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Metodologia de gestão de projetos

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Apresentação em tema: "Metodologia de gestão de projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de gestão de projetos
Motivação das Pessoas

2 Comunicação

3 Motivação Interesse que o mundo real desperta na pessoa, nas condições responsáveis pelo seu engajamento ou não numa atividade qualquer; Quais as forças que impulsionam o comportamento humano? Qual o balanço entre a afetividade e a razão na ação das pessoas?

4 Motivação A motivação é comumente ligada a experiências de satisfação que geram, quando reativadas, condutas em relação ao objeto considerado bom; Mas também está ligada a experiências desprazerosas, que geram um impulso de repulsão/ comportamento de fuga do objeto ou situação que causou a dor ou desconforto. O resultado é a fuga ou não engajamento da pessoa.

5 Motivação de Pessoal Os problemas do gerente
Como manter pessoal altamente qualificado? Como motivar indivíduos que demonstram evidente insatisfação? Como obter oportunidades de progresso no trabalho para o pessoal? Como melhorar a comunicação chefe-empregado?

6 Motivação de Pessoal Sintomas a observar Aborrecimentos no trabalho
Dificuldades de integração ao grupo Queda de produtividade Desinteresse/falta de integração aos objetivos da empresa Falta de compreensão da ligação existente entre seu papel como indivíduo e o valor social do seu trabalho

7 Motivação de Pessoal Sintomas a observar
A transformação de pessoas criativas deixando de ser construtivas e passando a ser destrutivas Erosão de empregados inovadores pela pressão do grupo Discriminação de empregados com valores diferentes do grupo As fontes geradoras de motivação provém tanto do meio externo como do mundo interno das pessoas

8 Motivação de Pessoal Gerente! Fique atento aos aspectos positivos
Encoraje construtivamente seu pessoal Seja condescendente com os aspectos negativos Discuta-os com abertura e construtivamente

9 Motivação de Pessoal Gerente!
Como criar uma atmosfera de desafio e alta motivação, mantendo alguma disciplina e ordem ? Onde está o ponto de equilíbrio?

10 Pontos básicos para a motivação
Remover os obstáculos que não servem aos objetivos reais e que aborrecem os empregados Estabelecer áreas nas quais cada empregado pode fazer o que realmente sabe ou ser treinado Reconhecer a mutação dos papéis desempenhados por um empregado em face da evolução tecnológica Estabelecer regras claras de promoção no trabalho

11 Pontos básicos para a motivação
Progresso no trabalho Quais as oportunidades que vão ser abertas? Quem pode ser considerado para assumi-las? Quem mostra sinais de aborrecimento e precisa ser deslocado para outro projeto?

12 Pontos básicos para a motivação
Progresso no trabalho Quem poderia render mais se fosse mudado de trabalho - atribuições, projeto, órgão ... Qual a possibilidade de preencher posições vagas com a promoção do próprio pessoal da casa?

13 Como funciona o processo de motivação ?
Ricardo Piovan - Palestrante e Consultor Organizacional

14 De onde vem a motivação? Estar inspirado, entusiasmado e motivado é um ciclo que tem início, meio e fim, portanto recomenda-se que como o banho, devemos nos proporcionar fatores para nos manter motivados diariamente. Muitas pessoas reclamam da falta de motivação, mas poucas compreendem que boa parte deste processo depende delas mesmo e não apenas de seu líder.

15 Como dizem os grandes autores...
Motivação é algo pessoal e intransferível, a maior parte dela vem de dentro e não de fora como estamos acostumados a entender. A motivação é um estado pessoal, a maior responsabilidade é de cada um individualmente - mas a nossa liderança tem uma parcela de responsabilidade neste processo.

16 Livros especializados mostram
Para estarmos motivados no ambiente de trabalho precisamos desenvolver cinco fatores fundamentais: Atender as necessidades pessoais Adequar atividades ao perfil comportamental Haver empatia com a liderança Existir expectativa de crescimento Compromisso com o objetivo

17 Atender as necessidades pessoais
Para que o processo de motivação se inicie, a pessoa deve ter suas necessidades pessoais básicas atendidas, portanto salários e  benefícios condizentes a estas necessidades são importantes, pois é preciso casa, comida e roupa lavada para viver dignamente. Não se pode pensar no trabalho quando a principal preocupação é a conta de luz vencida!

18 Adequar atividades ao perfil
Pouco adianta ter as necessidades básicas atendidas se o perfil comportamental não está alinhado com as atividades exercidas. Um exemplo claro é uma pessoa “popular”, um relações públicas em potencial, trabalhar na área financeira ou um “energético” desenvolvendo atividades que necessitam de atenção redobrada em detalhes.

19 Haver empatia com a liderança
Ter um relacionamento saudável com seu líder é um dos fatores primordiais da motivação. A célebre pesquisa do Gallup: 66% das pessoas se demitem de seus chefes e não da organização em que trabalham.

20 Existir expectativa de crescimento
As pessoas gostam de crescer, serem melhores a cada dia que passa, e a empresa é um local que pode ou não proporcionar isto para ela, portanto perceber que num futuro próximo ela possa subir nos escalões da organização é importante para a motivação. Os acomodados, defensores da rotina, imutáveis, não ajudam nos processos de mudança indispensáveis nas organizações.

21 Compromisso com o objetivo
Estar comprometido com a missão da entidade, alinhado com o motivo principal da corporação é fator relevante na motivação. Uma pesquisa feita pela revista Exame apresentou este quesito em quarto lugar entre os fatores  que trazem satisfação e alegria no trabalho. A história do operário que alinhava tijolos, fazia uma parede, construía uma catedral!

22 E o não cumprimento? Contamina os outros pontos e a motivação pode estar em xeque. A questão principal de tudo isso é trabalhar estes fatores, seja o equilíbrio do orçamento familiar para a satisfação das necessidades básicas ou a busca de melhores recompensas, seja o bom relacionamento entre líder, liderados e pares ou trabalhar em algo que realmente goste e consiga aproveitar todos os seus talentos pessoais para dar resultados e se sentir um profissional extraordinário.

23 Pontos básicos para a motivação
TEORIA DE Abraham MASLOW HIERARQUIA DAS NECESSIDADES As pessoas são motivadas por cinco tipos distintos de necessidades:

24 Pontos básicos para a motivação
Teoria de Maslow Tipos de necessidades: Fisiológicas De segurança De afeto De auto-estima De auto-realização

25 Pontos básicos para a motivação
Enquanto as necessidades primárias estiverem insatisfeitas, elas monopolizam o comportamento e tem exclusividade de poder de motivação.

26 Pontos básicos para a motivação
A satisfação das necessidades primárias não produz satisfação plena. É a partir daí que são geradas novas insatisfações, que se caracterizam por necessidades secundárias. As pessoas podem subir e descer na hierarquia das necessidades...

27 Pontos básicos para a motivação
O fato de ter um conjunto de necessidades satisfeitas não nos permite dizer que o indivíduo estará motivado. O processo motivacional é permanente e não pode ser descuidado.

28 Pontos básicos para a motivação Características das Necessidades
1. Necessidades fisiológicas Sobrevivência; Comida; Roupa; Local para dormir.

29 Pontos básicos para a motivação
2. Necessidades de segurança Proteção contra ameaças e perigos; Proteção contra o desemprego; Garantias quanto ao futuro; Condições de trabalho.

30 Pontos básicos para a motivação
3. Necessidades de afeto Relacionamento com outras pessoas; Pertinência a grupos informais; Ser benquisto pelos colegas de trabalho; Ser capaz de amar.

31 Pontos básicos para a motivação
4. Necessidades de auto-estima Ser respeitado pelos outros e por si próprio; Ter habilidades e ser reconhecido por elas Nem tudo pode ser adquirido com $$...

32 Nem tudo o que desejamos o dinheiro pode comprar
A cama, mas não o sono A comida, mas não o apetite O livro, mas não o conhecimento O luxo, mas não a beleza Uma casa, mas não um lar Um relógio, mas não o tempo Uma posição, mas não respeito O sangue, mas não a vida O sexo, mas não o amor As pessoas, mas não amigos O remédio, mas não a saúde A convivência, mas não o carinho A diversão, mas não a felicidade Um lugar luxuoso no cemitério, mas não o ¨céu¨

33 Pontos básicos para a motivação
5. Necessidades de auto-realização Viver de acordo com seu pleno potencial; Conseguir mostrar seu potencial único; Ter idéias e ser reconhecido.

34 Teoria da motivação Reconhecer dois tipos de motivação
Extrínseca – o resultado obtido não é do mesmo tipo do trabalho / comportamento Prêmios Castigos Intrínseca – o prazer está na tarefa – músicos, escritores, programadores (?), suporte técnico Difícil é terminar uma atividade tão prazerosa

35 Teoria da motivação - práticas
1. Redução do tempo gasto no trabalho Isto representa um modo maravilhoso de motivar pessoas a trabalhar - tirando-as do trabalho! Nos últimos 50 ou 60 anos o tempo de trabalho foi muito reduzido e chegamos à semana de 5 dias de trabalho.

36 Teoria da motivação - práticas
1. Redução do tempo gasto no trabalho Uma variante interessante é desenvolver programas de recreação com as pessoas de trabalho fora do expediente: a filosofia é que quem brinca ou joga junto, trabalha junto. O fato é que pessoas motivadas buscam mais horas de trabalho e não menos.

37 Teoria da motivação - práticas
1. Redução do tempo gasto no trabalho Uma das formas encontradas pela Camargo Corrêa para que os funcionários deixem o cotidiano de lado, integrem-se melhor e renovem o pique foram os workshops realizados trimestralmente nos finais de semana. “Falamos sobre o desempenho da empresa, promovemos atividades e brincadeiras”; essa prática corporativa é mais conhecida como “team building”. Os seminários internos, que vem sendo realizados a cada dois anos, fortalecem a confiança do pessoal, bem como a produtividade no escritório.

38 Teoria da motivação - práticas
1. Redução do tempo gasto no trabalho Eliminar o tédio e o estresse é item importante na lista de preocupações das áreas de RH e tecnologia do Banco do Brasil. Neste sentido, além de palestras sobre saúde, postura no trabalho, aulas de relaxamento e academia de ginástica e outras atividades. Nas últimas quintas-feiras do mês o banco promove as ‘Quintas Culturais’, onde a prata da casa é estimulada a tocar instrumentos e ter aulas de culinária.

39 Teoria da motivação - práticas
2. Espiral crescente de posições Isto motivou as pessoas? Sim, para buscar a próxima posição acima. Alguns medievalistas ainda podem ser ouvidos dizendo que uma boa depressão manterá os empregados em ação. Eles sentem que uma espiral crescente de posições não fazem pessoas trabalharem, mas a redução dessa espiral faz.

40 Teoria da motivação - práticas
3. Salário indireto - "Fringe benefits" Nos Estados Unidos a indústria chegou a despender 25% do que gasta com um empregado em benefícios como prêmios, opções de compra de ações a preços reduzidos, viagens de convenções, etc. Até que os governos começaram a tributar, considerando como salário e inviabilizando as empresas...

41 Teoria da motivação - práticas
4. Treinamento em relações humanas Cerca de 30 anos de ensino e em muitos casos de práticas em abordagens psicológicas resultaram em programas de relações humanas caros e ao fim dos quais a mesma questão: Como motivar os trabalhadores?

42 Teoria da motivação - práticas
5. Treinamento de sensibilização Você realmente, mesmo, se compreende? Você realmente, realmente, realmente, confia em outro homem? Você de fato coopera? A falha do treinamento de sensibilização está sendo explicada agora, devido à má condução dos cursos de treinamento de sensibilização.

43 Teoria da motivação - práticas
6. Comunicação Publicações internas, entrevistas, instruções de supervisores em importância da comunicação, e todas as espécies de propaganda proliferam até hoje sem resultar em motivação. O que tem funcionado? As redes sociais...

44 Teoria da motivação - práticas
7. Participação no trabalho Apesar de esforços importantes para fazer os trabalhadores compreenderem a importância do que estavam fazendo, o objetivo de motivar pode não ser alcançado. Na empresa, basta que seja sentido que esta possibilidade de participação soe falsa. Outra forma é tratar o empregado como cliente, dando-lhe acesso a informações e operações da empresa por meio de portais na intranet, para que entendam o relacionamento com clientes externos.

45 Teoria da motivação - práticas
8. Aconselhamento de empregados Esta técnica de procurar ouvir os sentimentos irracionais dos empregados que estavam atrapalhando seu bom desempenho na operação racional da fábrica, é também conhecida como EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE. Foi um meio de fazer os empregados descarregarem os problemas falando com outra pessoa acerca deles. Entretanto, não se pode atribuir a este tipo de programa nenhum resultado relevante.

46 Teoria da motivação - práticas
Existem dois tipos de fatores que efetivamente se relacionam com a motivação das pessoas: Fatores intrínsecos ao trabalho são "motivadores"; Fatores de higiene e manutenção que formam o ambiente de trabalho.

47 Fatores intrínsecos ao trabalho que são "motivadores"
Realização; Reconhecimento; O trabalho em si; Responsabilidade; Avanço; Crescimento.

48 Fatores "motivadores" Fatores de higiene e manutenção que formam o ambiente de trabalho: Administração e política da empresa; Supervisão; Relacionamento com a chefia , colegas e subordinados; Condições de trabalho; Salário; Vida pessoal; "status"; Segurança.

49 Motivação de Pessoal A satisfação é afetada pelos fatores de motivação e a insatisfação pelos fatores de higiene. Os fatores de motivação e higiene não são partes de um conjunto contínuo: são dimensões separadas e os gerentes precisam lidar com ambas.

50 Fatores que afetam a atitude no trabalho
fatores de insatisfação fatores de satisfação 50% % REALIZAÇÃO RECONHECIMENTO TRABALHO EM SI RESPONSABILIDADE PROGRESSO CRESCIMENTO POLÍTICAS ADMINISTRATIVAS DA EMPRESA SUPERVISÃO CONDIÇÕES DE TRABALHO SALÁRIO RELACIONAMENTO COM COLEGAS VIDA PESSOAL RELAÇÃO COM SUBORDINADOS STATUS HBR - F.Herzberg SEGURANÇA

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