Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBenício Sala Alterado mais de 9 anos atrás
1
Transformar uma disciplina teórica em prática: uma experiência
Lucia Santa Cruz ESPM/RJ
2
Cenário
3
A aprendizagem é possível?
Questão
4
Expectativas 1º semestre 2012 Recém-criada Graduação de Jornalismo
Disciplina: História da Imprensa no Brasil Expectativas
5
Realidade 1 2 Desinteresse pelo tema
Desconhecimento da história do país “Disciplina teórica” = “chata” Baixo índice de leitura dos textos Debate incipiente em sala 1 2 Realidade
6
Função da faculdade de jornalismo
“ O estudante de jornalismo tem que escrever. A faculdade de jornalismo tem que incentivar isso: que o estudante escreva todos os dias. Porque ser jornalista é perguntar e escrever”. Função da faculdade de jornalismo
7
Transformar a disciplina teórica em prática
Solução pensada
8
Cada aula uma nota Pensar cada aula como um EVENTO a cobrir
Ao invés de assistir aula, “cobrir” a aula Produzir uma nota semanal de até 600 caracteres sobre o conteúdo apresentado em sala Não é resumo da aula, é um esboço de texto jornalístico Prazo de entrega: 24 horas 5 melhores notas: postadas no blog da disciplina Cada aula uma nota
9
Blog
10
Blog
11
Blog
12
Blog
13
Características A cada semestre, blog reúne cerca de 50 posts
Panorama do conteúdo da disciplina Diferentes enfoques Características
14
Percalços Conteúdo disponível na internet estimula CTRL+C/CTRL+V
“Padronização” dos posts Dificuldade inicial dos alunos para entender a mecânica Correção semanal trabalhosa Lógica estímulo-recompensa = notas valem 50% da avaliação semestral Percalços
15
Medição quase em tempo real de conteúdos mal compreendidos
Baixo nível de ausência da sala Mudança na percepção dos alunos: Aula como espaço de produção de informações Pontos positivos
16
Relatos Estudei para a prova pelo blog = CONTEÚDO RELEVANTE
Esta foi a disciplina em que mais aprendi no semestre, porque me forcei a prestar atenção = ATRAÇÃO P/AULA Prefiro aprender assim, fazendo coisas que só assistindo aula e lendo texto = APRENDIZADO POR PROJETO A avaliação desta disciplina deveria ser só pelas notas, a gente se envolve muito mais = AVALIAÇÃO DO PROCESSO e não pontual Relatos
17
Para resolver problema didático, estratégia que reúne duas características do processo jornalístico:
Procurar notícia em tudo Trabalhar sob pressão De disciplina teórica, ela se reverte em prática e se integra à formação profissional do Jornalismo. Conclusão
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.