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Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008

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Apresentação em tema: "Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008"— Transcrição da apresentação:

1 Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
PCOPs : Ione Ap Silveria Catarino L

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3 Números, Operações, Funções. Espaço e Forma. Grandezas e Medidas.
A ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA SARESP É COMPOSTA POR QUATRO TEMAS Números, Operações, Funções. Espaço e Forma. Grandezas e Medidas. Tratamento da Informação Cada um dos quatros temas se divide em blocos de competências. As competências agrupam várias habilidades. As habilidades estão contidas nos descritores da Matriz de Referência.

4 Esquemas Representativos
Grupos de Competências e suas funções: Observar,Realizar, Compreender Vértices: competências avaliadas e esquemas cognitivos Lados: relação entre os esquemas GIII Esquemas Operatórios Compreender Realizar GI Esquemas Representativos GII Esquemas Procedimentais Observar

5 Matemática -Análise das questões 6ª - Pagina Análise das questões 8ª séries – Pagina 95 -Análise das questões 3ª série EM – Pagina 108 Atividade 1:

6 BÁSICO 6ª SÉRIE

7 BÁSICO 8ª SÉRIE

8 BÁSICO 3ª SÉRIE -ENSINO MÉDIO
H36 - Interpretar e construir tabelas e gráficos de freqüências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas. (GIII) O corpo humano precisa consumir, diariamente, macro nutrientes (carboidratos (C), proteínas (P) e gorduras (G)). O gráfico abaixo mostra uma distribuição possível desses macro nutrientes, em porcentagem, ao longo de cada uma das 6 refeições diárias que são recomendadas para o corpo humano. Neste exemplo, considerando o total de refeições do dia, uma pessoa vai consumir. A) 17% em proteína, 68% em carboidrato e 15% em gordura. B) 22% em proteína, 73% em carboidrato e 5% em gordura. C) 17% em proteína, 56% em carboidrato e 27% em gordura. D) 22% em proteína, 56% em carboidrato e 22% em gordura. a b c d 16% 14% 59% 10%

9 Análise do desempenho dos alunos em Matemática por nível
Atividade 2 Em grupo, elabore uma questão que atenda uma das habilidades do nível abaixo do básico; Na página 136 você entrará algumas orientações para elaborar uma questão.

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14 Atividade 3 Leia e discuta em grupo os textos das páginas: 79, 95 e 114 do Relatório Pedagógico do Saresp 2008.

15 Considere as atuais séries de sua escola e contextualize a sua interpretação dos níveis.
Quais competências/habilidades/conteúdos previstos são essenciais para que os alunos possam dar continuidade aos estudos (quais são os limites)? Como será especificamente verificado se os alunos apresentam o domínio das competências/habilidades/conteúdos previstos? O que será feito com os alunos que não conseguem aprender aquilo que foi previsto? Qual a proposta de recuperação da escola?

16 Os níveis de proficiência em Matemática
Por meio desses níveis é possível fazer uma interpretação dos conhecimentos dos alunos e compreender os resultados da avaliação. A interpretação de cada ponto indica o que os alunos demonstram saber a partir do desempenho em cada item.

17 Análise: Quais as habilidades necessárias para que os alunos avancem de nível? Algumas habilidades de um nível para outro, estão próximas, tentar a possibilidade de aproveitar o gancho de informações para desenvolver essa habilidade para avançar.

18 Uma leitura comparativa entre os níveis de 4ª série EF

19 Uma leitura comparativa entre os níveis de 4ª série EF

20 Uma leitura comparativa entre os níveis de 4ª série EF

21 Uma leitura comparativa entre os níveis de 4ª série EF

22 Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF

23 Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF

24 Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF

25 Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF

26 Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF

27 Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF

28 Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF

29 Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

30 Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

31 Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

32 Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

33 Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

34 Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

35 Outras considerações O relatório subsidiando as decisões no replanejamento. A proposta de questões de múltipla escolha aos alunos durante o processo de ensino/aprendizagem em Matemática e o desenvolvimento de raciocínio estratégico para seu enfrentamento. A postura investigativa nas aulas de Matemática – por parte do professor e por parte do aluno.


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