar uma nova utilidade a instrumentos,ferramentas e objetos; Pensar diferente; Utilizar o conhecido para criar um desconhecido; Fazer diferente; SER diferente.

7 Inovação "...A originalidade do homem está no seu poder de sonhar... e porque é racional, mas também é sensível, é que o homem percebe, na relação direta de seus desejos, as insuficiências do mundo em que vive. Sua insatisfação não é, assim, um vício, mas a virtude que o faz ser construtor de projetos". (PLATT,1997)

8 Inovação Continuando, Lewis Platt, presidente da Hewlett-Packard em 1997, empresa considerada campeã em inovação permanente: ...“Nesta época de mudanças intermináveis, a regra de ouro é sempre molhar os pés, porque só se aprende fazendo... Acredito que hoje a causa principal do fracasso seja a incapacidade de assimilar mudanças... A boa notícia é que a mudança sempre traz oportunidades. Sempre há muitas oportunidades para compensar as ameaças... Geralmente o tipo de pessoa que contratamos prospera com mudanças, procura mudanças. Tentamos sempre escolher gente assim".

9 Inovação Conceituação e visão
Os editais públicos utilizam o conceito de Inovação Incremental, como sendo o melhoramento do produto e/ou processo já existente, e Inovação Radical, quando o produto e/ou processo é completamente novo, tendo como referência a instituição. Portanto, se é novo para a instituição é uma inovação.

10 Inovação Conceituação e visão
A extensão destes conceitos ao domínio da Tecnologia deve ser entendida como sendo a situação em que a instituição introduz um produto e/ou o processo tecnologicamente novo, assim como, quando um melhoramento tecnologicamente significativo é introduzido em seu próprio processo e produto. Evita-se entender como inovação tecnológica as modernizações industriais feitas a partir de uma mesma tecnologia.

11 Joel Barker, 95 diz que não basta conhecer a tecnologia, é preciso saber como a tecnologia mudará o mundo. Christensen e Raynor,2003 volta com a manifestação de que não basta prever as ações dos homens, é preciso conhecer as forças que atuam sobre os homens.

12 Christensen e Raynor,2003, continua:
Não basta conhecer os resultados, é preciso conhecer os processos, e que não podemos julgar os resultados sem que tenhamos como identificar os critérios.

13 Bárbara Minto, 1991 buscou estudar a comunicação empresarial e diagnosticou grandes falhas de comunicação na relação hierárquica administrativa. O que Bárbara pôde comprovar foi que o emissor da informação acreditou ter conseguido atingir o seu objetivo de se comunicar e o receptor considerou ter a informação correta. Ambos estavam equivocados.

14 No entanto, o que o emissor enviou não foi o que o receptor recebeu.
No relatório da pesquisa, Bárbara concluiu o processo de tratamento da informação por parte do receptor é diferente do processo de tratamento do emissor. O que precisamos considerar e estudar é qual o processo ou critério por que passam as informações na geração dos resultados.

15 Inovar é controlar o instinto e refletir sobre que possibilidades existem e quais podem ser consideradas.

16 Porque é tão difícil sustentar o sucesso ?
Não são apenas erros de gestão Tem os erros de visão Erros de Estratégia CHRISTENSEN . RAYNOR

17 “ o sucesso de antes continuará sucesso”
O maior inimigo é pensar que : “ o sucesso de antes continuará sucesso” JOEL BARKER

18 3. Qual o Problema? Marinilza Bruno de Carvalho,Dr

19 Como sustentar o sucesso sem repetir o que foi feito ?
Inovando Fazendo diferente Criando diferenciais competitivos

20 Qual o problema ? Muitas iniciativas de inovação começam com premissas falhas. Elas implicitamente escondem suposições do modelo atual de ação. Essas suposições restringem as possibilidades de novos modelos de trabalho ou de migração do modelo atual.

21 Qual o problema ? Isso tudo ocorre principalmente em pessoas de sucesso, já que seus sucessos significam que as suposições do modelo de ação atual são muito poderosas.  Desta forma, mover além das premissas existentes requer a criação sistemática de opções utilizando diferentes premissas. Além disso, exige a habilidade de aprender, testar e reduzir o risco dessas opções em ciclos de tempo freqüentes, porém curtos, e com recursos limitados.

22 O que é tecnologia ? É a ciência que estuda a técnica.
Assim, o modo de trabalho e /ou de desenvolvimento de determinada tarefa ou atividade é uma TECNOLOGIA.

23 4. Missão e Estratégia Marinilza Bruno de Carvalho,Dr

24 Experiência na geração e gestão de spin offs.
MISSÃO "Apoiar a geração da inovação, trabalhando para transformar o conhecimento científico em benefícios reais para a sociedade, valorizando a ética e a responsabilidade social”.  Estratégia de Ação Experiência na geração e gestão de spin offs. Metodologias proprietárias para avaliação e gestão de tecnologias Estreita relação com universidades e centros de pesquisa. Sucesso na captação de recursos Prestação de serviços

25 5. Modelo Antigo e Modelo Novo
Marinilza Bruno de Carvalho,Dr

26 Modelo antigo – ainda vigente em algumas organizações.
Fechado Competitivo Grandes laboratórios próprios Integração Vertical Pesquisa interna Objetivos conhecidos e Missão Organizacional (patenteamento Para soluções de uso interno)

27 Modelo Novo “Open Innovation”
Internalização de Novas Tecnologias Licenciamento de Tecnologias para e de outras empresas. Pesquisa e Denvolvimento em Parceria

28 Possibilidades – Cenários Futuros Henry Chesbrough,2003
Pesquisa Desenvolvimento Licenciamento de Patentes Comercialização Internalização de protótipos para scale-up. Spin-offs Internalização de Patentes/know-how para desenvolvimento Internalização de Idéias e Tecnologias TEMPO

29 SPIN-OFFS  Os projetos de P&D desenvolvidos pelos docentes e investigadores das ICT´s, nos laboratórios, centros de pesquisa e institutos de fomento à pesquisa podem conduzir à criação de novas empresas cujo objetivo é a exploração dos resultados desses projetos. Essas novas empresas designam-se por “Spin-offs” quando resultam da atividade científica e quando os promotores são colaboradores em instituições de P&D ou universidades.   

30 Benefícios Desenvolvimento tecnológico do País
Desenvolvimento de novas habilidades Criação de mercados Desenvolvimento intelectual e profissional Integração de Conhecimento Abrangência de mercado Atendimento à sociedade Inclusão social Educação Continuada Ação tripartite

31 Comparação entre os modelos
Pessoas de talento contratadas Lucro só com des., patenteam., e comercialização próprios O lucro na criação e comercial. primeiro Toda inovação vence Melhor idéia vence Controle de patente para uso próprio Contratar talentos dentro e fora da empresa Valor agregado com trabalho em rede e parcerias Lucro com qualquer atividade agregada O melhor produto, não é o melhor negócio Melhor uso vence melhores idéias Licenciamento como grande negócio

32 6. Casos de Sucesso Cirque du Soleil Nestlé Havaianas Kopenhagen
Outras Marinilza Bruno de Carvalho,Dr

33 REINVENTANDO O ESPETÁCULO
A Inovação e a Criatividade no Cirque du Soleil - Lyn Heward A Centelha: Acendendo a Chama Criativa que Vive em Todos Nós The Spark [Cirque du Soleil: a reinvenção do espetáculo] foi criado em homenagem às contribuições de centenas de idealizadores, artistas, artesãos, técnicos e funcionários do Cirque du Soleil ao corpus do nosso trabalho. É de suas elevadas expectativas e, nas palavras de Baudelaire, de seus “sonhos magníficos”, que nossos produtos criativos vêm à luz. Trabalhando sozinhos ou em conjunto, eles aprendem a comover e se relacionar com as pessoas de novas maneiras, buscando sempre reinventar a si mesmos. Sua aspiração é devolver ao mundo o que receberam, num infindável continuum de mudanças, trocas e renovação; eles são os catalisadores.

34 REINVENTANDO O ESPETÁCULO
A Inovação e a Criatividade no Cirque du Soleil - Lyn Heward 1ª PORTA: EXPECTATIVAS ELEVADAS 2ª PORTA: ACATAR NOSSOS SENTIDOS 3ª PORTA: CAÇA AO TESOURO E TRANSFORMAÇÃO CRIATIVA 4ª PORTA: O AMBIENTE ESTIMULANTE 5ª PORTA: COMO RESTRIÇÕES, DESAFIOS, DIFERENÇAS E AS EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR TORNAM-SE CATALISADORES CRIATIVOS? 6ª PORTA: CORRER RISCOS – QUEM NUNCA SE QUEIMOU? 7ª PORTA: MANTER O FRESCOR!

35 Nestlé – A Inovação Além da Marca.
Reinventando o Atendimento ao Consumidor e Criando Defensores da Marca

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42 Tom Kelley

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45 Design como estratégia de Negócio

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54 Qual o seu processo de inovação ?
No seu departamento? Na sua Empresa ? Na sua Vida ? Qual ????? Parcerias?

55 Referências Bibliográficas
Filion, L.J. , O Planejamento do Seu Sistema de Aprendizagem Empresarial: Identifique Uma Visão e Avalie o Seu Sistema de Relações – Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, Jul/Set.1991, Pag. 31 (3): ____________________Visão e Relações: Elementos para um Metamodelo da Atividade Empreendedora – International Small Business Journal, 1991 – Tradução de Costa, S.R. Fontanive, Nilma Santos. Avaliação em larga escala e padrões curriculares: as escalas de proficiência em matemática e leitura no Brasil. In Avaliação e Determinação de Padrões na Educação Latino-Americana. s/r. Kuhn,Thomas.S.A Estrutura das Revoluções Científicas. Perspectiva. SP. 94 Ludke, MarliE. D. André. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. SP; EPU. 86 Lei de Inovação de 2/12/2004.Decreto de Regulamentação.Nº5.563 de 11/10/2005. Christensen, Clayton M. e Raynor, Michael E, The innovator’s solution ; O crescimento pela inovação : Como crescer de forma sustentada e reinventar o sucesso – Tradução de Serra, Afonso C.C –Elsevier – RJ -2003 Ritto, Antônio Carlos .A e Carvalho, Marinilza Bruno -organizadores . Educação à distância: flexibilidades e paradigmas - PoD, Rio de Janeiro , 2010 Ângelo, Eduardo Bom . Empreendedor Corporativo : A nova postura de quem faz a diferença , Elsevier, Rio de Janeiro , 2003 Catálogo de Potencialidades , UERJ / vol.2 – Rio de Janeiro : Ctrl C, 2007 Francisco Rodrigues Gomes. Livro Sobre Inovação. O Caso Sandálias Havaianas® através do Modelo D.E.I:Aplicação do Modelo D.E.I - Difusao de Inovações, Estratégia e a Inovação [internet]. Versão 20. Knol jun 5. Disponível em: Anne Miller .A Arte de Vender Ideias - Como Acabar Com A Resistência À Criatividade E A Inovação – 2010 – Ed. Unicamp – Campinas - Sp

56 Uma visão sem ação é um sonho, uma ação sem visão é só um passatempo,
uma visão com ação pode transformar o mundo. “Joel Barker UERJ – 9 de Novembro de 2010

57 MARINILZA BRUNO DE CARVALHO DOUTORA EM AVALIAÇÃO PELA UFRJ
MESTRE EM ENGENHEIRA DE SISTEMAS PELA COPPE-UFRJ BACHAREL MATEMÁTICA LICENCIADA EM MATEMÁTICA PESQUISADORA EM : TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DO IME - UERJ CONSULTORA DE EMPRESAS Coordenadora da CATED- Câmara Técnica da Educação à Distância da UERJ UERJ – 9 de Novembro de 2010


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