A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Direção de Arte Audiovisual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Direção de Arte Audiovisual"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Direção de Arte Audiovisual
Cenografia Figurino Maquiagem

2 O que faz um diretor de arte?
Participa do processo de criação e concepção visual do projeto; Coordena as equipes de Cenografia, Figurino e Maquiagem; Define paleta de cores, referências, materias, texturas; Concebe com o diretor e o diretor de fotografia a “estética” do filme.

3 Equipe de Cenografia Cenógrafo: Responsável pela planta baixa do cenário criado pelo Diretor de Arte, acompanhando diretamente sua execução final pelo cenotécnico; Cenotécnico: aquele que, com seus auxiliares, constrói o cenário conforme especificações do cenógrafo. Habilidades em serralheria, marcenaria, pintura, tapeçaria e etc. são necessárias; Produtor de Objetos (de Arte): Providencia os objetos de cena, móveis e demais elementos necessários, colocando-os sob a guarda do contra-regra. Contra-regra: mantém sob sua guarda, todos objetos de cena, ajuda a decorar o set.

4 Equipe de Figurino Figurinista: Concebe, organiza e produz os figurinos. Organiza, juntamente com suas assistentes o cronograma de uso para que todos para que o elenco os tenham a disposição segundo a necessidade das filmagens. Assistente de Figurino: Assessora a figurinista no que for necessário. Ajuda na concepção e produção dos figurinos, auxilia na organização e a vestir o elenco; Camareiras: responsáveis pela manutenção dos figurinos, devem auxiliar a figurinista deixando as peças prontas para serem usadas pelos atores; Costureiras: são incorporadas à equipe se os figurinos tiverem que ser confeccionados ou necessitarem de alguns reparos; Aderecista: responsável pela confecção dos adereços quando o projeto demandar.

5 Cenário É o espaço cênico, onde se desenrola a ação.
A construção do espaço cênico na linguagem cinematográfica deve contribuir à narrativa, não é um projeto independente do resto da obra. Os recursos visuais da construção cenográfica e a concepção dos cenários são registrados pela câmera, pela direção de fotografia. Nem sempre o que se vê a olho nu é o que está sendo registrado. Cenografia em: - Locação - cenários reais; - Estúdio - cenários construídos. Importância dos objetos de cena.        

6 Georges Méliès, a influência da cenografia teatral no cinema.

7 Construção da “realidade”.
Os Pássaros. Alfred Hitchcock. 1963. Filmagem em Estúdio. Construção da “realidade”.

8 Neo-Realismo Italiano. Saída às ruas em busca do real.
Ladrões de Bicicleta. Vittorio De Sica. 1948 Roma Cidade Aberta. Roberto Rosselini. 1945 Filmagem em Locação. Neo-Realismo Italiano. Saída às ruas em busca do real.

9 Caminho das Índias. TV Globo. 2009.
Favela Cenográfica. Novela Duas Caras TV. Globo Caminho das Índias. TV Globo Cenogafia das Novelas e Publicitária: Busca do Confortável

10 Telejornalismo: Cenografia fria e sóbria.
Jornal da Globo. Jornal Nacional. Jornal da Record

11 Figurino É a vestimenta usada pelos atores, modelos e apresentadores.
“É uma forma de se comunicar”, Emília Duncan É a vestimenta usada pelos atores, modelos e apresentadores. A importância das relações entre figurinista e atores na composição das personagens. Conceituação e concepção de projetos de figurino dentro da Direção de Arte. Tipos de Figurino: naturalista, de época, estilizado. Obs: O conhecimentos técnico é necessário.

12 Figurinos de Época Desejo e Reparação (Atonement), Joe Wrigh, fig. Jacqueline Durran. 2007 Elizabeth: A Era de Ouro, Shekar Khapur Fig. Alexandra Byrne, 2007 Piaf: Um hino ao amor (La vie en Rose), Olivier Dahan, Fig. Marit Allen, 2008 Sweeney Todd, Tim Burton, Fig. Collen Atwood, 2007 Accross the Universe, Julie Taymor fig. Albert Wolsky, 2007

13 Cirque de Soleil. Alegria.
Hoje é dia de Maria. Luiz Fernando Carvalho 2006. Grande Famíia. Pecado Mora ao Lado. Billy Wider Figurinos Estilizados e naturalistas

14 Maquiagem Maquiagem naturalista.
Maquiagem de efeito (envelhecimento, rejuvenescimento, feridas, sangue…). Maquiagem com a Computação Gráfica.

15 O Curioso caso de Benjamin Button. David Fincher. 2008.
Cidade de Deus. Fernando Meireles Hoje é dia de Maria. Luiz Fernando Carvalho 2006.

16 Direção de Arte e Efeitos Visuais
Sin City. Frank Miller, Robert Rodriguez, Quentin Tarantino. 2005.

17 Direção Stanley Kubrick
Laranja Mecânica Desenho de Produção: John Barry Direção de Arte: Russell Hagg e Peter Shields 2001: Uma odisséia no espaço Desenho de Produção: Ernest Archer, Harry Lange e Anthony Masters Direção de Arte: John Hoesli Direção Stanley Kubrick


Carregar ppt "Introdução à Direção de Arte Audiovisual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google