A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto "Educar para a Saúde"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto "Educar para a Saúde""— Transcrição da apresentação:

1 Projecto "Educar para a Saúde"
obesidade

2 Como se determina ou diagnostica a obesidade e a pré-obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Como se determina ou diagnostica a obesidade e a pré-obesidade? A obesidade e a pré-obesidade são avaliadas pelo Índice de Massa Corporal (IMC). IMC = Peso (Kg) Altura2 Segundo a OMS, há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e existe obesidade quando é igual ou superior a 30.

3 Quais são os tipos de obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Quais são os tipos de obesidade? Obesidade andróide, abdominal ou visceral A gordura acumula-se na metade superior do corpo, sobretudo no abdómen. Complicações metabólicas: diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, síndroma do ovário poliquístico e disfunção endotelial.

4 Quais são os tipos de obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Quais são os tipos de obesidade? Obesidade do tipo ginóide A gordura distribui-se, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas. É típica da mulher obesa.

5 Projecto "Educar para a Saúde"
O que causa a obesidade? Uma dieta hiperenergética, com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, aliada a uma vida sedentária.

6 Quais são os factores de risco?
Projecto "Educar para a Saúde" Quais são os factores de risco? Vida sedentária; Residência em zonas urbanas; Grau de informação dos pais; Factores genéticos; Gravidez e menopausa.

7 Que consequências para a saúde acarreta a obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Que consequências para a saúde acarreta a obesidade? Aparelho cardiovascular: hipertensão arterial; arteriosclerose; insuficiência cardíaca congestiva; angina de peito.

8 Que consequências para a saúde acarreta a obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Que consequências para a saúde acarreta a obesidade? Complicações metabólicas: hiperlipidémia; alterações de tolerância à glicose; diabetes tipo 2; gota.

9 Que consequências para a saúde acarreta a obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Que consequências para a saúde acarreta a obesidade? Sistema pulmonar: dispneia (dificuldade em respirar) e fadiga; síndroma de insuficiência respiratória do obeso; apneia de sono (ressonar); embolismo pulmonar.

10 Que consequências para a saúde acarreta a obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Que consequências para a saúde acarreta a obesidade? Aparelho gastrintestinal: esteatose hepática; litíase vesicular (formação de areias ou pequenos cálculos na vesícula); cancro do cólon.

11 Que consequências para a saúde acarreta a obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Que consequências para a saúde acarreta a obesidade? Aparelho genito-urinário e reprodutor: infertilidade e ausência anormal da menstruação; incontinência urinária de esforço; hiperplasia; cancro do endométrio, da mama, da próstata; hipogonadismo hipotalâmico; hirsutismo.

12 Que consequências para a saúde acarreta a obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Que consequências para a saúde acarreta a obesidade? Outras alterações : Osteartroses; insuficiência venosa crónica; risco anestésico; hérnias e propensão a quedas.

13 Como se previne a obesidade?
Projecto "Educar para a Saúde" Como se previne a obesidade? Dieta alimentar equilibrada; Actividade física regular; Modo de vida saudável.


Carregar ppt "Projecto "Educar para a Saúde""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google