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Introdução Por que “Música e Inclusão”? Parece fácil;

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Apresentação em tema: "Introdução Por que “Música e Inclusão”? Parece fácil;"— Transcrição da apresentação:

1 Música e Inclusão Social, o caso do Projeto Batuclagem e a experiência no ABC Paulista

2 Introdução Por que “Música e Inclusão”? Parece fácil;
Parece claro a todos; Parece inquestionável.

3 Projeto Mifneh O projeto Mifneh foi um dos primeiros pontos norteadores do trabalho e segue sendo uma inspiração para o grupo. Falamos sobre ele aqui. Leila Sterenberg — Em Israel, o senhor foi um dos fundadores do projeto Mifneh, um programa de educação musical para árabes nascidos em Israel. Zubin Mehta — Árabes nascidos em Israel que vivem no norte, em Nazaré e em Shefa-'Amr, duas cidades, e lá temos 300 jovens aprendendo, mas músicos da orquestra supervisionam o ensino e o estudo. Leila Sterenberg — O senhor sonha com o dia em que palestinos e israelenses tocarão lado a lado da forma como a Filarmônica de Israel e a Orquestra do Estado da Baviera fizeram em Buchenwald? Zubin Mehta — Sonho. Você sabe muito! Claro que sim. É o sonho de todo mundo. Há músicos da Filarmônica de Israel que iriam a Ramallah, a capital da Palestina no momento, para ensinar. Só que não é permitido. E é bem pertinho.

4 Objetivos Validar (ou não) a tese:
Analisar, de acordo com as pesquisas, os textos de Identidade e Cultura e as discussões internas e propostas em sala de aula, os conhecimentos prévios e posteriores de maneira crítica, com foco no Projeto Batuclagem.

5 Projeto Batuclagem O Batuclagem é parte central do trabalho do grupo. Partimos de uma formulação genérica sobre música e inclusão e redirecionamos os esforços e a perspectiva para o projeto. O objetivo primário é investigar, criar vínculos e possibilitar o esclarecimento dos demais sobre planos, funcionamento, conquistas e reveses do Projeto Batuclagem.

6 Justificativa Dar visibilidade aos projetos de música em geral;
Estimular o debate sobre a inclusão social, principalmente, e iniciativas que utilizam instrumentos culturais; Dar visibilidade ao Projeto Batuclagem; Discutir a importância da arte no processo; Explicitar a relação de cidadania e inclusão social; Discutir o aprendizado obtido durante a execução do trabalho;

7 Resultados parciais da pesquisa
Respondendo às questões colocadas na introdução: Parece fácil, mas não é. Parece claro, mas envolve aspectos além da inclusão social. Nada é inquestionável.

8 Associar o tema do estudo com a matéria
Relacionar, de maneira clara e objetiva, os textos listados na ementa da disciplina e sugeridos pelos professores em sala de aula com a confecção do trabalho em suas variadas etapas. Tratamos, em seção específica, das questões trazidas por Peter Burke, Stuart Hall e Roger Chartier. Para explicações pontuais e como maneira de direcionar questões para o debate, trouxemos as definições de cultura iniciais reunidas por Petrônio Domingues.

9 Qual identidade? Qual cultura?
Cultura popular de Peter Burke Visão tradicional da cultura Todos os hábitos de um povo são culturais Música, dança, festas, literatura, arte, moda, culinária, religião, lendas, superstições etc. produzidos pelos extratos inferiores, pelas camadas iletradas. Cultura erudita (ou de elite) é aquela produzida pelos extratos superiores ou pelas camadas letradas, cultas e dotadas de saber ilustrado. Uma das diretrizes da discussão

10 Sobre o Projeto Batuclagem: Sobre a relação com Identidade e Cultura:
Conclusão Sobre o Projeto Batuclagem: Sobre a relação com Identidade e Cultura: Livre iniciativa; Baixo custo; Altíssimo retorno; Excelente oportunidade de extensão; Excelente oportunidade de integração universidade-sociedade. Questões oportunas para o debate da cultura popular; Questões oportunas para o debate sobre a consolidação de uma cultura.

11 Conclusão Cidadania e inclusão social são inseparáveis. Uma vez iniciado o processo de inclusão social de determinado grupo, inicia-se, necessariamente, um processo de aquisição de cidadania de fato, e não uma cidadania de papel. A arte, utilizada com a finalidade de incluir socialmente, reúne aspectos diversos, como aprendizagem (educação), vínculo com uma nova perspectiva (integração com a comunidade) e até mesmo um ofício (inserção econômica).

12 Batuclagem como inclusão
Deixar-se conduzir pela boa vontade é quase inevitável; contudo, em uma pesquisa acadêmica, a vontade deve dar espaço à realidade dos fatos, colhidos e analisados cuidadosamente. A verdadeira felicidade aqui não foi confirmar uma hipótese, mas ver que a inclusão social através da música, da arte e da cidadania de fato acontece fora de nossos papeis. E tem seu nome no ABC Paulista: Batuclagem.

13 Para acessar o blog “Música e Inclusão”, clique aqui.
Para acessar todo o material disponível feito durante as visitas ao Projeto Batuclagem, clique aqui. Para acessar o blog “Música e Inclusão”, clique aqui. Integrantes do grupo Adriana Silva | Leonardo de Sá | Lucas Ferreira | Maira Vieira | Marco Marino | Marcos Vinicius Faria | Mariana Lopes OBRIGADO!


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