A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG com. br www

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG com. br www"— Transcrição da apresentação:

1 Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG rodolfobenda@yahoo. com. br www
Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG (031)

2 COMPORTAMENTO MOTOR Fisioterapia Educação Física Medicina Psicologia
Enfermagem Pedagogia Terapia Ocupacional

3 Comportamento Motor Aprendizagem Motora Controle Motor Desenvolvimento Motor

4 Controle Motor Processos subjacentes envolvidos em cada execução de um movimento (Gallahue & Ozmun, 1998). Compreensão dos mecanismos voluntários e reflexos que regulam o movimento humano (Sage, 1984).

5 Estruturas de controle
Engrama motor Programa motor Traço de memória / perceptivo Plano de ação Programa motor generalizado Esquema motor Atrator Programa de ação

6 Aprendizagem Motora Mudança relativamente permanente
no comportamento motor; Mudanças devidas às experiências anteriores; Mudanças promovidas por meio da prática; Mudanças inferidas através do desempenho. Rose (1997)

7 Abordagem Orientada à Tarefa - AOT (até 1970)
Quantidade de prática Prática massificada / distribuída Prática do todo / por partes Conhecimento de resultados Transferência de aprendizagem

8 Abordagem Orientada ao Processo - AOP (1970 - 1990)
Ênfase em teorias de aprendizagem motora tendo como pressuposto básico a compreensão do mecanismo de controle motor. O que realmente está sendo controlado? Como os diferentes processos são coordenados?

9 AOT - AOP (a partir de 1990) Retomada dos estudos orientados à tarefa (quais fatores interferem na aprendizagem?), com nova roupagem teórica; Aprofundamento dos estudos orientados ao processo (como ocorre a aprendizagem?); Aprofundamento dos estudos de controle motor.

10 Desenvolvimento Motor
Processo de mudança na organização do comportamento motor no período entre a concepção e a morte, ou seja, durante todo o ciclo de vida (adaptado de Manoel, 1998).

11 O que muda com o desenvolvimento? Caracteriza a descrição do processo.
Como esse comportamento muda com o desenvolvimento? Caracteriza o estudo do processo de mudança. Como acompanhar essa mudança? Caracteriza a avaliação do desenvolvimento. Porém, o que deve ser medido?

12 Produção de Conhecimento em Comportamento Motor
Pesquisa Básica: conhecimento pelo conhecimento. Pesquisa Aplicada: solução de problema específico. Pesquisa de Integração e Síntese de conhecimento: verificação da aplicabilidade dos conhecimentos derivados da pesquisa básica numa situação real de ensino-aprendizagem (Tani, 1992).

13 Área de Conhecimento Diferentes níveis de análise (do nível mais micro até os níveis mais macro). Comportamento motor como um nível intermediário essencial para o profissional. Melhor direcionamento dos estudos em comportamento motor para a intervenção profissional.

14 Conceitos Básicos Movimento: Deslocamento do corpo ou segmento do corpo no espaço, resultante de contração muscular (Newell, 1978). Técnica: Meio mais econômico para se atingir um objetivo (Greco & Benda, 1998). Capacidade: Traço ou qualidade geral do indivíduo relacionada ao seu desempenho numa diversidade de habilidades ou tarefas (Magill, 1984). Habilidade: ??????

15 (o objeto central de estudo)
Habilidade (o objeto central de estudo) Capacidade adquirida que permite atingir o objetivo com o máximo de certeza e o mínimo de energia ou tempo e energia (Guthrie, 1952). Movimentos que permitem atingir um objetivo no ambiente, com máxima certeza e mínimo de dispêndio de tempo e energia (Knapp, 1963).

16 “Ação complexa e intencional envolvendo toda uma cadeia de mecanismos sensório, central e motor que, através do processo de aprendizagem, se tornou organizada e coordenada de tal forma a alcançar objetivos predeterminados com máxima certeza” (Whiting, 1975). Classificação: Quanto à influência do meio: aberta ou fechada; Quanto à continuidade: contínua, discreta ou seriada;

17 Características da Habilidade:
Consistência: Condição de permanência e estabilidade; o quanto a habilidade consegue resistir às demandas da situação. Flexibilidade: Condição de responder às demandas da situação, isto é, adaptação. Duas faces de uma mesma moeda... Deve haver um padrão para ter flexibilidade... consistência não significa rigidez...

18 Capacidade ≠ Habilidade
Capacidade compõe a habilidade; Capacidade permite a aquisição da habilidade; Habilidade é o produto final

19 C1 C2 H1 C3 H1 C1 H2 H3 C4 C5 H2 C6 H4 C4 H5 H6

20 A C1 C2 C3 C4 C5 C6 _ + C6 C5 C4 C3 C2 C1 B C4 C5 H2 C6 C1 C2 H1 C3

21 Mensuração indireta em Aprendizagem Motora
Medidas comportamentais: Erro Absoluto (EA), Erro Constante (EC), Erro Variável (EV), Escore, Escore do Padrão. Análise cinemática: Curvas ângulo-tempo, velocidade angular-tempo, aceleração tempo. Atividade Elétrica: EMG, EEG Atividade Encefálica: Tomografia, PET Scan...

22 (CTRM – Vieira)

23 (CTRM – Vieira)

24 (Dardo – Gomes)

25 (Curva ângulo-tempo – Benda et al.)


Carregar ppt "Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG com. br www"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google