Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Criatividade nos negócios
Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira
2
Criatividade nos negócios
CONCEITO É a capacidade de encontrar constantemente soluções para os problemas, de construir novos produtos, de definir novas perguntas em determinado campo. COMPONENTES DA CRIATIVIDADE Regularidade Novidade Aceitação ou reconhecimento
3
A CRIATIVIDADE É BASEADA EM 3 ELEMENTOS:
Um indivíduo criativo tem personalidade e características especiais, herdadas da família; Um processo criativo; A ligação do indivíduo a uma rede social de apoio(network). Traços de personalidade Pessoas que ajudam ou atrapalham Pais e família Indivíduo criativo Escolha do setor Processo criativo CRIAÇÃO Personalidade especial Leitura do que é aceitável na sociedade MODELO GERAL DA CRIATIVIDADE
4
CRIAÇÃO DE UMA IDEIA ORIGINAL
Conhecimento de um campo e das normas Existência de um problema a solucionar Personalidade do criador e de suas insatisfações Imagens internas, emoções, sentimentos e fantasias Necessidade de expressão via criatividade e capacidades criativas 3 1 + 4 + + 2 5 Ideia Original Normas e suas ligações com o Público-alvo.
5
Criatividade nos negócios
A criatividade se concretiza em torno de uma oportunidade de negócio: Novo produto/serviço Melhoramento de um produto/serviço Novo nicho de mercado Um mercado inexplorado Novo processo de produção Nova fonte de MP Novo tipo de financiamento Inovação na cultura ou na estrutura da empresa.
6
Criatividade e plano de negócios
Mais importantes que informações financeiras e de marketing no plano de negócios são 4 tipos interdependentes de informação: Sobre quem vai criar a nova empresa; Sobre a oportunidade de negócio e sua vantagem perante a concorrência; Sobre o ambiente externo que esta oportunidade irá operar; Sobre os lucros e riscos decorrentes da iniciativa.
7
COMO ENCONTRAR UM DIFERENCIAL?
A diferenciação constitui uma faculdade criativa composta por 2 elementos: Capacidade interna de imaginar, sonhar, perceber(intuição); Capacidade externa advindas de um campo de conhecimento. PISTAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE INTERNA: Suportar a solidão Sorrir,brincar, rir e pensar com liberdade Estabelecer um ritual de disciplina
8
COMO ENCONTRAR UM DIFERENCIAL?
PISTAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE EXTERNA: Conhecer um campo de atividade, um mercado; Saber observar e saber ouvir Saber fazer perguntas pertinentes Elaborar um sistema de avaliação de ideias * Desenvolver a capacidade de se comunicar. * Que tipo de recursos vou precisar? Quantas pessoas serão necessárias para a criação do produto? Seremos capazes de obter vantagens competitivas relevantes?
9
ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO
GERAÇÃO DE IDEIAS- deve advir de contatos externos e dar poder às pessoas da base para iniciar novas ideias; DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS- depende da cultura e dos processos internos; a estrutura organizacional deve ser flexível para facilitar a comunicação; IMPLEMENTAÇÃO- o processo criativo é efetivado quando levam uma solução ou uma invenção até o mercado.
10
RECOMENDAÇÕES PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE
Desenvolver aceitação às mudanças Encorajar novas ideias Permitir mais interação Tolerar o fracasso Estabelecer objetivos claros e dar liberdade para alcançá- los Mostrar reconhecimento.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.