A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS II Prof. Germano G. Reis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS II Prof. Germano G. Reis"— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS II Prof. Germano G. Reis
Prof. Luciel H. de Oliveira

2 O que é Liderança Habilidade de influenciar pessoas.
Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam a favor dos objetivos da instituição. Algumas pessoas nascem com o dom da liderança. Outras aprendem a liderar. A liderança é um trabalho contínuo de comunicação e motivação de pessoas e, logo, também pode ser aprendido.

3 LIDERANÇA “Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo. ” Joe Namath - ex-jogador de futebol americano que atuou nas décadas 1960 e tornou-se um ícone da American Football League jogando pelo New York Jets na maior parte de sua carreira. Eleito para o Hall da fama em 1985.

4 O que é Liderança? Ao longo do tempo verificou-se que empregado, quando tem confiança e é comprometido com a empresa, obtém mais e melhores resultados, do que o empregado vigiado, controlado e mandado. A liderança, dentro de uma visão moderna, está sendo buscada por um simples fato: o controle de empregados custa caro, e não obtém a maior produtividade de cada empregado. Ou seja, é duplamente ineficaz: custa mais e não obtém o melhor.

5 O que é Liderança? Exemplos bem sucedidos...
Hospital Sara Kubitschek: corpo técnico de excelente nível, e paga salários menores do que esses profissionais poderiam estar ganhando no mercado. McDonalds: que atendem em 119 países, têm mais de restaurantes de lanches rápidos, e servem mais de de sanduíches por dia, com pessoal atendendo a todos com um sorriso nos lábios. O que faz com que todas estas pessoas trabalhem assim? O que esse pessoal faz que os outros não possam fazer?

6 O que é Liderança? LIDERAR é conectar os seus empregados ao seu negócio. LIDERAR é obter e manter empregados que ajam e trabalhem como proprietários. LIDERANÇA é a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito. LIDERANÇA é a arte de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas. LIDERANÇA é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados engajados. LÍDER é o portador da autoridade legitimada, ou seja, aquele em quem se reconheçam motivos para ser ouvido, acatado e seguido. Benedito Milioni

7 Liderança x Gerência Em quaisquer definições de liderança, aquela que você gostar, sempre haverá uma ou duas palavras, no máximo, que se retiradas, mudam o significado de liderança para gerência, ou chefia. GERENCIAR é colocar para trabalhar os seus empregados no seu negócio. GERENCIAR é obter e manter empregados que ajam e trabalhem como empregados. GERÊNCIA é a arte de fazer com que os outros façam algo que você está convencido que deva ser feito. GERÊNCIA é a arte de mobilizar os outros a batalhar. GERÊNCIA é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados.

8 O que é Liderança? As palavras que mudam, e dão todo o sentido da liderança, - diferentemente da simples gerência – são: conectar, agir e trabalhar como proprietários, fazer com que os outros tenham vontade de fazer, batalhar por aspirações compartilhadas, e empregados engajados. Em toda e qualquer definição de liderança, que utilizarmos, terá um ou dois vocábulos que expressarão o conceito de aderência e comprometimento do empregado à empresa, de pertencer a um agrupamento que faça a diferença. Liderar  prover um significado ao trabalho que faça com que valha a pena o engajamento das pessoas, que esse significado ajuda a sensação de pertencer, mas, sobretudo, conceda a chance de participar, com o seu próprio trabalho e esforço, na construção de algo que valha a pena engajar a sua vida.

9 O que é Liderança? Liderar é dar um significado ao trabalho, que propicie o engajamento voluntário dos empregados. O que também ajuda a definir a liderança: Liderar é também dar um significado ao trabalho que propicie o engajamento voluntário dos empregados. Esta definição enfoca mais um dos processos da liderança, que é a construção do significado, é o que engaja o empregado ao negócio, é o que faz com ele tenha vontade de obter os resultados que o líder aponta, orienta ou indica.

10 O que é Liderança? Peter Drucker "A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes." "O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim!"

11 Habilidades e Características do Líder
Discurso coerente com suas ações; Objetivos claros e estratégias adequadas para atingi-los; Entusiasmo pelo trabalho em equipe; Habilidade em inspirar confiança; Espírito democrático.

12 Habilidades e Características do Líder
Complementam o perfil do Líder: competência técnica; habilidade de delegação; controle emocional; autenticidade; respeito pelo ser humano; habilidade em propor e estimular idéias; habilidade em ensinar e despertar talentos.

13 Estilos de Liderança Conseqüências:
AUTOCRÁTICA: O líder comunica aos colaboradores as metas e os objetivos; O líder organiza as equipes e determina a sua composição; O líder orienta as tarefas na sua perspectiva. Conseqüências: Desmotivação da equipe; Clima de desconfiança; Baixa qualidade nas tarefas.

14 Estilos de Liderança DEMOCRÁTICA: Conseqüências:
O líder fixa metas e discute os objetivos; Critérios de avaliação de desempenho são conhecidos; As tarefas planificadas em conjunto e de forma flexível; O trabalho é organizado com autonomia; O líder dá feedback e orientação ao grupo. Conseqüências: Equipe motivada; Membros auto-valorizados; Trabalho realizado em conjunto e com autonomia pelos membros; Maior qualidade nos resultados.

15 Estilos de Liderança LIBERAL: As metas não são claras;
O trabalho é organizado livremente; O líder fomenta apenas a relação inter-pessoal; O líder dá feedback “afetivo” focado na satisfação; Os critérios de avaliação são ambíguos. Conseqüências: Pouco envolvimento da equipe; Competição entre os membros; Pouca responsabilização por erros; Tendência para “jogos de empurra”.

16 Outros estilos de liderança
Bidimensional - combina os estilos autocrático com o democrático; Carismático - inspira, renova e transforma os liderados.

17 Outros estilos de liderança
Transacional - promete e negocia recompensa; Situacional - cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferente para alcançar os objetivos, nesse caso o líder verdadeiro é aquele que é capaz de se ajustar a um grupo de pessoas sob condições variáveis.

18 LIDERANÇA Qual é a melhor forma de Liderança?
Todas têm seus defensores e críticos, a liderança deve ser flexível, ajustada à situação, pois depende de muitas variáveis: da forma como o líder se comporta; do clima da organização; das equipes de trabalho; da natureza da tarefa; da identificação dos objetivos, da experiência, da expectativa em participar, etc.

19 Outra visão sobre os estilos de Liderança
Estilos sociais de liderança Empreendedor Expressivo Amistoso Analítico

20 Expressivo I - Influência Empreendedor D - Dominância Analítico C - Controle Amistoso S - Segurança

21 ANALÍTICO C – Controle Relação profissional Informações organizadas
Concentra-se em fatos Relação profissional Informações organizadas Ponderado, cauteloso Controla gestos e expressões, raras mudanças no tom de voz e evita contato visual direto Não responde de imediato Perfeccionista Lógico, orienta-se pelo pensamento Trabalha para promover qualidade, produtividade Cores: Azul marinho, cinza No escritório: Gráficos comparativos, estatísticas

22 ANALÍTICO C - Controle Flexibilização:
Como lidar? Flexibilização: Mostre-se organizado e preparado Apresentação profissional e mais formal Apresente argumentos lógicos e dados técnicos Não apresse as decisões dele mas seja persistente Responda às objeções com fatos Ofereça evidências práticas e realistas

23 Empreendedor D - Dominância Rapidez para tomar decisão e definir ações
Voltado à resultados Enérgico, agitado Expressão facial séria, fria Gestos controlados É independente, corre riscos Trabalha sob pressão Futurista Cores: Da moda No escritório: Quadros com carros modernos ou obras caras

24 Empreendedor D - Dominância Flexibilização: Vá direto ao ponto
Como lidar? Flexibilização: Vá direto ao ponto Estabeleça uma relação profissional Projete imagem de eficiência e organização Dê opções e deixe que ele mesmo escolha Dê respostas imediatas, na hora Seja objetivo, não entre em detalhes Convença pela referência à objetivos e resultados

25 Expressivo I - Influência Comunicação não verbal intensa
Entusiasta, animado Comunicação não verbal intensa Ritmo de voz rápido com mudanças na tonalidade Convence pelo relacionamento pessoal Pressiona Criativo, orienta-se pela intuição Gosta de objetivos nítidos mas não gosta de planejamentos detalhados Gosta de falar Cores preferidas: laranja, vermelho No escritório: Poster colorido e de humor

26 Expressivo I - Influência Flexibilização:
Como lidar? Expressivo I - Influência Flexibilização: Estabeleça relação tanto pessoal como profissional Elogie suas realizações e o inspire à atingir seus objetivos Mostre coisas diferentes, novidades Contato positivo, bem humorado Peça sua opinião Forneça idéias e conceitos para implementação de qualquer ação necessária

27 Amistoso C - Controle Tímido, respeitoso Não impõe, sugere
Quer que as pessoas estejam incluídas e se sintam bem Não toma decisões sozinho Colaborador Cauteloso Trabalha em ritmo seguro Cores: suaves No escritório: Fotos da família, do time de futebol...

28 Amistoso C - Controle Flexibilização:
Como lidar? Flexibilização: Forneça segurança e garantia, evidência de especialistas Mostre os benefícios que trará para as pessoas Não pressione, mostre-se tranquilo, tom de voz suave e informal Mostre-se interessado Crie um clima agradável, evite situações de confronto ou agressivas Mostre interesse sincero por ele

29 Estilos Sociais Controlam Empreendedor D - Dominância Analítico
C - Controle Perguntam mais Estilos Sociais Afirmam mais Amistoso S - Segurança Expressivo I - Influência Mostram Emoção

30 Sessão de Cinema 25/03/2017

31 Para refletir... Quais personagens exerceram liderança no filme?
25/03/2017 Quais personagens exerceram liderança no filme? Que tipo de liderança foram exercidas por cada um deles? Quais foram os trechos que mais te impressionaram no filme e por quê? Qual a contribuição que cada tipo de liderança deixou naquela situação? Outros pontos e comentários... Sobre Liderança e Motivação... ????


Carregar ppt "LIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS II Prof. Germano G. Reis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google