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Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias

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Apresentação em tema: "Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias
estratégias de suprimento Rafaela Batista – 10/04859 Alexandre Oliveira - 09/88677

2 Demanda por parcerias A relação deve ser simbiótica: pensa-se em CADEIA e LONGO-PRAZO O princípio? Redução de custos e aumento da competitividade Otimização das oportunidades, fechar os elos com clientes e fornecedores; Maior performance = menos limites e fragmentação

3 As empresas líderes tem envolvimento próximo com seus fornecedores

4 Nas parcerias com integração:
Menos trabalho com compras Menos estoques Menor prazo de atendimentos de pedidos Maior qualidade Menos burocracia Maior controle de processos Objetivos em congruência e dependência Menos custos da cadeia logística Parceiros mais fortes e para todo o negócio Custa caro. Mais dinheiro mais tempo mais diposição emocional de dirigentes

5 Parceria é o relacionamento comercial sobre media, com base em confiança mútua, abertura, riscos e recompensas compartilhados, que proporciona vantagem competitiva estratégica, resultando de um desempenho melhor do que seria possível individualmente.

6 A parceria não é pertinente em todos os casos.
Vantagens da parceria: eficiência operacional vantagens de integração vertical especialização do ramo reação a concorrência Critérios estratégicos da parceria: ambiente cultural, filosofia e estilos gerenciais, perspectiva de confiança mútua e semelhança entra as empresas

7 Estratégias de suprimento
Objetivos-chave: Integração com fornecedores Efetividade organizacional Benchmark das melhores práticas Gerenciamento da cadeia de suprimentos Fornecimento mundial, ou global sourcing

8 Macroetapas Avaliação:
Identificação dos grupos de suprimento em função de dois eixos: impacto sobre a empresa e complexidade do mercado. Levantamento de informações sobre os grupos de suprimento

9 Determinação das estratégias de suprimento
Análise: Determinação das estratégias de suprimento Estratégia de consolidação: Alavancar o poder de barganha dos fornecedores, cotações devem ser adotadas impacto sobre empresa complexidade do mercado

10 Estratégia de redução de complexidade: a empresa deve explorar seu poder de compra, simplificar a complexidade administrativa e logística, além de diminuir custos. impacto para a empresa complexidade do mercado

11 impacto sobre a empresa
Estratégia de integração: trabalhar na integração com os fornecedores, fazendo relacionamentos instáveis e duradouros. impacto sobre a empresa complexidade no mercado

12 impacto sobre a empresa
Estratégia de reposição: criar e/ou obter vantagens que a tirem da posição enfraquecida com relação aos fornecedores, desenvolvimento produtos substitutos ou alternativos, padronizar ao máximo a utilização dos itens em seus produtos e assegurar fornecimento em período de alta demanda. impacto sobre a empresa complexidade do mercado

13 Identificação de táticas a serem utilizadas: criação de uma matriz que cruze as estratégias com as possíveis táticas Identificação dos fornecedores potenciais: estabelecimento de um banco de dados de classe mundial.

14 3. Avaliação contínua das estratégias
Implantação Estabelecimento das prioridades de implantação Integração com os fornecedores: Análise das respostas recebidas Verificar as capacidades dos fornecedores quanto a: nível de qualidade, estado das intalações físicas, capacitação tecnológica etc Iniciar o processo de análise de cotações e de negociação Escolher os fornecedores e estabelecer contratos, acordos ou confirmação das cotações Fazer a transição para os novos fornecedores. 3. Avaliação contínua das estratégias

15 3. Avaliação contínua das estratégias
Integração com os fornecedores: Análise das respostas recebidas Verificar as capacidades dos fornecedores quanto a: nível de qualidade, estado das intalações físicas, capacitação tecnológica etc Iniciar o processo de análise de cotações e de negociação Escolher os fornecedores e estabelecer contratos, acordos ou confirmação das cotações Fazer a transição para os novos fornecedores. 3. Avaliação contínua das estratégias

16 Processo de global sourcing
Obter alto valor agregado Desenvolver tecnologias mais rapidamente, a partir de cpacitação de fornecedores globais Integrar estratégias de negócio e suprimento Oferecer preços inferiores aos nacionais

17 Enviar pedidos de cotação a possíveis fornecedores globais potenciais
Cálculo das economias potenciais: preço total internacional – preço-base atual = economia potencial Desenvolver e executar estratégia de negociação, para que os preços diminuam. Escolha final dos fornecedores Envio de pedidos Manutenção do banco de dados.

18 Obrigado.


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