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Projeto GPI – Brasil Gestão de infraestruturas urbanas de água

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Apresentação em tema: "Projeto GPI – Brasil Gestão de infraestruturas urbanas de água"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto GPI – Brasil Gestão de infraestruturas urbanas de água
Belo Horizonte, de Novembro de 2014

2 Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI)
Exercício 1 (10 mins) Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI) “Asset Management (AM)” O que é? ou O que não é? (dê tantas respostas quantas quiser)

3 Introdução à gestão patrimonial de infraestruturas (GPI)
Belo Horizonte, de Novembro de 2014

4 Estrutura da apresentação
O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO A concluir: GPI e PNQS

5 Estrutura da apresentação
O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO A concluir: GPI e PNQS

6 Paradigma da gestão atual dos serviço de saneamento
Usamo-las e gerimos o seu valor Entregamo-las à geração seguinte Herdamos as infraestruturas existentes sistemas de saneamento 2013 2050 Janela temporal

7 Onde queremos estar em 2050? Como gerimos a transição?
2013 2050 Onde queremos estar em 2050? Como gerimos a transição?

8 Paradigma da gestão atual dos sistemas de saneamento
Usamo-las e gerimos o seu valor Entregamo-las à geração seguinte Herdamos as infraestruturas existentes sistemas de saneamento 2013 2050 Janela temporal

9 Paradigma da gestão atual dos sistemas de saneamento
UNIVERSALIZAÇÃO NÃO ISTO, POIS NÃO? Usamo-las e gerimos o seu valor Entregamo-las à geração seguinte Herdamos as infraestruturas existentes sistemas de saneamento 2013 2050 Janela temporal

10 Requisitos para uma implementação de GPI bem sucedida
Adoção de abordagem estratégica Necessidades e expetativas dos usuários como foco do serviço Processos claros e bons dados Alinhamento e feedback entre níveis de decisão (estratégico/ tático/ operacional) Alinhamento e feedback entre processos de gestão

11 Estrutura da apresentação
O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO A concluir: GPI e PNQS

12 Que objetivos estratégicos para os serviços de saneamento?

13 Crescimento sustentável da empresa Expansão do mercado de saneamento
Garantia de fidelização dos clientes Otimização de custos Atuação com responsabilidade social Fortalecimento da imagem da empresa

14 Horizonte de planejamento estratégico?

15 Estrutura da apresentação
O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO A concluir: GPI e PNQS

16 Sistemas de gestão a qualidade Sistemas de gestão ambiental
Gestão da manutenção Gestão de clientes GPI BSC Sistemas de gestão a qualidade Reabilitação Contabilidade Gestão de informação Gestão de imagem Gestão financeira Sistemas de gestão ambiental Gestão de perdas de água Operação de rotina Gestão de energia

17 Sistemas de gestão a qualidade Sistemas de gestão ambiental
Gestão da manutenção Gestão de clientes GPI BSC Sistemas de gestão a qualidade Reabilitação Contabilidade Gestão de informação Gestão de imagem Gestão financeira Sistemas de gestão ambiental Gestão de perdas de água Operação de rotina Gestão de energia

18 GPI e outros sistemas de gestão
PDCA Visão estratégica da atividade Orientados para a satisfação de objetivos Uso de métricas para estabelecer metas e permitir a monitorização Em resumo: existe coerência de princípios Mas… e os horizontes de planejamento? BSC

19 Estrutura da apresentação
O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO A concluir: GPI e PNQS

20 GPI e o mercado de ações

21 GPI e o mercado de ações

22 Estrutura da apresentação
O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO A concluir: GPI e PNQS

23 GPI e a regulação do setor
Um regulador nunca é neutro no processo de GPI Ou é uma barreira Ou é um promotor Em Portugal: é promotor Guias Técnicos Cursos AWARE-P Legislação iGPI: sim, MAS COM RESPEITO PELA SEPARAÇÃO DE RESPONSABILIDADES

24 ERSAR: 2.º Ciclo de avaliação da qualidade de serviço
Serviço prestado aos utilizadores FUTURO HOJE

25 Adequação da interface com os utilizadores
Objectivo 1: Adequação da interface com os utilizadores Serviço prestado aos utilizadores FUTURO HOJE

26 Sustentabilidade da prestação do serviço
Serviço prestado aos utilizadores Objectivo 2: Sustentabilidade da prestação do serviço FUTURO HOJE

27 Sustentabilidade ambiental
Objectivo 3: Sustentabilidade ambiental Serviço prestado aos utilizadores FUTURO HOJE

28 Objectivos e critérios de avaliação
Sustentabilidade da prestação do serviço Futuro Sustentabilidade econômica Sustentabilidade infraestrutural Produtividade física dos recursos humanos

29 Sustentabilidade infraestrutural
No perfil da empresa: Índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial (-) (dAA44ab) Índice com valores entre 0 e 100 pontos, calculado em função da informação disponível sobre as infraestruturas, sobre as intervenções realizadas e sobre o nível de gestão patrimonial Água AA09 – Adequação da capacidade de tratamento (%) AA10 – Reabilitação de condutas (%/ano) AA11 – Ocorrência de avarias em condutas [n.º/(100 km ⋅ ano)] Esgotos AR07 – Adequação da capacidade de tratamento (%) AR08 – Reabilitação de coletores (%/ano) AR09 – Ocorrência de colapsos estruturais em coletores [n.º/(100 km ⋅ ano)]

30 Estrutura da apresentação
O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO A concluir: GPI e PNQS

31 Problemas frequentes Os serviços de saneamento assumidos como “evidentes” nas sociedades modernas Baixa visibilidade política dos gastos em manutenção Baixa disponibilidade para investir em reabilitação  Crescente deficit acumulado de reabilitação

32 Problemas frequentes Desafios e “objetivos” ambientais emergentes
e.g., adaptação a mudanças climáticas, uso eficiente de água e energia, uso de soluções “verdes” não têm reflexo nas decisões de rotina das organizações (e.g., substituição de componentes) As intervenções de reabilitação tendem a substituir um elemento por um seu equivalente (like-for-like) não atendendo aos objetivos e estratégias de longo prazo Deficiente alinhamento entre níveis de decisão

33 Alinhamento entre níveis de decisão
Gestão estratégica alinhamento pessoas envolvimento responsabilização Gestão tática feedback Gestão operacional People are the key element in this process. First of all, top management must be engaged in the shift of paradigm to an integrated IAM approach. Involvement of the entire organization, from the CEO to the asset operators Empowerment of the staff, in order to promote leadership, co- ordination, collaboration, corporate culture acceptance, motivation, commitment and corporate know-how.

34 Problemas frequentes e.g. adoção de planos anuais
Com muita frequência planejamento “estratégico” não é de longo prazo e.g. adoção de planos anuais e.g. métricas adotadas contrariam a sustentabilidade

35 Exemplo: eficiência econômica
< 5 anos: Promove cortes nos gastos em reabilitação > 15: Investir em reabilitação torna-se uma evidência

36 Problemas frequentes As fundações da GPI são os dados existentes, mas em geral há: Falta de dados (informação insuficiente) ou Falta de BONS dados (falta de confiabilidade) Dados inadequados para as decisões de gestão (inutilidade) Demasiados dados (fragmentados) e fontes de informação (fragmentação e ineficiência no uso)

37 Estrutura da apresentação
O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO A concluir: GPI e PNQS

38 A concluir: a oportunidade e o desafio das normas ISO 55000

39 Estas normas podem ser aplicadas a todos os tipos de ativos e por organizações de todos os tipos e dimensões. São “filhas” do PAS 55 Versão Brasileira publicada em Jan 2014 Versão Portuguesa em fase final de elaboração

40 ISO 55000, 55001, 55002 Primeiras da família “International Standards for Asset Management”: ISO 55000 apresenta a panorâmica geral, e os conceitos e terminologia base de “Asset Management”. ISO 55001 define os requisitos para um "management system" for Asset Management. ISO 55002 fornece interpretação e recomendações sobre a implemenção deste tipo de sistema de gestão.

41 Alinhamento com outras normas ISO
Explicitamente alinhadas com: ISO 9001 (gestão da qualidade); ISO (gestão ambiental); OHSAS (saúde ocupacional e segurança); ISO gestão de risco.  

42 Normas sobre o “O QUÊ” Não sobre o “COMO”

43 Alguns aspectos importantes
Gestão de ativos a atividade coordenada de uma organização (3.1.13) para gerar valor a partir dos ativos (3.2.1) Um sistema de ativos (3.2.5) também pode ser considerado como um ativo. Uma organização pode escolher gerir os seus ativos como um sistema, em detrimento de os gerir individualmente, conforme as suas necessidades, e para alcançar vantagens adicionais. A geração de valor requer o balanço entre custos, riscos e desempenho, frequentemente a diferentes escalas temporais.

44 A adoção das normas ISO 55001, ISO 55002 e da presente Norma Internacional habilita uma organização a atingir os seus objetivos através da gestão eficaz e eficiente dos seus ativos. A aplicação de um sistema de gestão de ativos constitui uma garantia de que esses objetivos podem ser alcançados de forma consistente e sustentável ao longo do tempo.

45 Benefícios da gestão de ativos
Melhoria do desempenho financeiro: melhorando o retorno dos investimentos e reduzindo custos, enquanto se conserva o valor dos ativos e sem comprometer o cumprimento dos objetivos organizacionais de curto ou de longo prazo; Decisões fundamentadas de investimento em ativos: permitindo à organização melhorar a tomada de decisão e atingir de modo eficaz um equilíbrio entre custo, risco, oportunidade e desempenho; Gestão do risco Melhoria dos serviços e dos resultados Demonstração de responsabilidade social Demonstração da conformidade Melhoria da reputação Melhoria da sustentabilidade da organização Melhoria da eficiência e da eficácia

46 Princípios Asset Management Transform strategic intent Knows context
People determine value realisation Future implications Learning organisation Provide value

47 Princípios Assets exist to provide value to the organization and its stakeholders Asset management transforms strategic intent into technical and financial decisions, plans and activities Leadership and workplace culture are determinants of value realization Asset management provides assurance that the assets fulfil their required function

48 ISO 55000 Asset management — Overview, principles and terminology
Foreword Introduction 1 Scope 2 Overview 2.1 General 2.2 Value realization and benefits 2.3 Assets 2.4 Asset management concepts and principles 2.5 Asset management system 2.6 The integrated management systems approach 3 Terms and definitions 3.1 General terms 3.2 Terms relating to ‘assets’ 3.3 Terms relating to ‘asset management’ 3.4 Terms relating to ‘asset management system’ Annex A Commonly used terms (informative) Annex B Information on asset management activities (informative)

49 ISO 55001 Asset management — Management systems — Requirements
Foreword Introduction 1 Scope 2 Normative reference 3 Terms and definitions 4 Context of the organization 4.1 Understanding the organization and its context; 4.2 Understanding the needs and expectations of stakeholders; 4.3 Determining the scope of the asset management system; 4.4 Asset management system 5 Leadership 5.1 Leadership and commitment; 5.2 Policy; 5.3 Organizational roles, responsibilities and authorities 6 Planning 6.1 Actions to address risks and opportunities for the asset management system; 6.2 Asset management objectives and planning to achieve them 7 Support 7.1 Resource; 7.2 Competence; 7.3 Awareness; 7.4 Communication; 7.5 Information requirements; 7.6 Documented Information 8 Operation 8.1 Operational planning and control; 8.2 Management of change; 8.3 Outsourcing 9 Performance evaluation 9.1 Monitoring, measurement, analysis and evaluation; 9.2 Internal audit; 9.3 Management review 10 Improvement 10.1 Nonconformity and corrective action; 10.2 Preventive action; 10.3 Continual improvement Annex A Information on asset management activities (informative) Bibliography

50 ISO 55002: Asset management — Management systems — Guidelines for the application of ISO 55001

51 Estrutura da apresentação
O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO A concluir: GPI e PNQS

52 A concluir: GPI e PNQS Porque necessita o PNQS de considerar a GPI?
Relevância, criticidade e oportunidade da GPI no Brasil Processos de gestão de excelência: visão de longo prazo carece ser incorporada Porque deve a GPI ser promovida por via do PNQS? Credibilidade, abrangência e adesão do PNQS Necessidade de coerência dos sistemas de gestão Oportunidade de reconhecer os melhores iGPI Portugal: COMO? GPI Brasil: O QUÊ? Mas: fases idênticas, objetivos semelhantes, princípios de GPI comuns

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