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ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Turma 14 Grupo 47 Atividade : R03 Subgrupo x: Ludmila Gouveia 06/90031 Uendel Dourado 09/49655 Marcos Antonio 09/56805 Subgrupo y: Thiago Brandão 09/ Larissa Dutra 09/ Bruna Paixão 08/25492 Responsáveis pelo Texto: Larissa Dutra e Ludmila Gouveia

2 Unidade 3: Repensando a Logística
INTRODUÇÃO FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL DA LOGÍSTICA SUPPLY CHAIN Efficient Consumer Response ( ECR )

3 1 INTRODUÇÃO O processo de GLOBALIZAÇÃO impactou a economia mundial devido a formação de blocos econômicos que produziram diversos impactos em vários segmentos industriais, como: ↑ competitividade ↑ acesso a tecnologias. Essas transformações modificaram o mercado consumidor, que ficou mais exigente e bem informado. Então as empresas tiveram que se adequar a esse novo contexto, tendo como objetivo primordial a SATISFAÇÃO DO CLIENTE. “ A idéia é diminuir os custos relativos aos estoques e conseqüentemente redução do preço final ao cliente.” O grande dilema é: MANTER OU NÃO ESTOQUE ( pág 56 e 57). Solução = LOGÍSTICA INTEGRADA, ou seja, a companhia agora responsabiliza-se desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto na casa do cliente. Conseqüências disso = minimização do uso de estoques pela empresa ; o processo ocorre sem interrupções.

4 1.1 INTRODUÇÃO Conceito básico de logística: “é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que os seus concorrentes. Isso quer dizer diminuição dos custos e melhora na qualidade do produto. Disponibilizando ao cliente o produto certo, no tempo e quantidade desejada.” Importante: Baseado nesse novo enfoque, a logística apresenta potencial de desenvolvimento nos seguintes pontos: “Integração e coordenação das atividades ao longo da cadeia logística”; “Coordenação com outras funções da empresa e com fatores externos”. Importante: Mudanças no modelo de gestão de “culto da quantidade” para “culto do serviço ao cliente”.

5 2 FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL DA LOGÍSTICA
Quais são os fatores de pressão? Competição externa: A filosofia logística contribui para que o funcionamento do conjunto da empresa resulte mais competitivo, pois pode reagir mais rapido às mudanças e solicitações dos clientes ao oferecer maior confiabilidade e estabilidade na entrega da mercadoria solicitada.

6 b) Ciclo de vida do produto:
Os produtos se tornam obsoletos rapidamente e sua vida útil diminuiu. As empresas estão sendo obrigadas a inovar sua linha de produtos para se manterem atualizadas no mercado. c) Clientes mais exigentes e mais bem informados: Os clientes exercem forte pressão para mudanças nas empresas. Estas devem se esforçar para criar vínculo de confiança para com os seus clientes, essa exigência por parte dos consumidores contribui para que as empresas desenvolvam sua logística para produzir e desenvolver produtos com qualidade e tecnologia de ponta. d) Racionalização da base de fornecedores: Empresa e fornecedores estão estreitando relações. A proposta com a racionalização da base de fornecedores é receber produtos de melhor qualidade, diminuir estoques, reduzir o lead time de fornecimento e ter produtos disponíveis sempre que necessário.

7 e) Papel mais restrito dos distribuidores:
Empresas necessita, replanejar suas estratégias de distribuição, de modo a depender menos dos distribuidores. Ex: Algumas empresas estão se encarregando de distribuir seus produtos diretamente aos clientes, sem usar o canal via distribuidores. f) Demanda por parcerias: Com a criação de parcerias, as empresas precisam otimizar as oportunidades de negócio e fechar os elos com os clientes e fornecedores. É o começo da integração da cadeia logística.

8 3 SUPPLY CHAIN O que é Supply Chain? Como é a Gestão do Supply Chain?
É o esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. Como é a Gestão do Supply Chain? Inicia-se na saída da materia-prima do fornecedor, passa pela produção, montagem e termina na distribuição do produto acabado ao cliente final. Logo, é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, procurando administrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o benefício de todos os envolvidos.

9 Quais são os fatores que o desempenho do Supply Chain depende?
Capacidade de resposta às demandas dos clientes Qualidade de produtos e serviços Velocidade,qualidade e timing da inovação nos produtos Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital.

10 4. Efficient Consumer Response ( ECR ) OU “RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR”
A relação entre fornecedor e cliente no ECR evoluirá do tipo parceria para o tipo simbiótico no qual o relacionamento é marcado pela confiança e unidade. Fornecedor e cliente conscientes de que devem agregar valor ao consumidor. “ O consumidor elegerá a cadeia de distribuição mais eficiente”. Conseqüências do (ECR) = redução dos níveis de estoques, redução dos custos financeiros para manter os estoques, produtos frescos, com maior qualidade e repasse dos ganhos nos preços para o consumidor.

11 4.1- Efficient Consumer Response ( ECR ) OU “RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR”
Qual é a visão do ECR ? R: Característica de uma cadeia de distribuição moderna do segmento de produtos de consumo de massa, é uma cadeia ágil na movimentação do fluxo de mercadorias e eficiente na transmissão de informação entre os integrantes. Obs: para um detalhamento deste processo, ver página 73, 4º parágrafo. Nessa cadeia de distribuição integrada os desperdícios e as redundâncias nas interfaces são eliminados , e o custo total da cadeia de distribuição é reduzido.


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