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Administração em Serviços de Enfermagem II

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Apresentação em tema: "Administração em Serviços de Enfermagem II"— Transcrição da apresentação:

1 Administração em Serviços de Enfermagem II
Docente: Esp. Kelly Veridiany Nascimento

2 Será que você é um líder?

3 O líder O líder é confundido com o chefe ou com qualquer pessoa que ocupe formalmente uma posição de direção Katz e Kahn defendem que toda organização necessita de líderes devido à imperfeição do desenho organizacional

4 Chefe Líder Motiva e entusiasma Diz: “Nós” Diz: “Você Poderia?”
Diz: “ O que você Acha....?” Sugere Vislumbra o futuro Inspira Medo, coage Diz: “Eu” Diz: “Faça” = Imperativo! Ordena Enxerga o hoje

5 Principais Características de um Líder
Energia e motivação frente a desafios Confiança em suas habilidades Criatividade Conhecimento do negócio onde atua Facilidade em identificar comportamentos e interpretar as informações Flexibilidade para mudar com facilidade Ética, integridade e honestidade Tranquilidade Paciência e inteligência emocional para administrar conflitos

6 Principais Características de um Líder
Coordenação das atividades de grupo Planejamento das atividades Estabelecimento de políticas Comunicação entre o grupo e o MA Determinação de recompensas e punições Papel da figura paterna O papel de “bode expiatório”

7 Exemplos de Alguns Líderes

8 Jesus Mahatma Gandhi Nelson Mandela Adolf Hitler Fidel Castro Getúlio Vargas

9 Líderes Modernos Barack Obama Lula Roberto Justus

10 Definições de Liderança
É o processo de persuasão pelo qual um indivíduo induz um grupo a buscar objetivos defendidos pelo líder ou partilhados pelo líder e seus seguidores (Gardner, 1990 p. 1) Chiavenatto, define liderança como a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana para o alcance de diversos objetivos específicos O líder torna tão palpável e sedutora uma visão que os outros a subscrevem com avidez (Bunnis, 2001) Líder é alguém que tem seguidores (Peter Drucker) (guro ou pai da administração)

11 Liderança O significado de liderança é basicamente a condução e coordenação dos grupos Nas organizações, os significados atribuídos à liderança refletem mais do que qualquer processo da administração da administração de pessoal, a filosofia da instituição, a política de pessoal adotada e s propostas de trabalho desenvolvidas nessas organizações Não há um consenso entre os cientistas sociais sobre a definição de liderança, mas considerando as mais variadas definições, o elemento comum é a presença de dois termos: o elemento influenciador ou agente influenciador e as pessoas influenciadas

12 Administradores Líderes Têm um cargo designado na organização formal Não costumam ter autoridade delegada, obtêm o poder por outros meios, como a influência Têm uma fonte legítima de poder devida à autoridade delegada que acompanha o cargo Têm maior variedade de papéis do que os administradores Enfatizam o controle, a tomada de decisões, a análise das decisões e os resultados Focalizam o processo de grupo e enfatizam as relações interpesssoais Manipulam pessoas, ambiente, dinheiro, tempo e outros recursos para o alcance de metas da organização Manipulam idéias e condutas

13 Para existir liderança precisa haver MOTIVAÇÃO Vídeo Motivação: Daniel Godrin “ O coração no poder”

14 Exercícios Avaliativos
Listar outras características que, em sua opinião, um líder deve ter De acordo com sua opinião, como os administradores de enfermagem em início de carreira poderiam aprender funções administrativas importantes e desenvolver habilidades de liderança? De que forma se tornam líderes e administradores concomitantemente? Que características de liderança você possui? Você nasceu com estas características ou desenvolveu de maneira consciente? Se foi este o caso, como elas foram desenvolvidas?

15 A evolução da Teoria da Liderança
O estudo científico da liderança teve início no século XX Os primeiros trabalhos focalizaram conceitos abrangentes de liderança, como as características ou os comportamentos do líder Atualmente, as pesquisas estão voltadas para a influência do líder em uma cultura organizacional e para relação interativa entre o líder e seus seguidores

16 Teorias da Liderança Teoria do Grande Homem
As primeiras tentativas sistemáticas de estudar a liderança durante o início do século XX concentraram-se na "TEORIA DO GRANDE HOMEM PARA LIDERANÇA". Atualmente podemos nos referir à ela como " TEORIA DA GRANDE PESSOA“ Esta teoria postulava que os líderes já nascem líderes, não são fabricados, e que os traços necessários para uma pessoa ser um líder eficaz são inerentes a ela

17 Teorias da Liderança Teoria dos Traços ou das Características
As primeiras teorias sobre traços de liderança têm sido criticadas em várias dimensões: - A metodologia inadequada para identificação desses traços Os pesquisadores simplesmente geravam listas de traços ao compararem pessoas que eram rotuladas como líderes com aquelas que não eram consideradas líderes, sem mensurar esses traços ou testar diferenças significativas - As listas de traços associados à liderança ficaram tão grandes que passaram a não ter significado

18 Teorias da Liderança Teoria dos Traços ou das Características
- Os resultados dessa pesquisa foram inconsistentes, diferentes líderes apresentavam diferentes traços - Não foi encontrado qualquer traço inerente à liderança que se relacionasse consistentemente com o desempenho do grupo e, também, nas diferentes situações requeridas - Inúmeros estudos conduzidos para determinar os traços de personalidade que têm relação com uma liderança eficaz descobriram que nem todos os líderes possuem os mesmo traços de personalidade

19 Liderança Autoritária ou Autocrática
Forte controle sobre o grupo de trabalho Uso da coerção para motivar as pessoas Dirige as pessoas por comandos Comunicação flui de cima para baixo A tomada de decisões não envolve as pessoas Dá ênfase à diferença “eu” e “você” A crítica é passível de punição

20 Liderança Autoritária
Produtividade = Criatividade, autonomia e automotivação= baixos Em que momento ela é útil? Em situações críticas Onde encontrá-la? Forças armadas e outras organizações militares

21 Que tipo de Líder você é?

22 Liderança Democrática
Mantêm menos controle Usa prêmios econômicos e pessoais como motivação Guia as pessoas mediante sugestões e orientações A comunicação flui para cima e para baixo A tomada de decisões envolve outras pessoas É enfatizado o “nós” em vez do “eu” e do “você” A crítica é construtiva

23 Líderança Democrática
É adequada a grupos que trabalham unidos por longos períodos, promove a autonomia e o crescimento de cada funcionário É especialmente eficaz quando a cooperação entre o grupo são necessárias Demanda maior tempo por consultarem as pessoas È menos produtiva que a autoritária

24 Resultados da Liderança Democrática
Produção Interação Qualidade, Satisfação no trabalho = QVT Ocorre a transferência de pode e influência e isso pode se uma ameaça, especialmente para pessoas inseguras e com pouca experiência profissional, nesse caso é bom que o líder tenha mais experiência e conhecimento que seus subordinados Produção não tão alta quando a da liderança autocrática mas a de melhor qualidade

25 Liderança Liberal ou Laissez-Faire
É permissivo com pouco ou nenhum controle Motiva com seu apoio quando solicitado pelo grupo ou pelas pessoas Oferece pouca ou nenhuma orientação Usa a comunicação de baixo para cima e de cima para baixo entre os membros do grupo Dispersa por todo o grupo a tomada de decisões Enfatiza o grupo Não faz críticas

26 Liderança Laissez-Faire
Resulta em muita criatividade e produtividade Pode ocorrer frustração e apatia do grupo pelo fato dessa liderança não ser dirigida Qualidade (porque não tem ninguém para ficar cobrando ou direcionando as atitudes) Quando os problemas são insuficientemente definidos, há a necessidade de brainstoing para a geração de soluções alternativas

27 Liderança Acreditava-se que os líderes tinham um estilo de liderança predominante Ao final da década de 40 e início dos anos 50 descobriu-se que a maioria dos líderes não se encaixavam em um só estilo, mas em algum ponto no continuum, reagindo a cada situação nova (Esse pensamento foi o precursor da teoria da liderança situacional ou contingencial)

28 Teorias da Liderança Liderança Transformacional ou Transacional
É baseado na relação de troca entre subordinados e líder Os líderes transacionais caracterizam-se por exibirem um comportamento de recompensas contingenciais e um comportamento dinâmico de administração por exceção A necessidade de que as organizações se modifiquem e se adaptem rapidamente, ao mesmo tempo criando uma força de trabalho com alto nível de desempenho, tornou-se cada vez mais evidente nos últimos anos Os líderes transacionais monitoram constantemente o desempenho de seus seguidores

29 Teorias da Liderança Liderança Transformacional ou Transacional
Os líderes transacionais apresentam as seguintes características: Compreendem o que seus seguidores desejam receber a partir de seu trabalho, tentando proporcionar aos seguidores aquilo que eles desejam, se o desempenho dos seguidores for merecedor de recompensa Deixam claro os vínculos entre desempenho e recompensas Trocam recompensas e promessas de recompensas por níveis de desempenho especificados Respondem aos interesses de seus seguidores se eles estiverem desempenhando de maneira satisfatória

30 Teorias da Liderança Teoria X e Y
Considera o homem um ser preguiçoso e pouco merecedor de confiança Teoria X Liderança autoritária Líderes autoritários são orientados para “tarefas” e tendem a determinar o caminho de seus seguidores TAREFAS = QUANTIDADE Teoria Y Considera o homem um ser autodiretivo e criativo no trabalho Teoria Y Liderança democrática Tendem a ser orientados pelo grupo, dando liberdade no trabalho São orientados por pessoas PESSOAS = QUALIDADE

31 Teorias da Liderança Teoria X e Y
(Elevada) Pessoas (Baixa) (Baixa) Produção (Elevada) Figura 35. As coordenadas de comportamento do líder

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33 Teorias da Liderança Estudos de Ohio
Estes estudos tentaram identificar várias dimensões no comportamento do líder, concluído pela existência de duas delas Consideração Estrutura Inicial

34 Teorias da Liderança Estudos de Ohio
Importância desse estudo foi que pela primeira vez o comportamento de um líder não foi representado em 2 eixos separados mas, em 4 quadrantes representando a interação entre esses estilos (Elevada) Consideração (Baixa) Estrutura baixa Consideração elevada Estrutura elevada Consideração elevada Estrutura baixa Consideração baixa Estrutura Elevada Consideração baixa (Baixa) Estrutura Inicial (Elevada)

35 Teorias da Liderança Grid Gerencial (Rede Administrativa) de Blake Mouton
A Grade Gerencial de Blake Mouton enfoca o exercício da liderança sob dois aspectos: quando o líder enfoca a produção (resultados), ou quando o líder enfoca as pessoas A Grade Gerencias representa as duas ênfases e a interação delas De acordo com a pontuação recebida pelo líder, fica estabelecido o seu estilo de liderança

36 Teorias da Liderança Grid Gerencial (Rede Administrativa) de Blake Mouton
A Grade Gerencial de Blake Mouton é esquematizada por dois eixos No eixo horizontal, é representada a “produção” e no vertical, o interesse por pessoas” É estabelecida a graduação de 0 a 9 em cada eixo Segundo a pontuação, existem 5 estilos de liderança: “coutry club”, “tarefa”, “meio termo”, e “equipe”

37 Teorias da Liderança Os Estilos de Liderança da Rede Administrativa
(Elevada) Consideração (Baixa) 9-9 Equipe 1-9 Coutry Club Meio Termo Empobrecido 1-1 Tarefa 9-1 (Baixa) Estrutura Inicial (Elevada)

38 Empreendedorismo “Pessoas empreendedoras são as que chegam no topo das organizações, já que possuem a visão da empresa como um todo – e isso faz com que tenham a capacidade de prever e se preparar para as mudanças do mercado”

39 Conceito de empreendedorismo
“Alguém que se aventura e assume riscos, que reúne capital e o trabalho requeridos para o negócio e supervisiona seus mínimos detalhes, caracterizando-se pela convivência com o risco, a inovação e a gerência do negócio” A Marshall “São pessoas que inovam. A inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio ou serviço diferente" Peter Drucker (guru da administração)

40 Bibliografia CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Edição Compacta. 2. ed. Editora Campus, 2004. KURCGANT, P. Administração em enfermagem. São Paulo:EPU, 1991. MARQUIS,B.L., HUSTON, C.J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. Tradução: GARCEZ, R. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negocios. Rio de Janeiro: Campus, p.

41 Bibliografia Ministério da Saúde. Portaria n.1884 de 11 de novembro de Elaboração de Projetos Físicos de Estabelecimentos Assistências de Saúde. Diário Oficial, Brasília, DF, dez.1994. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução a Administração. 7ª ed. Editora Atlas, 2007 POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem. 4 ed. v.1.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. SMELTZER, S.; BARE, B, G. Brunner & Suddarth: Tratado de enfermagem médico-cirurgico. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

42 Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados
Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida. Nós nos perguntamos: Quem sou eu para ser Brilhante, Maravilhoso, Talentoso e Fabuloso? Na realidade, quem é você para não ser? Nelson Mandela


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