A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 09 2010 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 09 2010 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 REPARAÇÃO AUTOMOTIVA: DICAS ELETRO-ELETRÔNICAS
MEDINDO EM TENSÃO SCOPINO TREINAMENTOS

3 Já tivemos aula sobre: GRANDEZAS ELÉTRICAS.
Agora veremos: DICAS ELETRO-ELETRÔNICAS 03 MEDINDO EM TENSÃO.

4 INTRODUÇÃO UMA DAS GRANDEZAS ELÉTRICAS MAIS UTILIZADAS NO DIA A DIA DA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA, UMA DAS MAIS SIMPLES TAMBÉM, QUE GUARDA ALGUNS MISTÉRIOS COMO FALTA DE ATERRAMENTO OU FECHAMENTO DE CIRCUITOS. ESTAMOS FALANDO SOBRE A TENSÃO. VAMOS AOS DETALHES. BOA AULA !

5 CIRCUITO + -

6 TEORIA DA TENSÃO Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt, o nome é homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. No Brasil a palavra "voltagem" é usada coloquialmente, o modo correto de se referir a quantidade de Volts, é "tensão".

7 EXEMPLO BATERIA

8 VOLTS E VOLTA Volt é a Unidade SI de tensão elétrica (DDP), a qual denomina o potencial de transmissão de energia, em Joules, por carga elétrica, em Coulombs, entre dois pontos distintos no espaço. Esta foi a descoberta do físico italiano Alessandro Volta ( ). Para facilitar o entendimento do que seja a tensão elétrica pode-se fazer um paralelo desta com a pressão hidráulica. Quanto maior a diferença de pressão hidráulica entre dois pontos, maior será o fluxo entre estes dois pontos.

9 ALESSANDRO VOLTA

10 GERADORES DE TENSÃO Em geral, um circuito elétrico é constituído por um conjunto de componentes ligados uns aos outros e conectados aos pólos de um gerador. Uma bateria de carro ou uma pilha, podem funcionar como gerador. Estas ligações em paralelo permitem o fluxo da corrente elétrica. No veículo são ligações entre cargas opostas com um consumidor.

11 TENSÃO NO CONDUTOR

12 CAIXA DE FUSÍVEIS

13 DICA UM REGULADOR DE TENSÃO DEFEITUOSO PODE PERMITIR TENSÃO DE RECARGA PARA A BATERIA SUPERIOR A 16 VOLTS, DANIFICANDO ALGUNS CIRCUITOS E COMPONENTES DO VEÍCULO. PORTANTO SE A TENSÃO DA BATERIA ESTÁ MUITO ALTA FIQUE ATENTO A ESTA PEÇA.

14 UM CIRCUITO

15 MEDIÇÃO SÍMBOLO DE TENSÃO: U UNIDADE: Volt (V)
APARELHO DE MEDIÇÃO: Multímetro na posição Voltímetro FORMA DE MEDIÇÃO: Ligação em Paralelo

16 TESTE EM TENSÃO

17 DEFINIÇÕES Dentro da pilha ou da bateria, os elétrons adquirem energia ao serem levados do pólo negativo ao positivo. Ao chegarem ao pólo negativo, movimentam-se novamente pela parte externa do circuito até alcançarem o pólo positivo, e assim sucessivamente. Esta movimentação se dá graças a grande quantidade de elétrons livres mais distantes do núcleo da matéria.

18 A FONTE DO VEÍCULO

19 VALOR DA ENERGIA Ao levar um certo número de elétrons do pólo positivo para o negativo, a pilha cede a eles uma certa quantidade de energia. O valor da energia que esses elétrons recebem, dividido pela quantidade de carga que eles têm, é a tensão elétrica existente entre os pólos da pilha ou da bateria. PILHA COMUM: 1,5 Volt BATERIA AUTOMOTIVA: 12 Volts

20 DICA MUITO SE FALA QUE O VEÍCULO TRABALHA COM 12 VOLTS. ESTA É A TENSÃO APENAS DE REFERÊNCIA, POIS MESMO UMA BATERIA EM ESTOQUE DEVE TER PELO MENOS 13,2 VOLTS DE TENSÃO. E QUANDO O MOTOR ENTRA EM FUNCIONAMENTO, POR CAUSA DO ALTERNADOR, A TENSÃO DE TRABALHO É ACIMA DE 13,8 V.

21 UMA BATERIA SE TESTA APENAS COM O VOLTÍMETRO ?
PERGUNTA UMA BATERIA SE TESTA APENAS COM O VOLTÍMETRO ?

22 RESPOSTA NÃO. ALÉM DO VOLTÍMETRO PODE E DEVE SER USADO UM AMPERÍMETRO E UM TESTE DE DESCARGA.

23 CHEGAMOS AO FINAL DE MAIS UMA AULA TÉCNICA
CHEGAMOS AO FINAL DE MAIS UMA AULA TÉCNICA. OBRIGADO POR FAZER PARTE DA UMEC. NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA VEREMOS: DICAS ELETRO-ELETRÔNICAS AULA 4 TESTES EM TENSÃO Instrutor Scopino 


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 09 2010 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google