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Remuneração Estratégica e Relações com empregados

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Apresentação em tema: "Remuneração Estratégica e Relações com empregados"— Transcrição da apresentação:

1 Remuneração Estratégica e Relações com empregados
Aula 0 – Integração, critérios de avaliação Universidade Presbiteriana Mackenzie Pós Graduação GEP: Gestão Estratégica de Pessoas Prof. Luiz Vagner Raghi Turma __

2 Apresentação Quem sou? Nome Formação Empresa Cargo

3 Programa Curso GEP Objetivo Conteúdo programático/Cronograma
Dicas gerais Critérios de avaliação da disciplina Bibliografia

4 Objetivo da disciplina
Capacitar o participante a compreender e incorporar os conceitos relativos à gestão da remuneração, compreendendo-as para saber participar e facilitar a implementação de políticas e práticas alinhadas aos objetivos estratégicos organizacionais. Entender as premissas de relações saudáveis com os empregados. Ementa Entendimentos dos diferentes conceitos e das principais ferramentas para implementação de um modelo de remuneração estratégica e a discussão de suas vantagens e limitadores. Compreensão dos conceitos de relações com empregados e estudo de práticas por meio de casos. 4

5 Programa 00/00 Integração / Critérios de avaliação 1
SESSÃO DATA TEMA 00/00 Integração / Critérios de avaliação 1 Remuneração: contexto histórico / Alternativas às demissões 2 Remuneração Estratégica 3 Remuneração Fixa 4 Remuneração Variável 5 Remuneração Indireta - O componente benefícios 6 Relações de Trabalho 7 Conclusão e ou revisão matéria / Prova final 8 Apresentação dos trabalhos em grupos Total 8 encontros

6 Dinâmica dos nossos encontros
Aulas expositivas com participação dos alunos Debates em grupo: conceitos e avaliações de casos ilustrativos Apresentação de Trabalhos/Pesquisas/Seminários Os participantes são os sujeitos da ação e o docente um facilitador da aprendizagem. Importante: acompanhar o cronograma de atividades das aulas !

7

8 Expectativas desta disciplina
? Apresentado o conteúdo programático, escreva em uma folha de papel oficial da escola, quais são suas expectativas em relação à disciplina. Ao final dos nossos encontros você receberá esta mesma folha de papel, para quantificar o percentual de atendimento de suas expectativas. Poderá também acrescentar os comentários que julgar pertinente.

9 Regras do Jogo Carga horária-8 aulas - Presença 75%
Faltas 25% - 2,0 faltas permitidas chamadas serão feitas no fim da aula Participação na aulas representará um percentual do conceito final de avaliação Horários (19h00 às 22h30 / Intervalo 00h15) entrada, saída, intervalos Leitura prévia são recomendadas a participação em sala de aula será mais efetiva Material de apoio estão descritos no programa e devem ser observados

10 Regras do Jogo Ao fazer a pesquisa para seus trabalhos do curso, cite as fontes utilizadas. Copiar parte de uma obra e não dar o devido crédito ao autor, constitui crime de plágio. A violação do direito autoral está prevista no artigo 184 do Código Penal Brasileiro, e a pena para quem pratica o plágio em benefício próprio, é a detenção de 3 três) meses a 1 (um) ano, ou multa. Esta pena pode ser ampliada para um a quatro anos, caso o plágio tenha a finalidade de lucro. Ao plagiador também pode ser imputado o crime de falsidade ideológica.

11 Critérios de Avaliação
Avaliação individual (20%) R A Pessoa dispersa, distrai os demais, chega sempre atrasada, falta com respeito a colegas e professores Faz perguntas, externa análises, compartilha conhecimentos e experiências demonstrando interesse e atenção constantes Resenhas sobre as aulas fornecidas em ppt: Resenha 1:Remuneração fixa (aula 3) Resenha 2:Remuneração Indireta (aula5) Auto avaliação: expectativas / atendimento em relação à disciplina

12 Critérios de Avaliação
Avaliação em grupo (20%) -Trabalhos específicos em classe -Participação na aula R A Copiou material já existente sem devidas referências Desenvolveu texto com base na literatura apresentada e ampliou com novas informações

13 Critérios de avaliação
Prova final individual(30%) Será feita no penúltimo dia de aula do programa R A Participei ativamente e questionei os conceitos, com análise crítica do que ouvi Estive dispersa (o) e/ou distraída (o) na maior parte das aulas

14 Critérios de avaliação
Trabalho final de curso-em grupo(30%) A classe se dividirá em 5 grupos para cumprir esta etapa Os casos serão distribuídos na segunda aula do programa e deverão ser trabalhados ao longo da disciplina A apresentação dos grupos ocorrerá na última aula do programa. Cada grupo terá 20 minutos para apresentar a solução de seu caso.

15 Trabalho “Final do curso”
Caso 1: Empresa do setor de alta tecnologia buscando re- posicionamento Caso 2: Empresa do segmento farmacêutico que necessita equalizar a remuneração da força de vendas Caso 3: Empresa Têxtil e que está com sua rentabilidade afetada pela concorrência Caso 4: Empresa de serviços de logística que necessita criar vantagem competitiva para manter-se no mercado Caso 5: Empresa de equipamentos de automação que necessita diferenciar-se em preços e serviços

16 Apresentação dos Trabalhos
Resenhas: Texto em word com 3 páginas (mínimo), escrito em times roman 12, espaço 1,5 e margens convencionais, superior e esquerda 3 / inferior e direita 2, impresso e grampeado. Fazer uma página de rosto com identificação do aluno. Entregar até o último dia de aula. Trabalho final: Texto em ppt com +/-12 páginas, acrescentar uma página de rosto com identificação dos alunos/tema. Entregar o trabalho impresso e gravado em CD (gravar filme se exibir), no dia da apresentação. Apresentação trabalho final: Exposição pelo grupo em sala de aula, com abordagem dos critérios da solução do caso e complementar com dados do segmento econômico e filmes alusivos.

17 Critérios gerais de avaliação
Reprovação em duas disciplinas implica em desligamento da UPM). Conceitos: conceito A - excelente – média entre 9,0 a 10,0; conceito B - bom – média entre 8,0 a 8, 9; conceito C - regular – média entre 7,0 a 7,9; conceito R - reprovação – média entre 0 a 6,9. 17

18 Luiz Vagner Raghi Adm. Empresas USCS / Pós-Graduação Adm. RH FGV / Mestrado Acadêmico Adm. RH UMESP. Na função RH há 35 anos, 25 anos em cargos diretivos, 5 anos como assessor empresarial: Mercedes Benz, General Motors, Brasinca, Filizola, dentre as principais empresas atendidas. Participante de mediações com Sindicatos obreiros no ABC, São Paulo, Minas Gerais e Nordeste. Representante de empresas junto aos Sindicatos patronais: Sindipeças, Simefre, Sindimaq, Abifa-Sifesp, Sibapem , Grupo XIX da Fiesp, Fiemg. Docente há 5 anos, em Pós-Graduação Gestão Estratégica de Pessoas / Liderança e Desenvolvimento Humano: Mackenzie / São Paulo Master School / INPG Sustentare / Universidade Federal do Tocantins. Pesquisador Acadêmico, apresenta regularmente trabalhos científicos em universidades: Umesp, SPMS, UNIFAI, IMES, FATEC, FAENAC/Anhanguera. Visiting Scholar Harvard University & Harvard Business School. Elabora e aplica seminários e palestras desde 1992, abordando Desenvolvimento Humano / Equipes Criativas / Liderança nas Organizações, com atuação em todo Brasil. Destaques: Participação I Congresso Virtual RH Brasil ,“O Ser Humano como Diferencial Competitivo”. Participação Mesa Redonda, transmitida para todo o Brasil pela UMESP, “Sindicalismo e Negociação Sindical”. Publicação matéria “Formas alternativas para evitar demissões”, revista Exame. Publicação artigo científico “Representação Trabalhadores”, revista eletrônica SARE-Anhanguera. Publicação Dissertação de Mestrado “A Representação de Trabalhadores no Local de Trabalho no ABC Paulista”, incluindo pesquisa sobre a RLT. Participação habitual nos Institutos: CEAPRH / G3 / INAMA SP / CRA SP. Participa do grupo de estudos sobre Pessoas e Organizações G3 / Fundação Dom Cabral. Ação voluntaria: Contribui com família carente na cidade de Peruíbe – SP. 18

19 Bibliografia BOOG, Gustavo e Magdalena. Manual de gestão de pessoas e equipes. São Paulo: Editora Gente, MARRAS, Jean Pierre. Administração da remuneração. São Paulo: Thomson, 2002. NOGUEIRA, A.M. Competências em relações do trabalho e sindicais. IN: Dutra, J.S.et al. Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2008 PLOTHOW, C.B.A. et al. Remuneração por competências: alternativas e implicações. IN: Dutra, J.S. et al. Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2008. RESENDE, Enio. Cargos, salários e carreira. São Paulo: Summus Editorial, 1991. RESENDE, Enio. Remuneração e carreira baseadas em competências e habilidades. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. ROSA,F.D. Participação nos lucros ou resultados. São Paulo: Thomson, 2006. SILVA, Mateus de Oliveira. Sistemas modernos de remuneração. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. SOUZA, Maria Zélia de A. et al. Cargos, carreira e remuneração. São Paulo: FGV Editora, 2005. WOOD Jr.,Thomaz e PICARELLI Fo., Vicente. Remuneração e Carreira por habilidade e competências. São Paulo: Atlas, 2004. WOOD Jr, Thomaz e PICARELLI Fo., Vicente. Remuneração estratégica: a nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2004.


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