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PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave

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Apresentação em tema: "PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave
mestra para o bom exito de qualquer atividade” Rosana Fachada 1

2 PSICOMOTRICIDADE “Ciência psicopedagógica que procura estudar o homem, através do corpo em movimento e entender todas as relações que ele faz consigo mesmo e com o mundo externo” S.B.P (Lapierre,1984) Rosana Fachada 2

3 CAMPO DE ATUAÇÃO EDUCAÇÃO- Psicomotricidade Funcional
Psicomotricidade Relacional REEDUCAÇÃO TERAPIA Rosana Fachada 3

4 REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA
Le Camus ( apud - Guilmain, 1986) “ a três propósitos principais: reeducar a atividade tônica ( com exercícios de atitude, de equilíbrio e de mímica); melhorar a atividade de relação ( com exercícios de dissociação e de coordenação motora com apoio lúdico); desenvolver o controle motor ( com exercícios de inibição para os instáveis e de desinibição para os emotivos)” Rosana Fachada 4

5 Educação Psicomotora Psicomotricidade Funcional: baseia-se no desenvolvimento psicomotriz a partir de bases teóricas de neuroanatomia funcional- processos de maturação. O desenvolvimento da sessão de psicomotricidade funcional é estruturado de forma que o aluno imite os modelos de exercícios pré-programados, dentro do S.P.H e as valências físicas, ajudando aos alunos que apresentavam dificuldades escolares ( disléxicos, disgráficos, agitados). Rosana Fachada 5

6 Psicomotricidade Relacional
Fundamenta-se nos aspectos psicanalíticos da relação adulto com a criança. Em psicomotricidade relacional a tarefa do psicomotricista é o de descobrir o tema sobre o qual o corpo está espontaneamente expressando. Utiliza-se do brincar como elemento motivador para a exteriorização corporal da criança, permitido o seu desenvolvimento e aprendizagem na medida que media a relação do brincar ( limites, interagindo, estimulando, criando) junto à criança. Rosana Fachada 6

7 TERAPIA PSICOMOTORA Para Aucuturier e Lapierre ( 1977): “cabe ao terapeuta reconhecer na criança suas potencialidades e trabalhar com o que há de positivo na criança, partindo daquilo que ela faz espontaneamente, daquilo que sabe fazer, do que gosta de fazer” Necessita da disponibilidade corporal do psicomotricista, pois através da escuta ele modifica sua intervenção com a criança Rosana Fachada 7

8 Aucouturier “ Quando falo de globalidade da criança, falo de respeitar sua senso-motricidade, sua sensorialidade, sua emocionalidade, sua sexualidade, tudo ao mesmo tempo, falo de respeitar a unidade de funcionamento da atividade motora, da afetividade e dos processos cognitivos; falo de respeitar o tempo da criança, sua maneira totalmente original de ser no mundo, de viver, de descobrir, de conhecê-lo, tudo simultaneamente” Rosana Fachada 8

9 O Desenvolvimento Humano
Começa no 1º trimestre de gestação e termina aproximadamente aos 6 anos e meio de idade. Começa nos três meses de gestação e vai até os 6 anos e meio de Idade; Progride Verticalmente da medula até o encéfalo e depois a maturação é céfalo-caudal e próximo distal; Necessário a condição ótima da fisiologia; respeitando a Filogenia e a Ontogenia, observando a Sociogenia; O desenvolvimento final é no córtex, e é lateral, da esquerda para direita ou da direita para esquerda. Progride verticalmente através da medula espinhal e de todas as outras áreas até o córtex. O Córtex Humano Através do ciclo evolutivo Difere de animais que tem estrutura neuroanatômica do homem. O ser intelectual e comunicativo desenvolveu simultaneamente a lateralidade cerebral. A supremacia do homem está na especialização de função que se desenvolveu no uso do seu córtex. Rosana Fachada 9

10 Estágio do Desenvolvimento Humano
Filogenia Peixe réptil; Mamífero; Primata; Ontogenia Feto- recém-nascido; 10 meses; 12-24 meses; Estágio do Desenvolvimento Humano Neuromotricidade- hipotonia axial; Hipertonia das extremidades; Reptacao ventral Tonico-Motricidade – Quadrupedia; Simetria Funcional; Bimanualidade. Sensório-motricidade- controle postural; seguranca gravitacional; Lateralizacao funcional; Independencia do Polegar. 10 10

11 Estágio do Desenvolvimento Humano
Filogenia/Ontogenia Homem - 6 anos; Homem- Adolescente Estágio do Desenvolvimento Humano Perceptivo-Motricidade- desenvolvimento da locomocao; dextralidade; assimetria funcional; Especializacao hemisferica, somatognosia Psicomotricidade- Desenvolvimento Práxico; melodia cinética; Planificacao Motora; Maturidade Sociomotora 11

12 O Desenvolvimento Humano
Progride verticalmente até o córtex e se dirige na especialização hemisférica( D/E) Só o homem é capaz de: Ficar completamente ereto; Ver em três dimensões; Opor o polegar ao indicador; Escrever Falar; Ter a dominância Lateral: olho, mão pé. E ouvido; Pronar e supinar os braços. Rosana Fachada 12

13 ORGANISMO ANTES DE NASCER NASCIMENTO ORGANISMO H U M A N O
IMAGINAÇÃO ORGANISMO ANTES DE NASCER DESEJO COMO SERÁ ? QUAL O NOME ? ACONTECIMENTO NASCIMENTO ORGANISMO QUEM É ? COMO É ? QUEM CUIDA ? RECEPÇÃO - ACOLHIMENTO CUIDAR ESTIMULAR H U M A N O BASE PARA A ESTRUTURAÇÃO LINGUAGEM VÍNCULOS HUMANIZAÇÃO Rosana Fachada 13

14 ? ESTRUTURAÇÃO DESENVOLVIMENTO IDOSO ADULTO ADOLESCÊNCIA INFÂNCIA
MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS INFÂNCIA H U M A N I Z A Ç Ã O S U J E I T O MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS CRIANÇA HUMANO MOVIMENTOS RUDIMENTARES ? ORGANISMO DESENVOLVIMENTO MOVIMENTOS REFLEXOS IMAGINAÇÃO DESEJO Rosana Fachada 14

15 Avaliação psicomotora e comportamental
Dependência sensível às condições iniciais de vida Relação de interdependência com o meio Aparato biológico Biológica Sociogenia Avaliação psicomotora e comportamental Resultado Proposta de trabalho Reavaliação ia do comportamento  resultado dos fatores ambientais sobre os circuitos neurais em desenvolvimento Rosana Fachada 15

16 Perfil de Desenvolvimento
Rosana Fachada 16

17 Reflexos FASE DOS MOVIMENTOS REFLEXOS = A partir da 8ª semana de vida intra-uterina até o 4º mês de nascimento, os movimentos que compõem o repertório motor do ser humano são de natureza predominantemente, reflexiva. Fotomotor; Babinsky; Moro; RTCA; Preensão; Sucção; 17

18 Inteligência Sensório - Motora
Integração dos analisadores e receptores sensoriais internos, periféricos e distais que nasce da interação da própria ação e da afetividade que vai introduzindo novos dados: Tônicos, vestibulares, proprioceptivos, posturais, táteis, cinestésicos, auditivos e visuais, que vão integrar as funções Receptivas em Expressivas. 18 18

19 Esta integração na prática é a maturação do Tronco
Cerebral ( reflexos incondicionados em condicionados) em automatismos motores, gerando equilíbrio interoceptivo ( promove a segurança dos mov. rudimentares)para um equilíbrio Proprioceptivo ( aquisições da postura bípede) e por fim ao equilíbrio Externoceptivo ( mov. Fundamentais). 19 19

20 Estágios do desenvolvimento
Reflexos 0/1 meses Sensório-motor- 2/18 meses Sensório Motor- 18/24 meses Reações circulares Primárias: Secundárias: Retem e conserva os instrumentos de ação Chupar o dedo Manipulação de Objetos Coordenações de ações na relação espaço-tempo Suga os objetos Diferenciação entre fins e meios(8/9) Relação diferenciada entre objeto e sujeito Egocentrismo corporal e total Visão descobre a mão- explorar os objetos Estruturas de categorização sensório-motora e tátil-cinestésica Não há noção de sujeito e objeto Noção de superfície corporal Inteligência prática Herança Biológica, tendências instintivas e primeiras emoções. Coordenação de esquemas secundários(11/12) Regulações afetivas elementares Domínio da locomoção e marcha Gesto como pré-linguagem Tentativas intencionais, descoberta de novos meios Prefiguração e descentralização corporal. O sujeito torna-se um objeto no meio dos outros 20

21 FASES DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO GALLAHUE
FASE DOS MOVIMENTOS RUDIMENTARES = De 1 a 2 anos de idade, são as primeiras formas de movimentos voluntários que permitem o controle postural, movimentos de manipulação e locomoção. FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS = De 2 a 7 anos de idade, a criança adquire uma série de movimentos que ampliam sua capacidade de atuação no ambiente. Nesta fase ela passa por mudanças graduais que podem leva-la a atingir formas de movimento bem eficientes e comparáveis à execução de movimentos do adulto. FASES DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO GALLAHUE 21

22 De 1 a 7 meses Rosana Fachada 22

23 De 8 a 15 meses Rosana Fachada 23

24 Inteligência Sensório Motor Locomoção:reptar,gatinhar,andar,correr,saltar,saltitar,galopar,transpor,dançar. -Braquiação: pendurar,suspender,balançar-se, subir,descer,escalar Preensão:Agarrar,transportar, agrupar, manipular, manusear, bater, abrir e fechar,puxar e empurrar, juntar e afastar, compor e decompor, construir e destruir, encher e esvaziar, pinçar , atirar, lançar, apanhar, laçar, atar. 24

25 Inteligência Perceptivo-Motora
Maturação do Sistema Psicomotor Humano levando a criança aos 6 anos ao amadurecimento de suas relações sensórios-persceptivas, pronta desta forma para a próxima etapa do espiral: INTELIGÊNCIA SIMBÓLICA 25 25

26 Sistema Psicomotor Humano
Tonicidade Equilíbrio Lateralização Noção do Corpo (somatognosia) Estruturação Espaço-Temporal Praxia Global Praxia Fina Rosana Fachada 26

27 Estruturação Espacial-Temporal Dissociação de movimentos
Nascimento 7 anos Esquema Corporal Tônus Estruturação Espacial-Temporal LINHA DA VIDA Imagem Corporal Dissociação de movimentos Coordenação Ritmo Lateralidade Equilíbrio Rosana Fachada 27

28 Rosana Fachada 28

29 Rosana Fachada 29

30 Rosana Fachada 30

31 TONICIDADE TONICICIDADE EM LÚRIA - Alerta e de Vigilância que exige a mobilização de uma certa energia essencial `a ativação dos sistemas seletivos de conexão, sem os quais nenhuma atividade mental pode ser processada mantida e organizada. Aquisições Neuromusculares, conforto Tátil e integração de padrões motores antigravídicos ( 0 aos 12 meses) Rosana Fachada 31

32 EQUILÍBRIO Para Lúria, só haverá a equilibração corporal se a manutenção cortical acompanhar o desenvolvimento da criança. Equilíbrio : “É a capacidade de manter-se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo, através de uma combinação adequada de ações musculares e sob a influência de forças externas”. (Mello, 1980); As impressões : Labirínticas; Cinestésicas e as Visuais. Equilíbrio: Estático; Dinâmico e Recuperado. Rosana Fachada 32

33 LATERALIDADE A dominância lateral é baseada em fatores neurológicos e sociais; Observar as tarefas que exijam força, precisão para saber a dominância de olho, ouvido, pé e mão; Lateralidade :Homogênia; Cruzada, Ambidestra; Influi na construção do Esquema Corporal e do Espaço Rosana Fachada 33

34 Desenvolvimento do Esquema
Corporal SOMATOGNOSIA ESQUEMA CORPORAL: VERBO TER ASPECTO NEUROLÓGICO; MEMÓRIA CURTA; ORGANISMO EXTERNO. IMAGEM CORPORAL: VERBO SER; ASPECTO PSICOLÓGICO; MEMÓRIA LONGA; ORGANISMO INTERNO 3 anos: primeiros desenhos do corpo humano, um círculo e duas linhas paralelas que descem; 4 anos: aparecimento de novos detalhes; 5 anos: aparecimento do tronco; 6 anos: membros mal articulados; 7 anos: membros com duplo contorno com diferenças entre os sexos; 8 anos: pescoço; 9 anos em diante melhor construção gráfica. Rosana Fachada 34

35 ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL
É A ORIENTAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO DO MUNDO EXTERIOR REFERINDO-SE AO SEU REFERNCIAL E DEPOIS A OUTROS OU PESSOAS EM POSIÇÃO ESTÁTICA OU EM MOVIMENTO; Conhecimento das noções; Orientação espacial; Organização espacial; Compreensão das relações. Rosana Fachada 35

36 ORIENTAÇÃO TEMPORAL A capacidade de situar-se em função dos acontecimentos; Ordem e Sucessão; Duração dos Intervalos; Renovação cíclica de certos períodos; Rítmo Rosana Fachada 36

37 PRAXIAS Fina: Global: Macromotricidade Micromotricidade Oromotricidade
Grafomotricidade Independência ao equilíbrio e a Lateralidade; Repetir o gesto sem mudar a direção; Adaptação ao esforço muscular na relação sensório-motora: saber exatamente a Imagem do gesto Global: Macromotricidade Cinestésica, visual, tátil, labiríntico e vestibular que ocorre numa relação espaço temporal; Melhora o comando nervoso e refina o sistema sensorial e perceptivo. Rosana Fachada 37

38 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÉREBRO (LURIA)
3838 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÉREBRO (LURIA) 1ª. UNIDADE: ATENÇÃO Tronco cerebral; - Cerebelo (ETC): substância reticulada (postura,sono,vigília) - Tálamo(comunicação), - Sistema límbico Organização Psicomotora de base: - Tonicidade (nascimento aos 12 meses). - Equilíbrio (12 meses aos 3 anos). - Parte da Lateralidade (2 anos aos 3 anos). Rosana Fachada

39 TRONCO CEREBRAL CEREBELO ATENÇÃO VIGILÂNCIA;
3939 TRONCO CEREBRAL CEREBELO ATENÇÃO VIGILÂNCIA; INTEGRAÇÃO NEUROSSENSORIAL; INTEGRAÇÃO TÔNICA COORDENAÇÃO DE MOVIMENTOS AUTOMÁTICOS E VOLUNTÁRIOS;

40 -Zonas posteriores dos Hemisférios cerebrais:
4040 2ª. UNIDADE PROCESSAMENTO -Zonas posteriores dos Hemisférios cerebrais: Lobo Occipital (visão) Lobo Temporal (audição); Lobo Pariental (sensorial) com áreas: 1ª. Projeção(recebe via aferentes); 2ª. Associação(codificação e síntese); 3ª.Integração(co-trabalho dos anali- sadores) somatognosia; (3 anos aos 4 anos). estruturação espacial; estruturação temporal (4 anos aos 5 anos). Conexões áreas subcorticais; Sensoriais e motoras gerando o pensamento, a abstração e A memória Rosana Fachada

41 Lóbulo Occipital Lóbulo Temporal Integração Visual; Figura - Fundo;
4141 Lóbulo Occipital Lóbulo Temporal Integração Visual; Figura - Fundo; Constância da Forma; Posicão no Espaço. Integração Auditiva; Discriminação e seguência de sons; Seguência de rítmos

42 Lóbulo Pariental Integração Somato- Sensorial; Somatognosia;
4242 Lóbulo Pariental Integração Somato- Sensorial; Somatognosia; Espaço agido- espaço representado; Autotopognosia; Discriminação Tátil cinestésica; Gnosia tátil dos objetos e dos dedos.

43 Zonas anteriores dos hemisférios cerebrais: -Lobo Frontal
4343 3ª. UNIDADE PLANIFICAÇÃO - Zonas anteriores dos hemisférios cerebrais: -Lobo Frontal -Pré Frontal (regulação e controle) - Praxia global (macromotricidade) (5 aos 6 anos). -Praxia Fina (micro,oro e grafo- Motricidade (6 aos 7 anos). Rosana Fachada

44 Lóbulo Frontal Estruturação Espaço-temporal; Praxia;
4444 Lóbulo Frontal Estruturação Espaço-temporal; Praxia; Linguagem Expressiva; Planificação das ações e da Linguagem; Julgamento Social; Controle e Regulação exteroceptiva

45 OBRIGADA!!!!!! ROSANA FACHADA rosana.fachada@terra.com.br
Cel: Rosana Fachada 45


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