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PLANEAMENTO E GESTÃO DE CAMPANHAS ELEITORAIS

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Apresentação em tema: "PLANEAMENTO E GESTÃO DE CAMPANHAS ELEITORAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEAMENTO E GESTÃO DE CAMPANHAS ELEITORAIS
TRABALHO DE GRUPO ESTUDOS E SONDAGENS PLANEAMENTO E GESTÃO DE CAMPANHAS ELEITORAIS

2 Este é um DESAFIO que pretende estimular a vossa capacidade de reflexão e fomentar uma nova forma de olhar, pensar e colaborar nos desafios eleitorais que se adivinham. Cada grupo de trabalho será considerado como uma Direção de Campanha O exercício tem por ambição ser o mais próximo possível da realidade

3 Irão apoiar um partido Cabo-verdiano – o Movimento para a Democracia (MpD) – e consequentemente um Candidato – Ulisses Correia e Silva – a ganhar a Câmara Municipal da Praia. Embora se trate de um município estrangeiro deverão assumir no vosso trabalho comportamentos típicos de eleitores portugueses. Todos os dados necessários para poderem responder a este desafio, serão fornecidos pela Organização da UV. Além de um briefing com todos os pormenores, que vos será entregue por escrito, irão receber um estudo de avaliação e diagnóstico feito pela Pitagórica, uma reputada empresa portuguesa especializada em sondagens e estudos de opinião e de mercado. É sobre esses dados que deverão trabalhar.

4 A Direcção de Campanha – cada um dos grupos – assumirá dois papéis:
DESENHAR A ESTRATÉGIA DA CAMPANHA – entrega de um trabalho escrito e apresentação oral de 5 minutos; QUESTIONAR A ESTRATÉGIA DA CAMPANHA apresentada por outro grupo – oralmente em 2 minutos Cada equipa deverá selecionar um porta-voz que assumirá a função de Diretor da Campanha – o DC poderá corresponder-se com a Organização para esclarecimento de dúvidas

5 Estímulo à discussão e reflexão dentro de cada grupo
Desenhar a estratégia da Campanha Elementos Obrigatórios a apresentar Organigrama Funcional da Equipa de Campanha Quais são as tarefas de uma equipa de campanha Como são divididas as tarefas Quem reporta a quem Cronograma de Campanha Apresentação Pública Lançamento dos primeiros Outdoor’s Potencial Lançamento de Novos Outdoor’s Comícios Entrevistas Web e redes sociais Outros elementos de Campanha TARGET’s Segmentos eleitorais onde o seu candidato apresenta melhores resultados (Sexo – Idade, com mais tempo analisaríamos freguesia e classe social, dados que não vos serão fornecidos propositadamente) Segmentos eleitorais onde o seu candidato apresenta piores resultados (Sexo – Idade) Segmentos eleitorais onde existem mais indecisos Estímulo à discussão e reflexão dentro de cada grupo Os restantes itens do presente trabalho devem estar fundamentados nos dados do estudo fornecido

6 POSICIONAMENTO Tendo por base os dados disponíveis, de que forma deve ser apresentado o candidato ao eleitorado? (Exemplo de Posicionamento: A Apple construiu uma estratégia que lhe permite apresentar-se ao mercado com um preço Premium para todos os seus produtos, porque o seu posicionamento é baseado em inovação, alta tecnologia e muita qualidade) SLOGAN / ASSINATURA DA CAMPANHA Tendo por base os dados disponíveis e o posicionamento que escolheram, qual a assinatura (frase) que escolheriam para descrever a proposta policia do vossa candidato. (Exemplo de Slogan/ Assinatura: Bosh é Bom / "Compal é mesmo natural" ) PRINCIPAIS TEMAS / PROPOSTAS DA CAMPANHA DO SEU CANDIDATO Tendo por base os dados disponíveis e o posicionamento que escolheram, quais seriam as 3 principais mensagens / propostas a passar quer em entrevistas, comícios ou mesmo em Outdoors. Na prática, que ideias forneceriam aos criativos para serem exploradas em mensagens gráficas.

7 Os trabalhos deverão ser entregues por escrito até às 10 horas do dia 30, quinta-feira;
A apresentação oral dos trabalhos e o questionar da estratégia dos outros grupos será feita durante a tarde desse mesmo dia.

8 Inovação nas campanhas por via da alteração da relação dos partidos com os eleitores:
Partidos Políticos mais competitivos ganharam características “catch-all”; Ideologia e as diferenças programáticas passaram para segundo plano; Adopção de campanhas centradas nos media tradicionais + migração de conteúdos offline para ambiente online. Enfraquecimento e progressivo abandono da relação tradicional com as classes e grupos de interesses; Alteração do significado do voto/desinteresse nas questões políticas e eleitorais; Declínio da relação entre a classe social e o sentido de voto;

9 Fundamental desenvolver meios que a cultivem e captem;
Hoje em dia a captação dos votos está mais centrada na opinião pública do que na militância; Fundamental desenvolver meios que a cultivem e captem; Sucesso Eleitoral está no mix entre comunicação directa e intermediada Recurso aos meios de comunicação social; Influência dos partidos nos media é cada vez menor; Cobertura que é dada as campanhas políticas é decidida pelos media;

10 ESTRATÉGIA – PÚBLICOS ALVO
As mensagens definidas devem ser orientadas para os diferentes públicos-alvo identificados. É sempre importante ter em conta que estes mesmos públicos-alvo são destinatários de outra informação de outras entidades. Ou seja, é necessário que a mensagem chegue ao(s) destinatário(s) da forma correcta: Associações Profissionais Coletividades Sociedade civil Mercado Decisores políticos Líderes empresariais Eleitorado Eleitorado segmentado Tecido Económico e empresarial Figuras públicas Doadores Opinion makers Jornalistas Autores de estudos Researchers Publicações Analistas Académicos Técnicos reputados Sociedade civil Mercado Decisores políticos Líderes empresariais Eleitorado Eleitorado segmentado Tecido Económico e empresarial Figuras públicas Doadores STAKEHOLDERS

11 Informação, Informação e Informação – só desta forma é possível delinear uma estratégia eleitoral sustentada e devidamente planeada. Sondagens e estudos de opinião são essenciais para uma comunicação política eficaz; assim como bases de dados bem estruturadas e estratificadas, com informação agregada por diversos critérios, permitirão concluir da eficácia das mensagens orientadas para determinados segmentos do eleitorado e serão essenciais para estabelecer prioridades nas ações de campanha e de comunicação.

12 EXPLICAÇÃO ESTUDOS QUALITATIVOS ESTUDOS QUANTITATIVOS PORQUÊ?
SEM SIGNIFICADO ESTATÍSTICO ESTUDOS QUANTITATIVOS COM SIGNIFICADO ESTATÍSTICO PORQUÊ? QUE SENTE? Investigação não estruturada Comportamento específico DÃO SIGNIFICADO EM QUEM VOTA ? QUEM PREFERE? Investigação estruturada Comportamento geral QUANTIFICAM Metodologia intensiva – profundidade, pequenas amostras Metodologia extensiva, grandes amostras Investigação de carácter explicativo COMPREENSÃO Investigação de carácter descritivo EXPLICAÇÃO FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA COMPORTAMENTO ELEITORAL

13 Algumas notas técnicas

14 » ALGUMAS NOTAS TÉCNICAS
Exemplo 1 – Avaliação da Actuação do presidente de Câmara Muito Má Boa Muito Boa Média – Este tipo de análise ajuda a identificar de forma mais rápida qual o segmento etário onde o resultado foi mais alto, ou seja onde mais se obtiveram avaliações positivas. Neste caso qual é o segmento etário que melhor avalia o Presidente da Câmara? R: Entre 25 e 34 anos de idade onde a avaliação média é de 3,11 E qual o segmento que pior avalia o Presidente da Câmara? R: Entre 55 e 64 anos de idade onde a avaliação média é de 2,90 Quantos entrevistados com mais de 64 anos responderam a esta pergunta? R: 35 Neste caso qual é o segmento etário que apresenta respostas mais homogéneas, ou seja que dentro do segmento mais coincidem nas respostas? R: Entre os 18 e os 24 anos de idade porque é o segmento que apresenta o menor desvio padrão.

15 » ALGUMAS NOTAS TÉCNICAS
Exemplo 1 – Avaliação da Actuação do presidente de Câmara Muito Má Boa Muito Boa Percentagem – Este tipo de análise ajuda a identificar a % de eleitores que se identifica com determinada resposta Neste caso qual é a % de eleitores entre os 18 e os 24 anos de idade que avalia como Muito Boa a actuação do Presidente da Câmara? R: 20,8% dos jovens entre 18 e 24 anos de idade avalia como Muito Boa Qual é o segmento etário em que se verifica a maior % de avaliações da actuação do Presidente da Câmara como Muito Má? R: Os mais de 64 anos de idade com 8,3% apesar de serem apenas 3 pessoas a responder, o que varia é a dimensão de cada um dos segmentos.

16 OBRIGADO E… BOA SORTE!


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