A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relação Professor - aluno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relação Professor - aluno"— Transcrição da apresentação:

1 Relação Professor - aluno
NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA SALA DE AULA Planejamento MEDIAÇÃO DOCENTE Relação Professor - aluno

2 SALA DE AULA Ambiente de Vivência-com Com-Vivência

3 Por que e para que ensinar e aprender tal disciplina ?
MEDIAÇÃO DOCENTE Adulto da relação pedagógica Responsável pelo ensino/aprendizagem Por que e para que ensinar e aprender tal disciplina ?

4 Princípios norteadores
da aprendizagem Aprendizagem significativa para o aprendiz : - Contextualizada, - Relacionada às experiência vividas, - Problematizada, - Confrontada com os problemas práticos , - Participativa, - Que permita transferência para situações concretas e mudanças de comportamento, atitudes .

5 Toda aprendizagem é pessoal, “ninguém aprende pelo outro”.
Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos. Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato. Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal.

6 Papel do Professor Seu papel é ajudar o aluno a aprender, Planejar seu trabalho, Preparar-se para a aula, Discutir com os alunos o plano de trabalho, Cronograma das atividades, Exercitar a capacidade de negociação, Definir combinados, Diversificar as estratégias e os recursos de trabalho.

7 Papel do Professor Dar o exemplo: Estilo salesiano de educar

8 Sete Hábitos dos Bons Professores
e dos Professores Fascinantes Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente. Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade. Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção. Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar.

9 Sete Hábitos dos Bons Professores
e dos Professores Fascinantes 5. Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis. 6. Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula. 6. Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida.

10 Alguns pecados capitais dos educadores
Corrigir publicamente. Expressar autoridade com agressividade. Ser excessivamente crítico. Punir quando estiver excessivamente irado e colocar limites sem dar explicações. Ser impaciente e desistir de educar. Não cumprir com a palavra Destruir esperanças e sonhos.

11 A escola dos nossos sonhos
Música ambiente em sala de aula. Sentar em círculo ou em U. Exposição interrogada, a arte da interrogação. Exposição dialogada, a arte da pergunta. Ser contador de histórias. Humanizar o conhecimento.

12 A escola dos nossos sonhos
7. Humanizar o professor, cruzar sua História. 8. Educar a auto-estima, elogiar antes de criticar. 9. Gerenciar os pensamentos e emoções. 10. Participar de projetos sociais.


Carregar ppt "Relação Professor - aluno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google