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KNOWLEDGE MANAGEMENT COMPANY -

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Apresentação em tema: "KNOWLEDGE MANAGEMENT COMPANY -"— Transcrição da apresentação:

1 KNOWLEDGE MANAGEMENT COMPANY - WWW.KMCHOUSE.COM.BR

2 WORKSHOP PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Alfredo Passos Especial para Rede Goiás e Escola de Governo 9 dezembro 2003

3 Objetivo Facilitar a aquisição, organização e aprofundamento dos principais conceitos, metodologia e instrumentos de planejamento estratégico, compreendendo a definição de negócio, a análise estratégica e a formulação estratégica, incluíndo a definição de ações concretas na administração pública do Estado de Goiás.

4 AGENDA Sessão 1: A definição de negócio
Sessão 2: Análise estratégica, formulação estratégica e ações concretas na administração pública do Estado de Goiás Sessão 3: Trabalho prático Sessão 4: Apresentações dos trabalhos e encerramento

5 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO HOJE
As pessoas são o diferencial competitivo nas organizações de sucesso Gestão hoje: um novo conjunto de habilidades gerenciais, técnicas e comportamentais

6 Paradigma Competitivo
Corporações competem por Market Share Países Competem por Investment Share

7 Oportunidade de Crescimento
Ativos Globalizáveis Expansão Internacional Consolidação Doméstica Expansão Internacional Sair do Negócio Consolidação Doméstica Ativos Domésticos

8 também uma potência, mas para isso precisa ter um
Visões do Brasil 1 “O Brasil tem tudo que é preciso para se tornar também uma potência, mas para isso precisa ter um plano estratégico claro, diferente daquele que foi adotado na última década”. Jeffrey Sachs, novembro 2003, São Paulo

9 Visões do Brasil 2 Doing Business in 2004 Brasil - Perfil de País
Um projeto de benchmarking que compara o custo regulatório de fazer negócios em mais de 130 países Tempo Gasto para abrir uma empresa (dias) Austrália (2) Estados Unidos (4) Chile (28) OCDE Média (31) Brasil (152) Fonte: World Bank Group - Monitoring, Analysis and Policy Unit Investment Climate Department

10 Anápolis - O trevo do Brasil “6 lugares quentíssimos para os
Visões do Brasil 3 Anápolis - O trevo do Brasil “6 lugares quentíssimos para os negócios e o emprego” Revista Exame 12 novembro 2003, páginas 49 e 50.

11 Goiás - um dos estados mais competitivos Ranking dos Estados
Visões do Brasil 4 Goiás - um dos estados mais competitivos Ranking dos Estados SP, MG, RJ, PR, RS, SC, BA, ES, GO (entre 27 estados) Simonsen Associados e Revista Amanhã, novembro 2003

12 O QUE É ? Planejamento Estratégico é um processo gerencial estruturado a partir de um método que privilegia a visão sistêmica da empresa inserida em ambientes (incluíndo o seu próprio ambiente interno), bem como a participatividade de suas lideranças no seu desenvolvimento

13 PARA QUE SERVE? Visa orientar ou reorientar os negócios e produtos ou serviços da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios, através do desenvolvimento e manutenção de uma adequação razoável entre objetivos e recursos da empresa e mudanças de oportunidades de mercado (“orientação ao mercado”)

14 Por favor responda estas perguntas:
Qual é o nosso negócio? Para onde caminhamos, isto é, no que vamos transformar-nos se as coisas continuarem como estão? O que gostaríamos de vir a ser? E o que fazer para que o sejamos efetivamente? Peter Drucker

15 MÉTODOS DE PLANEJAMENTO: EVOLUÇÃO
FINANCEIRO BÁSICO PLANEJAMENTO BASEADO EM PREVISÕES E PROJEÇÕES PLANEJAMENTO ORIENTADO PARA O AMBIENTE EXTERNO ORÇAMENTO F D E A B C CONCORRÊNCIA FORNECEDORES CLIENTES ENTRANTES POTENCIAIS INDÚSTRIA MACRO-AMBIENTE ECONÔMICO AMBIENTE TECNOLÓGICO SÓCIO-CULTURAL DEMOGRÁFICO E AMBIENTES POLÍTICO E LEGAL SUBSTITUTOS PRODUTOS TENDÊNCIAS 2004 CENÁRIOS MACRO- ECONÔMICOS PROJEÇÕES PLURIANUAIS ORÇAMENTO ANUAL PLANO ESTRATÉGICO HORIZONTE: CURTO-PRAZO FOCO: FUNCIONAL (PESSOAL, PRODUÇÃO, ADMINISTRATIVO...) HORIZONTE: LONGO-PRAZO FOCO: AINDA FUNCIONAL HORIZONTE: LONGO-PRAZO FOCO: PRODUTOS, MERCADOS E PROCESSOS

16 PROPOSTA DE MODELO DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO
FUNDAMENTOS ANÁLISES MACRO - AMBIENTE MERCADO ANÁLISE INTERNA INDÚSTRIA PERFIL DE RESPOSTA GRUPOS ESTRATÉGICOS FORMULAÇÕES METAS VISÃO FATORES CHAVE DE SUCESSO ESTRATÉGIA GENÉRICA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO PLANO DE AÇÃO

17 DO PLANO ESTRATÉGICO AOS PLANOS OPERACIONAIS
Planejamento Estratégico Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos Plano Ger.Exec. Pessoal Plano Ger. Exec. Escola Governo Plano Ger. Exec. Vapt Vupt

18 CICLO DO PLANEJAMENTO Onde estamos? Implementação Análise
Como assegurar que chegaremos? Onde queremos estar? Como poderemos chegar lá? Qual o melhor caminho? Estratégia

19 VISÃO DECLARAÇÃO DA VISÃO O que somos ? Missão No que acreditamos ?
O que queremos ser ? VISÃO Missão Valores Objetivos

20 VISÃO A Visão é a expressão formal dos FUNDAMENTOS de um empreendimento (declaração de princípios) Fundamentos: elementos de ORIENTAÇÃO da atividade empresarial (primeira REDUÇÃO DE VARIEDADE) É composta pelos seguintes elementos componentes: MISSÃO VALORES OBJETIVOS

21 COMPONENTE: MISSÃO É a maneira pela qual a empresa exerce o “core business”, ou seja, o que ela é hoje e o que deseja ser Ela é diretiva e não limitadora e indica: Onde concentrar recursos Onde procurar novas oportunidades Onde construir o sucesso da empresa Ela contém: O negócio da empresa (necessidades a atender) O cliente da empresa e o que é valor para o mesmo (segmentos de mercado) As competências básicas da empresa e a forma de atuação do negócio (conhecimentos e tecnologias a empregar)

22 COMPONENTE: OBJETIVOS
COMPONENTE: VALORES Convicções claras e fundamentais que a empresa defende e adota como guia de gestão do seu negócio (crenças e posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e não importante) COMPONENTE: OBJETIVOS Determinam o rumo a ser seguido pela empresa Identificam o que se deseja realizar (situação futura desejável)

23 Exemplo: Agência Goiana
Visão Ser um órgão de gestão pública inovadora, reconhecido pela excelência de seus produtos e serviços. Missão Atuar junto aos órgãos da Administração Pública inovando e difundindo modelos de gestão dos recursos humanos, materiais e tecnológicos, para que o Estado atenda às demandas sociais. O nosso negócio É a gestão pública do conhecimento, recursos humanos, materiais, tecnológicos e patrimoniais.

24 PROPOSTA DE MODELO DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO
FUNDAMENTOS ANÁLISES MACRO - AMBIENTE MERCADO ANÁLISE INTERNA INDÚSTRIA PERFIL DE RESPOSTA GRUPOS ESTRATÉGICOS FORMULAÇÕES METAS VISÃO FATORES CHAVE DE SUCESSO ESTRATÉGIA GENÉRICA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO PLANO DE AÇÃO

25 FATORES - CHAVE DE SUCESSO
ANÁLISE DOS FATORES - CHAVE DE SUCESSO

26 ANÁLISE DOS FATORES-CHAVE DE SUCESSO
FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCS’s) são aquelas condições julgadas necessárias (ainda que não suficientes) para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios Neste sentido, pode-se afirmar que a empresa deverá ter um desempenho no mínimo satisfatório com relação a estas condições para ser bem sucedida em seu ramo Avaliando as empresas-líderes no setor em que nossa empresa atua (ou atuará), podemos nos perguntar: Quais seriam as razões comuns que determinam a liderança destas empresas no mercado ?

27 FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS
Setor de Serviços AGILIDADE OPERACIONAL SUPORTE TÉCNICO Setor de Bebidas DISTRIBUIÇÃO Setores de Varejo e Atacado DIVERSIDADE DE PRODUTOS DISPONIBILIDADE DE PRODUTOS Setor de Varejo de Combustíveis LOCALIZAÇÃO

28 MACRO-AMBIENTE ANÁLISE DO TENDÊNCIAS TENDÊNCIAS AMBIENTE ECONÔMICO
TECNOLÓGICO ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTES DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL AMBIENTES POLÍTICO E LEGAL TENDÊNCIAS TENDÊNCIAS

29 DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL
MACRO-AMBIENTE TENDÊNCIAS TENDÊNCIAS POTENCIAIS AMBIENTE ECONÔMICO AMBIENTE TECNOLÓGICO FORNECEDORES CONCORRÊNCIA CLIENTES B A F C AMBIENTES DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL E D INDÚSTRIA AMBIENTES POLÍTICO E LEGAL PRODUTOS SUBSTITUTIVOS

30 OPORTUNIDADE Antevisão de uma situação futura potencialmente favorável à empresa, cujo aproveitamento poderá contribuir de forma significativa para a realização de sua visão, tendo em vista sua grande probabilidade de sucesso

31 AMEAÇA Antevisão de uma situação futura potencialmente desfavorável que, dada sua relevância e grande probabilidade de ocorrência poderá enfraquecer a posição competitiva da empresa e restringir sua capacidade de realizar sua visão (se nada for feito a respeito, é claro !)

32 AMBIENTE DEMOGRÁFICO EXEMPLO DE VARIÁVEIS: Crescimento populacional Taxa de natalidade e faixas etárias Número de residências Migrações e concentrações (capital, interior) Etnias Escolaridade Análise de tendências relativas a características de populações que possam ter implicações no direcionamento das atividades futuras da empresa

33 AMBIENTE ECONÔMICO EXEMPLO DE VARIÁVEIS: Crescimento do produto e da renda real Classes de renda Níveis de consumo e poupança Inflação Padrões de gastos do consumidor (tipos de bens) Análise de tendências das variáveis econômicas que afetam fundamentalmente a demanda e a oferta de produtos e serviços nos mercados em que a empresa atua ou pretende vir a atuar

34 AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL-NATURAL
EXEMPLO DE VARIÁVEIS: Regulamentação governamental (projetos de lei em andamento) Crescimento de grupos de interesse público (correntes ideológicas emergentes) Código de defesa do consumidor Análise de tendências relativas a leis, códigos, instituições governamentais e correntes ideológicas que possam afetar a empresa Análise de tendências relativas a escassez de recursos, energia elétrica, entre outras questões ambientais específicas

35 AMBIENTE TECNOLÓGICO EXEMPLO DE VARIÁVEIS: Velocidade de mudança e da informação Programabilidade: “Tudo, de todas as formas, a todo momento” (Régis Mackena) Informatização/ Automação industrial Análise de tendências relativas ao conhecimento humano que possam influenciar na empresa (ou tornar obsoletos) o uso de determinadas matérias--primas e insumos ou o emprego de determinados processos operacionais e gerenciais

36 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL
EXEMPLO DE VARIÁVEIS: Mudanças nas crenças, valores e norma sociais Relação das pessoas consigo mesmas, com os outros, com as instituições, com a sociedade Relação das pessoas com a natureza, com o universo Análise de tendências relativas a crenças básicas, valores, normas e costumes sociais nas sociedades com as quais a empresa interage, de forma a perceber situações que possam afetar o desenvolvimento futuro da empresa

37 ANÁLISE DO MERCADO EMPRESA REGIÃO PRODUTOS OU SERVIÇOS SEGMENTO

38 ANÁLISE DE MERCADO A Análise de Mercado consiste em um processo em que uma empresa estuda os mercados em que atua, em termos de suas características, seu desenvolvimento e suas tendências A análise tem por finalidade: Aprofundar o conhecimento da empresa com relação ao mercado em que atua Avaliar a posição relativa da empresa no mercado Avaliar possibilidades de segmentação de mercado

39 ANÁLISE INTERNA ESTUDO QUANTITATIVO Matriz PFOA CAPACIDADES

40 Matriz PFOA POTENCIALIDADES FRAGILIDADES EMPRESA OPORTUNIDADES AMEAÇAS
MERCADO A MATRIZ P F O A REPRESENTA UM PROCESSO DINÂMICO ONDE OS QUADRANTES PODEM SER MODIFICADOS POR: AJUSTES INTERNOS NA EMPRESA AÇÕES DAS FORÇAS DE MERCADO

41 ANÁLISE DA INDÚSTRIA modelo de Michael Porter FORNECEDORES ENTRANTES
Poder de Barganha Ameaça de Produtos ou Serviços Substitutos Ameaça de Novos Entrantes (Barreiras de Entrada) Rivalidade (Barreiras de Saída) COMPRADORES CONCORRENTES modelo de Michael Porter SUBSTITUTOS

42 ANÁLISE DA INDÚSTRIA Análise da Indústria: processo que procura antever o comportamento global dos agentes econômicos nas indústrias onde a empresa opera Indústria: grupo de empresas que geram produtos/serviços para o mercado que são substitutos bastante aproximados entre si Finalidade da Análise: identificar fatores de Atratividade e Risco nas Indústrias em que a empresa opera, a partir da avaliação das forças que os determinam

43 GRUPOS ESTRATÉGICOS ANÁLISE DOS EMPRESA GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 4
ENTRANTES Ameaça de Novos Entrantes (Barreiras de Entrada) ANÁLISE DOS GRUPOS ESTRATÉGICOS Poder de Barganha CONCORRENTES Poder de Barganha FORNECEDORES COMPRADORES Rivalidade (Barreiras de Saída) Ameaça de Produtos ou Serviços Substitutos modelo de Michael Porter SUBSTITUTOS GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 4 GRUPO 3 GRUPO 5 EMPRESA

44 ANÁLISE DOS GRUPOS ESTRATÉGICOS
Consiste na aplicação recursiva da Análise da Indústria “dentro” da Indústria (“zoom”) Grupos estratégicos: “indústrias” dentro da indústria Definição: grupo de empresas de uma indústria que estão seguindo uma estratégia idêntica ou semelhante ao longo das dimensões estratégicas

45 DIMENSÕES CARACTERIZADORAS DE GRUPOS
Especialização: amplitude de linha, segmentos de clientes-alvo e os mercados geográficos atendidos Identificação de marcas: evita competição via preços Política de canal: grau em que desenvolve a identificação de marca diretamente com o consumidor ou opta em apoiar canais de distribuição ( “puxa” ou “empurra” ?) Seleção de canal: canais de distribuição próprios, especializados ou amplos

46 MAPA DE GRUPOS ESTRATÉGICOS: EXEMPLO
GRUPO A LINHA COMPLETA, INTEGRADA VERTICALMENTE, BAIXO CUSTO DE FABRICAÇÃO, ATENDIMENTO REDUZIDO, QUALIDADE MÉDIA LINHA COMPLETA EMPRESAS 1, 2 E 3 GRUPO C LINHA MÉDIA, MONTADOR PREÇO MÉDIO, ALTO GRAU DE ATENDIMENTO AO CLIENTE, QUALIDADE BAIXA EMPRESAS 4 E 5 ESPECIA-IZAÇÃO GRUPO D LINHA REDUZIDA, MONTADOR, PREÇO ALTO, ALTA TECNOLOGIA, ALTA QUALIDADE GRUPO B LINHA REDUZIDA, ALTAMENTE AUTOMATIZADA, PREÇO BAIXO, BAIXO GRAU DE ATENDIMENTO LINHA REDUZIDA EMPRESAS 6, 7, 8 E 9 EMPRESA 10 ALTA INTEGRAÇÃO VERTICAL BAIXA

47 ? ? ? PERFIL DE RESPOSTA DOS Motivação CONCORRENTES PERFIL Intenções e
ANÁLISE DO PERFIL DE RESPOSTA DOS CONCORRENTES Motivação METAS ? ? ? HIPÓTESES ESTRATÉGIAS EM CURSO PERFIL CAPACIDADES Intenções e Potencialidades

48 COMPETIÇÃO ESTRATÉGIA DE VANTAGEM COMPETITIVA ESCOPO COMPETITIVO
Custo Mais Baixo Diferenciação Alvo Amplo Estreito ESCOPO COMPETITIVO LIDERANÇA DE CUSTO DIFERENCIA ÇÃO FOCO

49 CARACTERIZAÇÃO LIDERANÇA DE CUSTO
O negócio faz tudo para conseguir os menores custos de produção e distribuição na indústria como um todo, para obter uma maior rentabilidade. Pratica preços equivalentes ou mais baixos que os concorrentes e oferece produtos com uma qualidade apenas aceitável LIDERANÇA DE CUSTO DIFERENCIA ÇÃO FOCO

50 CARACTERIZAÇÃO DIFERENCIAÇÃO
O negócio procura atingir desempenho superior (singular) em alguma área importante de benefício ao cliente (serviços, qualidade, estilo, tecnologia, etc), considerando o mercado como um todo. A obtenção de sua rentabilidade dá-se via preço-prêmio, apresentando custos comparáveis com os da concorrência LIDERANÇA DE CUSTO DIFERENCIA ÇÃO FOCO

51 LIDERANÇA DE CUSTO vs. DIFERENCIAÇÃO
ASPECTO TEXAS INSTRUMENTS HEWLETT PACKARD ESTRATÉGIAS DO NEGÓCIO MARKETING PRODUÇÃO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO FINANÇAS RECURSOS HUMANOS VANTAGEM COMPETITIVA EM MERCADOS AMPLOS BASEADA EM RESULTADOS A LONGO PRAZO VANTAGEM COMPETITIVA EM PEQUENOS MERCADOS BASEADA EM PRODUTOS ÚNICOS E DE ALTO VALOR ALTO VOLUME / PREÇO BAIXO CRESCIMENTO RÁPIDO ALTO VALOR / PREÇO ALTO CRESCIMENTO CONTROLADO CAPACIDADE DE ENTREGA E QUALIDADE INTEGRAÇÃO VERTICAL LIMITADA MUDANÇA DA CURVA DE CUSTO DE EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO VERTICAL CARACTERÍSTICAS E QUALI- DADE PROJETO DE DESEMPENHO PROJETO DE CUSTO AGRESSIVA PLENA UTILIZAÇÃO CONSERVADORA SEM DÍVIDA COMPETITIVA INCENTIVOS INDIVIDUAIS COOPERATIVA INCENTIVOS COOPERATIVOS

52 FOCO CARACTERIZAÇÃO Consiste em abordar um ou poucos segmentos menores de mercado, ao invés de abordar o mercado todo, procurando identificar as necessidades desses segmentos e buscar, como estratégia, liderança em custos, ou algum tipo de diferenciação dentro do mercado-alvo, valendo-se de um único marketing-mix LIDERANÇA DE CUSTO DIFERENCIA ÇÃO FOCO

53 O PROBLEMA DO MEIO-TERMO
A empresa que não tiver uma estratégia bem definida terá o pior desempenho (indefinidas estrategicamente) Empresas “em crise existencial” procuram ser superiores em todas as dimensões estratégicas e acabam não sendo boas em nenhuma dimensão específica! Motivos: As estratégias genéricas são alternativas e exigem meios diferentes ou até inconsistentes de organização Uma empresa indefinida é um conjunto conflitante de arranjos organizacionais e sistemas internos de motivação

54 CRESCIMENTO ESTRATÉGIA DE PRODUTOS ATUAIS NOVOS MERCADOS
CONCÊNTRICA HORIZONTAL CONGLOMERADA PRODUTOS ATUAIS NOVOS Desenvolvimento de Mercados de Produtos Diversificação Penetração de Mercado MERCADOS

55 PROPOSTA DE MODELO DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO
FUNDAMENTOS ANÁLISES MACRO - AMBIENTE MERCADO ANÁLISE INTERNA INDÚSTRIA PERFIL DE RESPOSTA GRUPOS ESTRATÉGICOS FORMULAÇÕES METAS VISÃO FATORES CHAVE DE SUCESSO ESTRATÉGIA GENÉRICA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO PLANO DE AÇÃO

56 POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES AMEAÇAS E OPORTUNIDADES
PLANO DE AÇÃO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL ANÁLISE MERCADO ANÁLISE CONCORR. ANÁLISE CLIENTE ANÁLISE SERVIÇOS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES X AMEAÇAS E OPORTUNIDADES FEED BACK OBJETIVOS PLANOS DE AÇÃO POR PROJETO Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Projeto 4

57 DIREITOS RESERVADOS Todos os direitos para a língua portuguesa reservado para o autor. Nenhuma parte desta apresentação poderá ser reproduzida, guardada pelo sistema “retrieval” ou transmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, seja este eletrônico, mecânico, de fotocópia, de gravação ou outros, sem prévia autorização, por escrito, do autor. USO EXCLUSIVO DA KNOWLEDGE MANAGEMENT COMPANY -


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