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Capacitação em Simulação Realística

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Apresentação em tema: "Capacitação em Simulação Realística"— Transcrição da apresentação:

1 Capacitação em Simulação Realística
Prof. Marco Aurélio Marangoni Enf. Fabiana Santana Psi. Juliana Mari Dutra Técn. Enf. Ana Maria Ribeiro

2 Laboratório de Habilidades e Simulação LHabSim

3 Programa da capacitação
Apresentação inicial + Conhecer simuladores Oficina de Feedback e Habilidades em Comunicação Desenvolvimento de Cenários Comportamentais Debriefing Desenvolvimento de Guias de Habilidades Desenvolvimento de Cenários Técnicos/Mistos Programação de Simuladores de Alta Complexidade

4 Histórico Treinamento para pilotos Sala de aula Simulador de vôo:
Missões simuladas e realistas com seqüência de desafios (mau tempo, falha no equipamento, instruções confusas) Cabines reais com elevadores hidráulicos para movimentação (mergulhar para o chão) Sessão gravada em vídeo e seguida de depoimentos, análise crítica do próprio desempenho – crítica no comportamento e não na pessoa

5 Laboratório de Habilidades e Simulação
Maastricht – 1975 Londrina – 1998 FMUSP Hoje mais de 50 laboratórios de habilidades

6 Interesse por Simulação
Bradley P. Medical Education 2006, 40:

7 Conceito da Simulação Realística (SR)
Método X Ferramenta Fundamental a contextualização Ambiente seguro X Errar Ensina, capacita e treina os profissionais de saúde Ensino aplicado à prática Tecnologia?

8 Permite Discutir: Padronizar: Avaliar:
Comunicação, atitude e procedimento.

9 Por que simular? USA 98.000 (1999) mortes/ano (268/dia).
Capacitação em simulação diminui custo de seguro médico

10 Avaliação curso de Medicina (SINAES)
Dimensão 3: instalações físicas Ítem 3.3.5: Laboratório de habilidades 1 – ausente 2- insuficiente 3- adequado 4- plena 5- excelente

11 Uso de Simulação em Saúde Permite:
Maior retenção do conhecimento Ambiente educacional participativo e interativo Aumento de interesse do aluno ao aprendizado Manter o foco na segurança do paciente Apresentação de casos clínicos raros e de maior risco Preparo técnico e emocional para a prática assistencial Treinamento de competências em um ambiente próximo ao real

12 Indicações do uso da simulação
Vivenciar situações que ocorrerão na vida real Treinar situações raras Gerenciar comportamentos Treinamento prévio da melhor conduta (comportamental, atitudinal ou técnica)

13 Vantagens do uso da simulação
Aluno aprende antes no simulador para depois atender pacientes Diminui riscos no atendimento Aumenta segurança dos usuários Melhora a relação médico-paciente

14 Qualifica o indivíduo à residência médica (prova prática)
Pode fazer parte da seleção no vestibular (Israel) Integra conhecimentos teóricos a habilidades técnicas e comportamentais, integrando definitivamente o currículo

15 Diferentes níveis de aprendizado
Fazer Mostrar como fazer Sabe como Saber

16 IMPORTANTE Em simulação encaramos o ERRO como uma OPORTUNIDADE ÚNICA de APRENDIZAGEM E MELHORIA

17 SR x Laboratório de Habilidades
A SR difere da metodologia aplicada nos laboratórios de habilidades, assim como treinamentos já conhecidos e bem estabelecidos como ACLS, PALS, BLS.... cenários Metodologia elaboração condução

18 Habilidades

19 Estrutura

20 Preparo

21 Preparo Termo de Consentimento Teste Habilitador Para o Cenário
Programação de Cenários Técnicos/Mistos e Comportamentais Formulário Para Realização de Debriefing

22 Simulação Simulação

23 Filmagem

24 Debriefing (oportunidade final de aprendizagem)

25 Para iniciar um cenário...
Orientações Escolha do voluntário Orientações sobre o caso Orientação dos voluntários sobre equipamentos e simuladores Durante o cenário Observar o racíocinio com o apoio do check list Debriefing Tempo para preenchimento do check list Acolhimento do voluntário Técnica do feedback e foco no check list estruturado

26 Pacientes – “alta tecnologia”
Tipos de simuladores Pacientes – “alta tecnologia” Sim Man 3G

27 Pacientes – “alta tecnologia”
Hall Pediatric One Year Hall Pediatric Five Years

28 Pacientes “baixa tecnologia”
Noelle – Simulador para parto normal

29 Pacientes – “alta tecnologia”
Narsing Anne

30 Manequins Estáticos

31 Propostas Seleção dos especialistas
Adequação na grade curricular dentro de cada disciplina Capacitação dos docentes à metodologia Construção dos cenários Discutir possíveis avaliações

32 Tarefa Pesquisar sobre aplicação em sua especialidade/Curso
Dividir responsabilidades (Referências) Listar cenários importantes para simular Desenvolver apostila (e-learning no futuro) Assunto a ser discutido Texto mínimo + referências Material de habilidades necessárias Teste habilitador ao cenários

33 MSR Chaim Sheba Medical Center

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