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DIMENSÕES DA QUALIDADE

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Apresentação em tema: "DIMENSÕES DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 DIMENSÕES DA QUALIDADE
Custos- preço acessível Prazo-Local e prazos certos Segurança- relativa aos empregados e usuários Moral-relativo aos envolvidos

2 DIMENSÕES DA QUALIDADE
ISO 9001:2000 A versão 2000 procura fazer uma mudança radical na forma de pensar estabelecendo o conceito de controle de processo antes e durante o processo (“Controle de processo” era monitorado e melhorado as atividade e tarefas somente no instante da inspeção final do produto.) A versão 2000 também exige o envolvimento da direção da empresa, para fazer a integração da qualidade dentro da empresa definindo um responsável pela ações da qualidade.

3 DIMENSÕES DA QUALIDADE
Outro objetivo era melhorar o processo por meio de medição de performance, indicadores para medir a efetividade das ações e atividades desenvolvidas. Mas a principal mudança na norma foi a introdução da visão de foco no cliente. Antes o cliente era visto como externo à organização, agora considera o cliente dentro do sistema da Organização. A qualidade é considerada como uma variável de múltiplas dimensões e definida pelo cliente, por suas necessidades e desejos. Além disso, não são considerados como clientes apenas os consumidores finais do produto, mas todos envolvidos na cadeia de produção.

4 QUALIDADE Um sistema de gestão da qualidade é um sistema no qual os elementos são processos. A ISO 9001:2000 Visualiza o sistema de gestão de qualidade em seus conjunto como um processo onde: -Existem os requisitos do produto/serviço -Análise dentro do sistema de gestão da qualidade -O cliente recebe o produto/serviço -o cliente dá um feedback à empresa sobre sua satisfação com o produto ou serviço.

5 QUALIDADE Objetivando a busca da qualidade no transporte de cargas , as dimensões mais importantes no que diz respeito às características dos serviços oferecidos,são: velocidade –tempo gasto da coleta à entrega, estado de conservação de vias. consistência-capacidade de cumprir os tempos previstos capacitação-possibilidade de trabalhar com diferentes volumes e variedades disponibilidade- número de localidades onde o modo se encontra presente freqüência- número de vezes que o modo pode ser utilizado em determinado intervalo de tempo

6 QUALIDADE >Frota própria ou de terceiros?
Como decisão estratégica , a utilização de ativos de terceiros está condicionada além da questão custo e qualidade do serviço, a rentabilidade financeira das alternativas. deve-se considerar: -Tamanho da operação- qto > for a operação > possibilidade de que a utilização de frota própria seja mais atraente do que utilizar a de terceiros. -Economia de escala : qto > for a operação > possibilidade de reduzir custos

7 QUALIDADE -Sofistificação em termos de tecnologia e gestão. Investimentos em TI e pessoal. -Capacitação Interna para planejar, operar e controlar decisiva para o desempenho da operação.Não adianta ser grande e ter recursos se não há capacitação interna para gerir a operação de transporte de forma eficiente. -maximizar a utilização de cargas de retorno. Empresas de transportes captam mais cargas de retorno que empresas que não são transportadoras.

8 QUALIDADE >Seleção de negociação com transportadores:
Principais critérios utilizados na seleção dos prestadores de serviços de transporte: Confiabilidade /preço /flexibilidade operacional /flexibilidade comercial/ saúde financeira /qualidade do pessoal operacional / informações de desempenho.

9 QUALIDADE -Confiabilidade:Ter certeza de que o planejado vai ser cumprido. capacidade de cumprir aquilo que foi combinado como prazo de entrega e coleta, preço, informações,segurança,disponibilidade de veículos ... -preço:Após o critério confiabilidade , o preço é um critério qualificador. O parâmetro adotado sobre o mínimo e o máximo a pagar, poderá desclassificar alguns transportadores ou o embarcador deverá redirecionar seus parâmetros. levando em consideração as exigências realizadas. Atenção às questões de segurança, que podem pesar mais que o simples preço do frete dependendo do valor da mercadoria e de sua periculosidade.

10 QUALIDADE -flexibilidade: à nível operacional e comercial é uma questão de sobrevivência ser flexível, pois a segmentação de clientes e mercados é cada vez mais utilizada e a inovação é uma constante.Ter flexibilidade para adaptar a operação e renegociar preços e contratos é uma necessidade básica da maioria dos embarcadores. -Saúde financeira:O transportador deverá ter saúde financeira para acompanhar as necessidades do embarcador em termos de modernização tecnológica ou gerencial.É de fundamental importância que o transportador seja saudável financeiramente.

11 QUALIDADE -Qualidade do pessoal operacional: Educação formal, capacitação técnica e habilidade comportamental.Ao contratar uma transportadora é importante verificar, conhecer e analisar o perfil profissional do pessoal operacional. -Disponibilidade de informações: A informação imediata sobre a localização da mercadoria e seu status(em depósito, em trânsito ou sendo entregue), ou a ocorrência de avarias, ocorrências de entregas não realizadas, devoluções, etc.,são de extrema relevância para o embarcador contratante(monitoramento contínuo das operações).

12 QUALIDADE - TRANSQUALIT que é a NBR 14884, ( foca mais o controle):
Transqualit é um conjunto de normas de certificação para empresas do setor de transporte de cargas e logística. Desenvolvido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em conjunto com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, tem sua base fundamentada na ISO 9000, com adaptações para o setor. Entretanto, ao contrário desta, fixa algumas metas a serem cumpridas pela entidade a ser certificada. Oficialmente recebe o nome de NBR O objetivo era inserir a etapa de transporte de mercadorias dentro da cadeia da qualidade e entrega de valor aos clientes, uma vez que os transportadores formam as conexões entre os elos da cadeia de suprimentos (supply chain).

13 QUALIDADE A certificação vale por um ano e, ao expirar, deve ser renovada pela empresa certificada. A primeira versão da norma foi expedida em 2000, e até 2006 a norma era dividida em três níveis: ouro, prata e bronze. Para se atingir o nível prata as empresas deveriam cumprir os requisitos do nível bronze e do nível prata, e para atingir o nível ouro, a empresa deveria atingir os três níveis. Contudo, a revisão da norma realizada em 2006 extingüiu os níveis, passando os requisitos a serem universais.

14 QUALIDADE A Transqualit propriamente dita é destinada aos sistemas de gestão da qualidade para empresas de transporte de cargas em geral, mas pode conter normas específicas para certos tipos de cargas que necessitam de cuidados especiais, a saber: Transqualit "Green" - Destinada à qualificação de empresas de transporte de produtos que tenham potencial risco à saúde, à segurança, ou ao meio ambiente (este, relacionado também à ISO e à OHSAS 18001). Esta certificação também é concedida a todas as empresas que passaram pelo processo de avaliação SASSMAQ. "

15 QUALIDADE Transqualit Frigo - Destinada à qualificação de empresas de transporte de cargas frigorificado, ou sob temperatura controlada. Transqualit Farma - Destinada à qualificação de empresas de transporte de cargas de produtos farmacêuticos. Transqualit Aéreo - Destinada à qualificação de empresas de transporte de carga aérea.

16 QUALIDADE –Profsª Maísa de Sá Bezerra Referências bibliográficas:
Edson Pacheco Paladini Autor dos livros: -Gestão da qualidade e -Gestão estratégica da qualidade ed.Atlas -2006/2008


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