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A NORMA NP EN ISO 9001:2000 ESTÁ DIVIDIDA EM 8 SECÇÕES:

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Apresentação em tema: "A NORMA NP EN ISO 9001:2000 ESTÁ DIVIDIDA EM 8 SECÇÕES:"— Transcrição da apresentação:

1 IMPLEMENTANDO O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 NA NOSSA ORGANIZAÇÃO!

2 A NORMA NP EN ISO 9001:2000 ESTÁ DIVIDIDA EM 8 SECÇÕES:
1- Objectivo 2- Referência Normativa 3- Termos e Definições 4- Sistema de Gestão da Qualidade 5- Responsabilidade da Direcção 6- Gestão de Recursos 7- Realização do Produto 8- Medição, Análise e Melhoria

3 SECÇÃO 4 – SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de actividades e tarefas que devem ser executadas por todos nós para garantir a qualidade dos nossos produtos e serviços.

4 Todas essas actividades estão documentadas no Manual da Qualidade.
E todos vocês podem e devem consultá-lo, sempre que necessário!

5 Com base no Manual, nós podemos:
Reduzir custos. Eliminar o retrabalho. Eliminar a improvisação. Conquistar melhorias. Aumentar a nossa produtividade. E muito mais!

6 É PARA ISSO QUE EXISTEM OS DOCUMENTOS DA QUALIDADE
É PARA ISSO QUE EXISTEM OS DOCUMENTOS DA QUALIDADE! PROCURE USÁ-LOS PARA FACILITAR O TRABALHO DE TODOS E CONQUISTAR AS METAS DESEJADAS!

7 Todos os documentos da qualidade devem ser aprovados, controlados e actualizados. Devem ter uma linguagem simples e estar disponíveis no local de trabalho. Assim, é mais fácil consultá-los.

8 E os documentos desactualizados devem ser ELIMINADOS!

9 SECÇÃO 5 RESPONSABILIDADE DA DIRECÇÃO
“A forma mais terrível de naufrágio é não partir.” Amir Klink

10 REQUISITO 5.1 COMPROMETIMENTO DA DIRECÇÃO
Ele define as acções que a alta direcção executa para desenvolver e implementar o nosso sistema. Por exemplo, identificar e comunicar os requisitos dos clientes a todos, estabelecer os Objectivos da Qualidade, conduzir revisões ao sistema e muito mais.

11 Atender bem o cliente é o nosso maior objectivo como organização.
REQUISITO 5.2 FOCO NO CLIENTE Atender bem o cliente é o nosso maior objectivo como organização. Para isso, a alta direcção assume esse compromisso e assegura que os requisitos dos clientes serão atendidos com eficácia, aumentando a sua satisfação!

12 POLÍTICA DA QUALIDADE Ela representa,
REQUISITO 5.3 POLÍTICA DA QUALIDADE Ela representa, por escrito, o nosso compromisso com os Objectivos da Qualidade. Por isso, devemos conhece-la e entender como ela se aplica no nosso trabalho.

13 POLÍTICA DA QUALIDADE REQUISITO 5.3
“A qualidade dos nossos produtos é de vital importância para a sobrevivência e crescimento da nossa empresa. Reconhecemos nos nossos clientes o direito de exigir a qualidade, pois eles são a razão de nossa existência.”

14 REQUISITO 5.4 PLANEAMENTO A alta direcção assegura que o planeamento do sistema é realizado para satisfazer os requisitos dos produtos e serviços e os Objectivos da Qualidade. Os Objectivos da Qualidade devem ser mensuráveis e coerentes com a Política da Qualidade, e medidos através de indicadores de desempenho.

15 OBJECTIVOS DA QUALIDADE
REQUISITO 5.4 OBJECTIVOS DA QUALIDADE Atender os requisitos dos nossos clientes e garantir a qualidade dos nossos produtos; Promover a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade; Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores; Garantir a perpetuação do negócio; Ser uma empresa de referência no mercado.

16 AUTORIDADE E COMUNICAÇÃO
REQUISITO 5.5 RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇÃO A alta direcção define e comunica quais são as responsabilidades de cada um de nós. Além disso, indica o Representante da Direcção e garante uma comunicação que nos informe sobre os avanços da eficácia do nosso sistema.

17 ANÁLISE CRÍTICA PELA DIRECÇÃO
REQUISITO 5.6 ANÁLISE CRÍTICA PELA DIRECÇÃO A alta direcção cria os indicadores de desempenho para avaliar e garantir a eficácia do sistema. Isso inclui a avaliação de oportunidades para melhorias e necessidades de mudança do sistema.

18 COMO VOCÊS PODEM VER, O COMPROMETIMENTO DA ALTA DIRECÇÃO É O PRIMEIRO PASSO PARA O SUCESSO DA GESTÃO DA QUALIDADE

19 “Se você acha cara a educação, tente a ignorância.”
SECÇÃO 6 GESTÃO DE RECURSOS “Se você acha cara a educação, tente a ignorância.” F. Veiga

20 REQUISITO 6.1 PROVISÃO DE RECURSOS Para implementar e manter o Sistema de Gestão da Qualidade, a organização determina e fornece os recursos necessários.

21 REQUISITO 6.2 RECURSOS HUMANOS A competência das pessoas é construída com educação, formação e treino, habilidade e experiência.

22 REQUISITO 6.3 INFRA-ESTRUTURA É necessário disponibilizar uma infra-estrutura que atenda aos requisitos dos produtos e serviços oferecidos. Por exemplo, espaços de trabalho, equipamentos, ferramentas, serviços de apoio, etc.

23 REQUISITO 6.4 AMBIENTE DE TRABALHO Um ambiente limpo, seguro e saudável favorece a prática da Qualidade. E motiva o nosso trabalho, aumentando o desempenho de todos.

24 É PRECISO INVESTIR EM RECURSOS HUMANOS E INFRA-ESTRUTURAS PARA ATINGIRMOS OS OBJECTIVOS DA QUALIDADE

25 não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”
SECÇÃO 7 REALIZAÇÃO DO PRODUTO “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” Ayrton Senna

26 PLANEAMENTO DA REALIZAÇÃO DO PRODUTO
REQUISITO 7.1 PLANEAMENTO DA REALIZAÇÃO DO PRODUTO Devemos planear e desenvolver todos os processos para a realização do produto e registar as evidências de que o processo está atendendo os requisitos do cliente.

27 PROCESSOS RELACIONADOS
REQUISITO 7.2 PROCESSOS RELACIONADOS A CLIENTES São os requisitos que devem ser respeitados, como as necessidades dos clientes, leis, estatutos, regulamentos e outros.

28 Também é importante fazer uma análise crítica desses requisitos, antes de fechar um contrato.
Precisamos sempre de ter a certeza de poder atender bem o cliente. Também é importante estabelecer uma comunicação eficiente com o cliente, visando atender suas solicitações, dúvidas, reclamações, pedidos, sugestões e, até mesmo, os seus elogios!

29 PROJECTO E DESENVOLVIMENTO
REQUISITO 7.3 PROJECTO E DESENVOLVIMENTO Isso significa planear e controlar as várias etapas do projecto e desenvolvimento de um produto ou serviço. Todas as etapas e responsabilidades devem estar bem claras e definidas.

30 REQUISITO 7.4 AQUISIÇÃO Devemos trabalhar com fornecedores qualificados e aceitar somente produtos de acordo com os nossos requisitos. Para isso, descrevemos as informações de compra no nosso pedido de compra e fazemos a verificação do produto.

31 PRODUÇÃO E FORNECIMENTO DO SERVIÇO
REQUISITO 7.5 PRODUÇÃO E FORNECIMENTO DO SERVIÇO A organização cria e controla as condições em que os produtos ou serviços são planeados e realizados. Por exemplo, disponibilidade de informações, equipamentos, actividades de entrega, etc.

32 IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE
Esta é uma forma de controlo , onde identificamos o produto durante todo o seu processo de fabrico, desde o recepção das matérias-primas até ao produto final. Assim, em caso de não-conformidade, podemos realizar o rastreio, ou seja, podemos descobrir a fase em que o problema ocorreu.

33 PROPRIEDADE DO CLIENTE
Também devemos ter cuidado com a propriedade do cliente. Enquanto ela estiver sob o nosso controlo, vamos tomar todas as medidas para protegê-la e preservá-la.

34 CONTROLO DOS DISPOSITIVOS DE MEDIÇÃO E MONITORIZAÇÃO
REQUISITO 7.6 CONTROLO DOS DISPOSITIVOS DE MEDIÇÃO E MONITORIZAÇÃO Os equipamentos de inspecção, medição e ensaios devem estar identificados e calibrados. Só assim, podemos verificar correctamente os nossos produtos e matérias-primas.

35 O TRABALHO EM EQUIPA FACILITA O CUMPRIMENTO DAS METAS E VALORIZA O FUNCIONÁRIO

36 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
SECÇÃO 8 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA “O mais importante na vida não é a situação em que estamos, mas a direcção para a qual nos movemos.” O.W. Holmes

37 REQUISITO 8.1 GENERALIDADES Devemos medir e analisar a conformidade dos nossos produtos e serviços, do Sistema de Gestão da Qualidade e utilizar essas informações para planear melhorias contínuas no sistema.

38 MEDIÇÃO E MONITORAMENTO
REQUISITO 8.2 MEDIÇÃO E MONITORAMENTO Vamos medir e monitorizar os processos e produtos e a Satisfação dos Clientes.

39 ...e vamos realizar Auditorias Internas! Essas informações são fundamentais para medir e melhorar o desempenho do nosso Sistema de Gestão da Qualidade.

40 Também é importante decidir
REQUISITO 8.3 CONTROLO DO PRODUTO NÃO-CONFORME Vamos identificar e separar os produtos que apresentam falhas, defeitos ou estão fora das especificações. Também é importante decidir o que fazer com eles!

41 REQUISITO 8.4 ANÁLISE DOS DADOS Vamos colher e analisar dados que vão ajudar-nos a obter melhorias e eliminar as causas reais e potenciais das não-conformidades.

42 REQUISITO 8.5 MELHORIA Duas acções são muito importantes no processo de melhoria contínua do nosso sistema:

43 ACÇÃO CORRECTIVA ACÇÃO PREVENTIVA O seu objectivo é eliminar as causas
das não-conformidades, para que os erros não se repitam. ACÇÃO PREVENTIVA E a prevenção contra possíveis não-conformidades, antes que elas aconteçam.

44 PARA TERMOS CLIENTES SEMPRE SATISFEITOS, PRECISAMOS EVOLUIR TODOS OS DIAS.

45 VÊ? NÃO É TÃO DIFÍCIL...

46 PARA FALAR A VERDADE, VÁRIOS DESTES REQUISITOS JÁ SÃO PRATICADOS POR TODOS NÓS...

47 AFINAL... O NOSSO TRABALHO TEM QUALIDADE!!

48 A DIFERENÇA É QUE, QUANDO TRABALHAMOS “DENTRO” DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE...

49 ...TODAS AS NOSSAS ACÇÕES PASSAM A FAZER PARTE DE UM ÚNICO SISTEMA!

50 ISSO FACILITA A OBTENÇÃO DE MELHORIAS...

51 ...A CONQUISTA DE RESULTADOS...

52 ...E A SATISFAÇÃO CADA VEZ MAIOR DOS NOSSOS CLIENTES!!

53 TODOS SÓ TÊM A GANHAR!!

54 E QUANDO TODOS GANHAM, TODOS FICAM DE BOM-HUMOR!! ENTÃO...

55 ...SORRIA!

56 ISO 9OO1:2OOO O CAMINHO DA QUALIDADE, DO SUCESSO E DO BOM-HUMOR!


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