A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 02 Prof Larisse Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 02 Prof Larisse Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 02 Prof Larisse Santos

2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA As Escolas Administrativas (mecanicistas) e a Função de Pessoal Frederick Taylor Princípios da administração científica (1906). Henry Fayol Administração geral e industrial (1916). Objetivo Operação à base da força e do autocratismo.

3 As Escolas Administrativas (mecanicistas) e a Função de Pessoal
Concepção de organização Relações Administração/Empregados Sistema de incentivos Concepção da natureza humana Resultados Organização formal Identidade de interesses Incentivos monetários Homo economicus (alienado) Máximos baseado no trabalho especializado

4 As Escolas Administrativas e a Função de Pessoal (Mecanicistas)
FUNÇÃO DO CHEFE DE PESSOAL: “INFORMAR” EVENTUAIS IRREGULARIDADES E ADVERTIR OU DESPEDIR OS FALTOSOS

5 Escola de Relações Humanas (década de 1920)
Objetivo Aumentar a produtividade pela eliminação de conflitos (fatores psicológicos) e seus respectivos custos. Precursores Follet; Mayo; Leavitt; McGregor. Surgimento Homo socialis

6 Escola de Relações Humanas (década de 1920)
FUNÇÃO DO CHEFE DE PESSOAL: COMEÇA A SER VALORIZADA A FUNÇÃO DE “CUIDAR DO PESSOAL”

7 ÁREAS DE RESPONSABILIDADE DA FUNÇÃO DE PESSOAL
CHEFE DE PESSOAL (até 1950) GERENTE DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS (de 1950 a 1970) GERENTE DE RELAÇÕES HUMANAS (de 1970 a 1999) Controle de freqüência Controles de freqüência Faltas no trabalho Pagamentos Admissões de demissões Cumprimento da CLT

8 ÁREAS DE RESPONSABILIDADE DA FUNÇÃO DE PESSOAL
CHEFE DE PESSOAL (até 1950) GERENTE DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS (de 1950 a 1970) GERENTE DE RELAÇÕES HUMANAS (de 1970 a 1999) Serviços Gerais Medicina e Higiene Segurança Patrimonial Segurança Industriais Contencioso Trabalhista Cargos e Salários

9 ÁREAS DE RESPONSABILIDADE DA FUNÇÃO DE PESSOAL
CHEFE DE PESSOAL (até 1950) GERENTE DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS (de 1950 a 1970) GERENTE DE RELAÇÕES HUMANAS (de 1970 a 1999) Benefícios Recrutamento e Seleção Treinamento Avaliação de Desempenho Qualidade de Vida Desenvolvimento Gerencial Relações Trabalhistas

10 ÁREAS DE RESPONSABILIDADE DA FUNÇÃO DE PESSOAL
CHEFE DE PESSOAL (até 1950) GERENTE DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS (de 1950 a 1970) GERENTE DE RELAÇÕES HUMANAS (de 1970 a 1999) Sindicalismo Desenvolvimento Organizacional Estrutura Organizacional

11 AS CINCO FASES EVOLUTIVA DA GESTÃO DE PESSOAS . Marras (2007)
PERÍODO CARACTERÍSTICAS FASE Antes de 1930 CONTABIL inexistência de legislação trabalhista e de departamento pessoal Preocupação com custos da organização Décadas de 30 a 50 advento da legislação trabalhista surgimento do departamento pessoal para atender as exigências legais LEGAL Décadas de 50 e 65 TECNICISTA implantação da indústria automobilística implementação dos subsistemas de RH Treinamento,recrutamento,,,etc preocupação com a eficiência e desempenho

12 AS CINCO FASES EVOLUTIVA DA GESTÃO DE PESSOAS . Marras (2007)
PERÍODO FASE CARACTERÍSTICAS De 1965 à 1985 ADMINISTRATIVA Revolução pelas bases trabalhadoras, Implantação movimento sindical surgimento da gerência de RH integração dos enfoques administrativo, estruturalista e comportamental surgimento do movimento da qualidade NOVA ABORDAGEM DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS De a atulidade DA GESTÃO PROFISSIONALIZADA À GESTÃO ESTRATÉGICA

13 Mudança de cenário Século XX Século XXI Estabilidade ,previsibilidade
Melhoria continua,descontinuidade da mudança Comando e controle de cima para baixo Empowerment e liderança de todos Rigidez organizacional Organizações virtuais e flexibilidade permanente. Informação em segredo Informação compartilhada Necessidade de certeza Tolerância à ambiguidade Foco na organização inteira Foco no ambiente competitivo Orientação para o mercado interno Foco internacional Competição por mercados atuais Hiperconcorrência por mercados futuros

14 As mudanças e transformações na função de RH
As três Eras trouxeram diferentes abordagens de como lidar com as pessoas dentro das organizações. Três etapas: Relações industriais Administração de recursos humanos Gestão de pessoas

15 1 Relações industriais Antigos departamentos pessoas e posteriormente os departamentos de relações industriais. Departamento pessoal Órgão destinado a fazer cumprir as exigências legais do emprego Departamento de relações industriais O mesmo papel acrescentando outras tarefas como o relacionamento da organização com os sindicatos. As pessoas são consideradas apêndices das maquinas.

16 2 Recursos humanos Alem das mesmas tarefas do D.P.,desenvolvem funções operacionais táticas: recrutamento, seleção,treinamento,avaliação,remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais.

17 3 Gestão de Pessoas As tarefas burocráticas e operacionais são transferidos para terceiros,enquanto as tarefas táticas são delegadas aos gerentes de linha em toda a organização,os quais passam a ser os gestores de pessoas. Lidar com pessoas nessa fase deixou de ser um problema e passou a ser a solução da organização.

18 Os desafios do novo milênio
O mundo moderno se caracteriza por tendências que envolvem: 1- globalização 2-Tecnologia 3-Informação 4-conhecimento 5-serviços 6-Ênfase no cliente 7-qualidade 8-produtividade 9-competitividade

19 Todas essas tendências estão afetando e continuarão a afetar a maneira pela qual as organizações utilizam as pessoas. O mundo dos negócios ficou: 1-mutável 2-exigente 3-dinâmico 4- incerto

20 Os desafios do terceiro Milênio
Gestão de Pessoas Tendências atuais do mundo moderno globalização tecnologia informação conhecimento serviço Enfase no cliente qualidade produtividade competitividade

21 3-Novos papeis da gestão de pessoas
De Para Operacional e burocrático Estratégico Policiamento e controle Parceria e compromisso Curto prazo e imediatismo Longo Prazo Administrativo Consultivo Foco na função Foco no negócio Foco interno e introvertido Foco externo e no cliente Reativo e solucionador Proativo e Preventivo Foco na atividade e nos meios Foco nos resultados e nos fins

22 Administração de talentos Humanos e do capital Intelectual
As novas necessidades da ARH/GP Uma nova visão do homem,do trabalho e da empresa Estrutura plana horizontalidade,enxuta,de poucos níveis hierárquicos Necessidade de atender ao usuário –interno ou externo- e se possível,encantá-lo Sintonia com o ritmo e a natureza das mudanças ambientais

23 O valor de uma organização não depende mais do seu tamanho...
Visão voltada para o futuro e a natureza das mudanças ambientais Necessidade de criar valor e de agregar valor às pessoas, à empresas e ao cliente Criação de condições para uma administração participativa e baseada em equipes Agilidades, flexibilidade,dinamismo proação Compromisso com a qualidade e com a excelência de serviços.

24 Qual o papel do Gestor de Pessoas/ Recursos Humanos?

25

26 O Contexto da Gestão de Pessoas
Objetivos Organizacionais e Individuais Objetivos Organizacionais Objetivos Individuais Sobrevivência Crescimento sustentado Lucratividade Produtividade Qualidade nos Produtos/Serviços Redução de Custos Participação no Mercado Novos Mercados Novos Clientes Competitividade Imagem no Mercado Melhores Salários Melhores Benefícios Estabilidade no Emprego Segurança no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Satisfação no Trabalho Consideração e Respeito Oportunidades de Crescimento Liberdade para Trabalhar Liderança Liberal Orgulho da Organização

27 Processos de Gestão de Pessoas

28 Processos de Gestão de Pessoas (RH)


Carregar ppt "Aula 02 Prof Larisse Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google