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PublicouBernardo Mata Alterado mais de 9 anos atrás
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LIDERANÇA FIORELLI, José Osmir-psicologia para Administradores Cap.7
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Conceito de Liderança “É a capacidade que alguns algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente” Não se confunde “Gerência”, “Chefia” com liderança PODER ( Herança familiar) X LIDERANÇA( atributos da pessoa)
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Tipos de Influência Poder:____________________________________________________________________________________________________
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Tipos de Influência Autoridade:
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Instalação da Liderança
Existe forte comprometimento emocional no exercício da liderança São pessoas significativas para os liderados
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Atributos dos Líderes Visão/ exemplo/ capazes de discriminar detalhes/ perseverança nos momentos difíceis/ analisa com a equipe as causas doo resultados negativos/ reforça a persistência para atingir metas/ compromisso com as causas
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Características Cognitivo-Comportamentais
Habilidade Interpessoal Autoconhecimento Convicção Autoconfiança
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Comportamentos do Líder
Expansividade / inteligência/ estabilidade emocional/ entusiasmo/ ousadia/ sensibilidade/ confiança/ imaginação/ espírito crítico/ senso de justiça/ disciplina
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Habilidades Habilidade para Observar:
>mensagens não verbais contidas nos comportamentos/ identificar comportamentos e características comportamentais das pessoas Paciente/ busca de detalhes/ discrição/ persegue a neutralidade
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Habilidade para Escutar :
> Identificar “mecanismos de defesa que dificultam a escuta: >”tática de falar” p/ controlar a conversa >Falar tem efeito terapêutico >a função terapêutica da fala não significa soluções >Quando fala, ordena-se as idéias(reflexão)
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>Estruturar os conteúdos das mensagens: O QUE/ POR QUE/ COMO FALA/ ONDE ESCOLHE PARA FALAR/ QUEM FALA/ QUANDO O FATO OCORRE > Atentar p/: os elementos da expressão corporal / o que se repete na fala/ intensidade com que se fala
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Habilidade para falar A boa fala contem algo de reflexão- como forma de demonstrar compreensão Mecanismos de defesa: deslocamento para outro assunto/ identificação com o oque se fala/ distração/ fantasia/ negação da realidade/ racionalização
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Envolvimento(Compartilhar)
Opinar sobre o trabalho/ usar o jargão técnico dos liderados/ compartilhar programas de desenvolvimento/ avaliar os resultados das atividades/ visitar sem programação os locais de trabalho/trocar s/ vestir-se de maneira apropriada à intenção
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Compreensão( Não significa concordância)
Coerência( fala e ação) Dar e receber Feedback Mecanismos de defesa ao receberem feedback: isolamento/ negação da realidade/ racionalização/ deslocamento/ distração
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Expressão Corporal: > Compatibilidade entre a expressão verbal e a corporal > Silêncio excessivo > Fala desordenada ou exagerada
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Habilidade para Orientar:
> Identificar o que > Utilizar a forma adequada > Como Falar > Quando > Diagnosticar o motivo( p/ transformar-se) > Escolha do local
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Erros Comportamentais
Realizar atividades paralelas enquanto escuta Permitir interrupções de terceiros Escolher locais inadequados ao relacionamento interpessoal Interromper em momentos inadequados Atender em momento ou situação inadequada Preocupar-se mais em julgar do que em escutar
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Síndrome de Alice Alice pergunta::”Poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?” O Gato responde: “Isso depende bastante de onde você quer chegar”. Alice diz: “O lugar não importa muito…” O gato conclui: Então não importa qual caminho você vai tomar”.
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Quadro Comparativo Cultura Hierarquizada Cultura do Empoderamento
Planejamento Comando e Controle Monitoramento Responsabilidade Individual Gerentes Funcionários Façam como lhe mandam Conformidade Visão Formação de Parceria para o desempenho Automonitoramento Responsailidade da Equipe Líderes de Equipe/treinandores Membros de Equipe Seja dono de seu cargo Discernimento Fonte: Blannchard-2007
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Pipeline da Liderança
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Liderança Organizacional
Processo Autoliderança Liderança do Outro Liderança de Equipe Liderança Organizacional
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Charan:Liderança
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Pense sobre ser lider de si mesmo
Habilidades Técnicas: Domínio técnico ou específico ä área de atuação Profissional Desenvolvimento de relacionamentos visando a benefícios e resultados pessoais Utilização de ferramentas, processos e proedimentos da empresa
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Líder de Outros Habilidades Técnicas
Planejamento-projetos, orçamentos e força de trabalho Definição do cargo Seleção de Pessoal Delegação Monitoramento do desempenho
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Líder de outros Habilidades Técnicas: Coaching e feedback
Mensuração e Desempenho Comunicação e clima Organizacional Desenvolvimento de relacionamentos Aquisição de recursos
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Lider de si mesmo Aplicações de tempo:
Disciplina diária-chegada e saída Cumprir prazos pessoais para os projetos-normalmente no curto prazo ,por meio da administração do próprio tempo
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Lider dos outros Aplicações do Tempo:
Planejmento annual de orçamentos e projetos Disponibilizar tempo para os subordinados-solicitado tanto por você quanto por eles Definir prioridades para a aunidade e a equipe Tempo de comunicação com ouutras unidades, clientes
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Lider de si mesmo Valores Profissionais
Obter resultados por meio do domínio profissional Trabalho de alta qualidade-técnico ou específico da área de atuação Aceitação dos valores da empresa
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Lider de outros Valores Profissionais:
Obter resultados por meio dos outros Sucesso dos subordinados diretos Sucesso da unidade Ver-se como gestor Integridade visível
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