A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS ATUARIAIS E ESTATÍSTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS ATUARIAIS E ESTATÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS ATUARIAIS E ESTATÍSTICA - 2006

2 Seminários em Ciências Atuariais e Estatística – MAD236
Horário: sextas de 13-15h Sala: F2-010 Professoras responsáveis: Flávia Landim e Natalie Hurtado Página de informações da disciplina:

3 Cronograma Datas dos seminários: Março10,17, 24 e 31 Abril7 e 28
Maio5,12,19 e 26 Junho 2, 9, 23 e 30

4 Informações importantes
A presença é obrigatória! O(a) aluno(a) poderá ter no máximo duas faltas. A avaliação será com base em dois relatórios de temas a serem escolhidos entre os seminários apresentados. Relatório 1 Escolha entre o seminário de 24 de março e 12 de maio, para ser entregue no dia 19 de maio. Relatório 2 Escolha entre o seminário de 19 de maio e 30 de junho, para ser entregue no dia 7 de julho. Na avaliação também será levado em conta a participação nos seminários.

5 O que é Estatística? Oswaldo Gomes de Souza Júnior e Thaís Cristina de Oliveira (2001) IM-UFRJ

6 O que é Estatística? Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados.

7 Aplicações da Estatística

8 Pesquisas de opinião Problema: como selecionar uma amostra, de tal modo que as informações possam ser expandidas para a população ?

9 Deseja-se fazer uma pesquisa para estimar a preferência dos cariocas para a prefeitura. Como selecionar uma amostra de n pessoas dentre os moradores do município?

10 Esta amostra é representativa da população?

11 Esta amostra é representativa da população?

12 Esta amostra é representativa da população?
Ao selecionar uma amostra devemos considerar alguns critérios de acordo com o tipo de pesquisa. Exemplo: região, sexo, nível sócio-econômico, idade...

13 Medicamentos genéricos
Problema: verificar a eficácia do remédio que está sendo criado, comparando-o com o que já existe no mercado. Legislação brasileira: dois medicamentos são bioequivalentes se o intervalo de confiança de 90% para x estiver entre 80 e 125%.

14 Etapas para o teste de bioequivalência:
1. Clínica: os medicamentos são analisados segundo sua monografia inscrita na Farmacopéia Brasileira. A diferença de teor do fármaco deve ser inferior a 5%. No mínimo 24 voluntários recebem os medicamentos em períodos alternados. O n.º de períodos é escolhido de modo a assegurar a validade estatística.

15 Etapas para o teste de bioequivalência:
2. analítica: estudo de estabilidade do fármaco nos líquidos biológicos. O protocolo analítico deverá conter os critérios para re-análise das amostras.

16 Etapas para o teste de bioequivalência:
estatística: analisa-se a variância de CMAX (concentração máxima) e ASC (área sob a curva) para avaliar os efeitos de grupo, de voluntários, de período e de tratamento.

17 Medidas da Concentração:

18 Análise dos resultados:
Concluímos que o remédio testado é equivalente ao já existente.

19 Contexto: uma linha de produção industrial.
Controle de Qualidade Contexto: uma linha de produção industrial. Problemas: (1) Como o fabricante pode garantir que o processo de produção está sob controle? (2) Como o fabricante pode garantir que as especificações do produto estão de acordo com as indicadas na embalagem?

20 Exemplo: Controle de qualidade na produção de suco de laranja em caixas. Procedimento: retiram-se 30 amostras de 50 caixas a cada intervalo de duas horas. Gráfico de Controle

21 Gráfico de controle revisado
Os limites do gráfico devem ser recalculados sem as duas observações fora dos padrões. Gráfico de controle revisado Conclusão: o processo está sob controle.

22 Investimentos no mercado financeiro
Problema: como investir um dado capital inicial de modo a minimizar os riscos e maximizar o retorno? Ação Poupança

23 Meningite Existe epidemia ?
Existe alguma tendência em determinados meses ? O controle feito pelo governo é adequado ?

24 Modelo estatístico: Nº de casos = m + e , log (m) = T + S ,
onde: m = média do processo e = erro (componente não explicável) T = tendência S = sazonalidade

25 Há uma estabilização ou decaimento do nº de casos a partir de 1992.
Há um padrão sazonal estável ao longo dos anos. Há um menor nº de casos entre janeiro e março e um maior nº de casos entre julho e agosto.

26 Resumindo: A Estatística utiliza métodos matemáticos para solucionar problemas reais de tomada de decisão quando há incerteza. Em situações onde poderíamos contar unicamente com a sorte, temos um instrumento, que nos possibilita aumentar as chances de tomar a melhor decisão. Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências.

27 Perfil do Estatístico A base da formação de um estatístico deve estar fundamentada em sólidos conhecimentos de cálculo, álgebra linear, ferramentas computacionais, linguagens de programação, teoria das probabilidades, métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes.

28 Perfil do Estatístico A exploração das diversas bases de dados estatísticos hoje disponíveis requer um profissional capaz de obter, a partir delas, informações relevantes através do uso de técnicas de amostragem, modelagem e inferência, que são algumas das ferramentas usuais da Estatística.

29 Perfil do Estatístico Após sua formação, o estatístico desenvolve aptidões que lhe permitem resolver problemas através de obtenção, organização e análise de dados. Dessa forma, é importante construir uma sólida base Matemática, adquirir habilidades computacionais, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho, aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

30 A Profissão O exercício profissional é fiscalizado pelos Conselhos
Regionais de Estatística (CONRE), sob a supervisão do Conselho Federal de Estatística (CONFE), o qual orienta e disciplina o exercício da profissão de Estatística. A comunidade estatística reúne-se em sociedades científicas e profissionais. A Associação Brasileira de Estatística (ABE - promove vários encontros, entre eles, o SINAPE, a cada dois anos.

31 Mercado de Trabalho Instituições Financeiras ( bancos, seguradoras, ...): Cálculo de apólices de seguro Construção de indicadores econômicos Carteiras de investimentos Construção de plano de pensão Instituições da área médica ( hospitais, Fiocruz, ...): Eficácia de novos tratamentos Controle de infecção hospitalar Análise da validade de testes clínicos Determinação de fatores de risco de doenças

32 Mercado de Trabalho Instituições de Ensino e Pesquisa:
Instituições públicas e privadas. Pesquisas de Opinião: Pesquisas eleitorais Pesquisas de mercado Perfis de consumidores Audiência de programas de televisão Avaliação da aceitação de novos produtos

33 Mercado de Trabalho Indústrias: Controle de qualidade
Avaliação de desempenho Otimização do processo produtivo Planejamento de experimentos viáveis Instituições Públicas: IBGE Ministérios e Secretarias de Estado Dataprev, SERPRO Outras instituições públicas onde há obtenção, organização e análise de dados.

34 Estatísticos formados pela UFRJ - onde estão?
Diversos estatísticos formados pela UFRJ são hoje docentes em Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior, tendo concluído pelo menos o mestrado em Estatística. Há estatísticos formados pela UFRJ trabalhando no IBGE, na Fiocruz, no DAC (Departamento de Aviação Civil), na Sul América, Golden Cross, no NCE-UFRJ, na TELEMAR, na Xerox, entre outros exemplos.

35

36 Página da disciplina: Seminário de 17/03/2006:
Seminário de 17/03/2006: O que é Atuária? Professora Natalie Haawinckel Hurtado - IM/UFRJ


Carregar ppt "SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS ATUARIAIS E ESTATÍSTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google