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Entrevistas e Outras Técnicas de Selecção

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Apresentação em tema: "Entrevistas e Outras Técnicas de Selecção"— Transcrição da apresentação:

1 Entrevistas e Outras Técnicas de Selecção
Marta Silva 29 de Março de 2014

2 Programa de Apresentação
1 Os Processos de Selecção As diferentes técnicas de selecção Aspectos a ter em conta nas diferentes fases de selecção 2 Simulação de Dinâmicas de Grupo e Entrevistas Role Plays

3 O Processo de Recrutamento e Selecção
Pré-Selecção Leitura e Análise de CV Entrevista Telefónica Selecção Testes de Aptidões ou de Potencial Testes de conhecimentos específicos Exercícios de simulação Exercícios de Grupo Entrevista Biográfica / Curricular Entrevista de Competências Outras Testes de Aptidões – falar das ferramentas online, com testes numéricos, verbais, lógicos. Testes de conhecimentos específicos – normalmente cultura geral, estão em desuso.

4 O papel das Dinâmicas de Grupo
Construída com base no perfil de competências. Simula situações reais, potenciando respostas genuínas mais reveladoras dos indicadores comportamentais presentes no perfil de competências. O timing de utilização durante o processo avaliativo e o seu impacto na utilização da informação gerada na dinâmica.

5 Dinâmicas de Grupo Dinâmica de Grupo Exemplo de Checklists
Exercício Final Dinâmica de Grupo Exemplo de Checklists

6 Exemplo de Check-List de Evidências
Competência: Iniciativa Identifica os problemas existentes? Dá resposta aos problemas colocados? Propõe soluções alternativas? Introduz novas ideias? Identifica oportunidades? Vai mais além da informação dada no enunciado?

7 Comportamentos de Influência
Quem são os que participam mais vs. participam menos? Encontra algumas mudanças na participação? Encontra alguma razão para que isto aconteça no grupo? Como são tratadas as pessoas mais caladas, pelos restantes membros do grupo? Qual o significado do silêncio? (Consentimento, Discordância, Desinteresse, Receio, etc...) Quem fala com quem? Encontra nas interacções do grupo alguma razão particular para isso? Quais os membros do grupo mais influentes? Isto é, quando falam os outros parecem ouvi-los. Há alguma mudança na influência? Quem mudou? Quem mantém a “bola a girar”? Porquê? Encontra nas interacções do grupo alguma razão para isso? Há alguma rivalidade no grupo? Há lutas pela liderança?

8 Comportamentos Desejáveis
Aguardar a vez para verbalizar as suas opiniões/ideias; Apresentar capacidade de escuta activa, disponibilizando-se para ouvir os pontos de vista dos outros; Apresentar capacidade de negociação de posições, regulando a assertividade com a capacidade de abdicar das suas ideias em relação às posições assumidas pelos outros; Revelar capacidade de trabalho em equipa/grupo; Manter a calma mesmo quando o clima de grupo é de excitação ou de “descontrolo”; Mostrar empenho e envolvimento nas tarefas propostas; Aceitar as próprias limitações e exibir sentido de crítica e de autocrítica.

9 Comportamentos Indesejáveis
Mostrar indiferença e pouca disponibilidade para o processo avaliativo e para o grupo; Revelar inflexibilidade relativamente às opiniões dos demais, denotando fraca capacidade de escuta; Tomar atitudes defensivas em relação aos demais; Revelar reactividade e mágoa perante as criticas/observações que lhes fazem; Desprezar as opiniões dos outros mostrando pouca disponibilidade para “ouvir o outro”; Pretender manipular e/ou monopolizar o grupo; Agir com agressividade; Interromper constantemente; Não intervir.

10 A Entrevista Objectivos 1. Can you do the job?- Competências
2. Will you love the job?- Motivação 3. Can we tolerate working with you?- Fit

11 Aspectos a ter em conta na fase de Entrevista
Início e Abertura Pontualidade e justificação de atrasos (se ocorrerem); Apresentação cuidada e profissional; Capacidade de escuta activa; Registar contacto do entrevistador (poderá haver necessidade de o contactar ao longo do processo).

12 Aspectos a ter em conta na fase de Entrevista
Desenvolvimento Discurso claro e estruturado; Esclarecer e pormenorizar toda a informação curricular articulando com pré-requisitos da função; Fundamentar motivação/interesse na oportunidade; Focar os seus pontos fortes e áreas de melhoria; Não tentem ser perfeitos; Comunicação não verbal (estabelecer contacto visual, cuidar a imagem que transmite ao interlocutor, detectar feedback não verbal).

13 Aspectos a ter em conta na fase de Entrevista
Fecho e Despedida Colocar dúvidas acerca do processo de selecção (próximas etapas, timings envolvidos). Clarificar aspectos da própria função e da empresa a que se candidata. Despedida cordial.

14 Simulação de Entrevistas
Exercício Final Simulação de entrevistas

15 O candidato

16 Provas online www.rayhumancapital.maptq.com login:IST2014
Têm a oportunidade de fazer testes como se estivessem num projecto de selecção. É importante que os consigam motivar para fazer os testes de forma séria. Digam que são internacionais e que existe uma grande probabilidade de os fazerem no mercado de trabalho. tb da perspectiva de auto-conhecimento porque vamos dar resultados. Os testes são os seguitnes: quares - Avaliação de Tendências Comportamentais scales cls - Raciocínio logico-indutivo scales spr - Raciocínio espacial scales ix (a) - discovering rules scales spc - Pensamento visual

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