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ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS
UDESC/ESAG ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS Prof.Luiz Sérgio Favero Fevereiro/2006

2 Bibliografia - Slack, Nigel – Administração da Produção – Editora Atlas, 1999 - Gianesi, Irineu – Administração Estratégica de Serviços – Editora Atlas, 1994 - Fitzsimmons, James – Administração de Serviços – Editora Bookman, 1999

3 Material de Apoio Site: www.webensino.esag/processos
Orkut: Comunidade: ESAG- Processos Produtivos Apostila digital

4 PRODUZIR BENS E SERVIÇOS DEMANDADOS PELOS CONSUMIDORES
OBJETIVOS GENÉRICO PRODUZIR BENS E SERVIÇOS DEMANDADOS PELOS CONSUMIDORES

5 OBJETIVOS ESPECIFICOS APOIAR A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
IMPLEMENTAR A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL IMPULSIONAR A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

6 Metodologia > Aulas Expositivas > Estudo de Caso Real: Rest.
> Desenvolvimento de Projetos:PO > Dinâmica de grupo Citar inicio na Mirtilo Trombini-PCP. Dinâmica: Vc é seu maior Projeto

7 Da Era Industrial à Era do Conhecimento
> Final do século XIX: Administração taylorista; > Anos 30: Administração baseada nas relações humanas; > Anos 40: Administração voltada para a otimização dos sistemas produtivos, como o surgimento da PO e dos métodos quantitativos de Resolução de problemas;

8 Da Era Industrial à Era do Conhecimento
Anos 50, 60 e 70: Administração baseada no PE, diversificação da produção, sinergias, reestruturação de sistemas produtivos e na análise de sistemas; Anos 80: Administração estilo japonês, gestão baseada na qualidade total; >Final do século XX: Administração cognitiva, ênfase no pensar e no aprender, gestão de sistemas de informação e de inteligência, gestão estratégica do conhecimento.

9 Globalização/ Valor agregado
Queda das barreiras nacionais e a conseqüente movimentação de produtos, serviços, capital, recursos humanos, idéias gerenciais que criam valor econômico Alta Era do Conhecimento Era Industrial Tecnologia: Avanços explosivos em velocidade e eficiência das comunicações internacionais, transportes, produção, distribuição e outras tecnologias Era Agrária Baixa Baixa Alta Época/ Tecnologia

10 Visão Sistêmica Bens e Serviços Produtor Consumidor R$ Comunicação
Contextualização histórica da produção:Piramides,Revolução Industrial,Bomba atômica,Túnel Euro… Feed back R$

11 Sistema Central de Marketing
Visão Sistêmica Sistema Central de Marketing Empresa Mercado Fornecedores Intermediários Concorrentes Públicos Comunidade financeira Imprensa Governo Acionistas Público em geral Macroambiente Demografia Leis e política Economia Tecnologia Cultura

12 A Classe Média Brasileira
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) diz que a classe média brasileira (só a classe média) é composta de 28 milhões de famílias; Classe média é aquela que não é a “miserável” e nem a “rica”; A classe média é justamente aquela que tem uma renda (por pequena que seja) e que compra os refrigerantes, as geladeiras, enfim, os produtos todos em que o Brasil é um dos maiores mercados do mundo.

13 Classe média e emergente:
28 milhões de famílias: (IBGE) 8% maior que a população da Alemanha Maior que a Bélgica, Hungria, Portugal, Suécia, Áustria, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Nova Zelândia, Luxemburgo e Islândia juntos

14 O PIB Brasileiro... Representa 42% do PIB da América Latina incluindo o México e seu PIB representa 13,3% do PIB total dos países em desenvolvimento, incluindo a China.

15 Novos caminhos! Com um mundo em constantes transformações, todos estão em busca de novos caminhos; Assim, vários “sonhos” acabaram. Sonhos que existiam nos tempos em que o mercado brasileiro era fechado e a competição menos acirrada; Veja a seguir quais os principais “sonhos” que acabaram:

16 O Sonho Acabou... Vários sonhos acabaram: O sonho das margens gordas;
O sonho de que as empresas poderiam ser verdadeiras “patas gordas”, inchadas de pessoal; O sonho de que estamos competindo internamente com as empresas do Brasil; O sonho de que os custos definiam os preços.

17 O Preço define o “custo”
O principal sonho que acabou é o sonho de que os “custos definiam os preços” Até aqui, para precificar um produto a empresa analisava os custos diretos e indiretos na fabricação do produto, colocava uma margem (mark-up) e colocava o preço de venda; Hoje é quanto o consumidor (mercado) está disposto a pagar por um produto é que define o custo!

18 Exigências Uma sociedade em desenvolvimento exige:
Rompimento, Mudança e Novidade em Linguagem, Conceitos e Modos

19 Tecnologia e Preços A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços O diferencial estará, portanto, na capacidade da EMPRESA em ser diferente E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços

20 A maior mudança... A maior mudança foi justamente no Mercado (marketing e vendas) O “poder” mudou da mão da empresa para a mão do cliente

21 Tecnologia e Preços A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços O diferencial estará, portanto, na capacidade da EMPRESA em ser diferente E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços

22 O Passado não me ensina A grande verdade é que o passado não me ensina muito mais. Nunca tivemos um tempo com tanta competição, com tantas empresas e produtos competindo com os nossos. Daí a importância da Inovação e da Criatividade

23 I.N.O.V.A.R. É preciso inovar Não dá para só copiar
É preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor

24 Cliente quer DESCONTO e PRAZO
O que o cliente quer? Se você ficar perguntando ao seu cliente o que ele deseja, receberá a merecida resposta: Cliente quer DESCONTO e PRAZO

25 As empresas que venceram
E a grande verdade é que as empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que seus cliente queriam; Foram aquelas que “Surpreenderam seus Clientes como Produtos e Serviços fundamentalmente Novos e Diferentes”

26 Não Pergunte ao Cliente...
O cliente não sabe o que ele quer... As empresas é que têm a obrigação de, ouvindo o mercado, surpreender os clientes com produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes.

27 Qual cliente pediu? Fax Telefone celular McDonald’s Relógio digital
Windows “Post-it” (3M) Walkman Etc, Etc.

28 Surpreenderam o cliente!
Esses produtos todos (que são os maiores sucessos no mercado) nunca foram “pedidos” pelos clientes. Veja que esses produtos “reiventaram o seu setor” O “Post-it” reinventou o recado! O “walkman” reinventou o andar solitário! “Windows” reinventou o computador!

29 Mas a sua missão é... Surpreender o Cliente! Encantar o Cliente!
Entusiasmar o Cliente! Se você ficar só ouvindo o cliente e fazendo só o que ele pede, correrá o risco de aparecer alguém e surpreender o seu cliente e tomá-lo de você!

30 A informação será o grande e único “produto” daqui para a frente!
Por isso... A informação será o grande e único “produto” daqui para a frente!

31 Vender, Hoje Assim, será capaz de vender para mim quem souber:
O que eu quero? Como quero? Onde quero? E me surpreender e encantar com produtos e serviços novos e diferentes que eu não imaginava serem possíveis!

32 “Vender” é administrar, eficazmente, as contingências de compra
Não é “falar”, é ...

33 Prestação de Serviços Prestar serviços!

34 O que é Administrar, Hoje?
Administrar é hoje um exercício constante de quebra de tradições teóricas estabelecidas As Escolas de Administração de Empresas ensinam o passado É preciso fazer o presente e criar o futuro

35 Cultura Empresarial É preciso desenvolver uma Visão de Marketing adequada à realidade deste final de década e início do Século XXI

36 Todos “Vendedores” Assim, numa empresa todos temos que ser “vendedores”. Todos temos que ter consciência de que a sobrevivência e o sucesso da empresa depende de cada um de nós e não apenas dos Departamentos de Vendas,Produção e Marketing; Pessoas da área de “suporte” (contas a pagar, contabilidade, jurídico, etc.) às vezes não têm a consciência de que são “vendedores”. Isso fará a diferença!

37 Quem Tem Medo do Século XXI ?
Os que não acreditam que Prestação de Serviços é o Novo Nome do Jogo; Os que não investem em treinamento de seus funcionários; Os acomodados; Os medrosos; Enfim, os mesmos ....

38 Um novo MILÊNIO! “REINVENTAR VENDAS”
Concluindo, quero que você pense e compreenda que é preciso vencer os desafios deste novo Milênio; Não basta “mudar”. É preciso: “REINVENTAR VENDAS” “REINVENTAR O MARKETING E A PRODUÇÃO” Enfim...

39 Século XXI REINVENTAR A EMPRESA!!

40 Inteligência Competitiva
Insumo Básico Recurso Estratégico Vantagem Competitiva Gestão da Informação e do Conhecimento Administração de Dados Gestão da Informação

41 Dados, informação, conhecimento e sabedoria:
Competência

42 Dados, informação, conhecimento e sabedoria:
Sabedoria/Competência Entendimento dos princípios Conhecimento Conectividade Entendimento dos padrões Informação Entendimento das relações Dado Entendimento

43 COMPILA RETORNO COMUNICA COLETA DADOS APLICA AÇÃO TOMADOR DE DECISÃO
ANÁLISE E SÍNTESE CONHECIMENTO INFORMAÇÃO COLETA DADOS RETORNO COMUNICA RESULTADOS COMPETÊNCIA DECISÃO APLICA AÇÃO TOMADOR DE DECISÃO Adaptada de William Y. Wilson, NextStep & Timothy W. Powell, InfoStrat.

44 A avaliação das necessidades de um Sistema de Inteligência Competitiva
Novos entrantes Inteligência Ambiental Inteligência Econômica Poder de negociação dos fornecedores Ameaça de novos entrantes MERCADO (concorrentes) Fornecedores Clientes Ameaça de produtos e serviços substitutos Poder de barganha dos clientes Inteligência Tecnológica Inteligência Negócios Substitutos

45 Quais questões devem ser formuladas?
> Vendas; > Marketing; > Novos processos, produtos e serviços; > Pesquisa & Desenvolvimento; > Estratégias e planos futuros.

46 Exemplos de questões: > Descreva o seu negócio e o mercado em que compete. > Qual a estratégia global da organização? > Quais são os fatores chaves de sucesso? > Quais são os principais stakeholders? > Quais são os concorrentes chave? > Como eles competem (preço, qualidade, tempo…)? > Qual a sua maior vantagem competitiva? > Que processo existe para monitorar o concorrente? > Que tipo de informações competitivas são importantes? > Que tipo de informação são recebidas? > Que concorrente tem lhe tirado ao sono?

47 Matriz de identificação das informações necessárias
Área da empresa Vendas Marketing Novos produtos e serviços P&D

48 PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
ASSASSINOS DE IDÉIAS: A gente já tentou isto antes Ninguém vai comprar isto Isto não se adapta ao nosso sistema Fulano não vai gostar Não está dentro de nossos padrões Nós não estamos preparados para isso Isso não me entusiasma nem um pouco

49 PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
ASSASSINOS DE IDÉIAS: Não se mexe em time que está ganhando Não é do nosso jeito È simples demais É complicado demais Não vai dar tempo

50 PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
ASSASSINOS DE IDÉIAS A gente nunca fez nada igual Isso só vai nos trazer pepinos Vai ferir nossa imagem Não é factivel Rapp&Collins

51 PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
RESISTÊNCIA À MUDANÇA Percepção do resultado negativo Medo de mais trabalho Necessidade de mudar de hábitos Falta de Comunicação-sensibilização

52 PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
RESISTÊNCIA À MUDANÇA Incapacidade de alinhar a organização com o mundo- o modelo mental é diferente Por que pensam que estão sendo obrigados a mudar

53 PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
HISTÓRIA DE UM VENCEDOR

54 PLANEJAMENTO Faliu no comércio aos 31 anos
Perdeu a eleição estadual aos 32 Faliu novamente no comércio aos 34 Faleceu sua esposa aos 35 Teve colapso nervoso aos 36

55 PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
Perdeu a eleição para prefeito aos 38 Perdeu a eleição Estadual aos 46 Perdeu a eleição federal aos 48 Perdeu a eleição para o Senado aos 55 Perdeu a eleição para o Senado aos 58

56 PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
Aos 60 anos foi eleito Presidente dos EUA ABRAHAM LINCOLN

57 PLANEJAMENTO O propósito do planejamento efetivo não é fazer planos, mas mudar os modelos mentais que os tomadores de decisões carregam em suas cabeças. ARIE DE GEUS

58 PLANEJAMENTO Imaginação, paixão, coragem, humanidade, humildade, intelecto e um pouco de sorte C.K.Prahalad

59 Criatividade e Inovação
O problema nunca é como trazer idéias novas e inovadoras para a mente, e sim como tirar as idéias velhas de lá. Tom Peters

60 PLANEJAMENTO ESTRATÉGIAS: Posicionamento Despesas Composto Orçamento

61 PROCESSOS DE MARKETING PESSOAL
Pense nisso Mude Acredite! Pense grande! Agora é a hora! Já estamos no Século XXI

62 PROCESSOS DE MARKETING PESSOAL
Respeite os outros Networking Aprenda a ouvir Educação e cortesia Elogios verdadeiros Não seja teimoso

63 PROCESSOS DE MARKETING PESSOAL
Seja agradável Disposição para ajudar Informação s/culturas e comportamento Estar preparado

64 PROCESSOS DE MARKETING PESSOAL
- PRODUTO PROMOÇÃO - DISTRIBUIÇÃO - PROPAGANDA - MERCHANDISING - RELAÇÕES PÚBLICAS - PESQUISA DE MERCADO

65 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
OBJETIVOS: Analise ambiente externo e interno Identificação das necessidades das empresas Def. Produto e Serviços Def. Target Estratégia Competitiva Análise de viabilidade

66 PLANEJAMENTO PRÉVIO PRODUTO MERCADO CONCORRENTES OPORTUNIDADES

67 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
CONCEITO: DEFINIÇÃO COM MAIOR PRECISÃO, DO DIRECIONAMENTO DADO A CARREIRA PROFISSIONAL, PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS, DIMINUINDO OS RISCOS E INCERTEZAS

68 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
COMO UTILIZAR OS CONCEITOS DE GESTÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO PROFISSIONAL

69 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Recursos transformados Input Materiais Informações Consumidores Ambiente PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OUTPUT Bens e serviços INPUT Instalações Pessoal Ambiente Recursos de trasformação Input

70 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Engenharia/suporte técnico Engenharia/suporte técnico Desenvolvimento de produto/serviço Marketing Desenvolvimento de produto/serviço Marketing Administração de produção Administração de produção Nº5 do papel Recursos humanos Compras Recursos humanos Compras Contabilidade e finanças Contabilidade e finanças

71 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Input Recursos a serem transformados Objetivosestratégicos da produção Ambiente Estratégia de Produção Materiais Informações Consumidores Papel e posição competitiva da produção Projeto INPUT Melhoria Instalações Pessoal Planejamento e controle OUTPUT Bens e serviços Input Recursos de trasformação Ambiente

72 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
SUMÁRIO EXECUTIVO CONCEITO DO NEGÓCIO MERCADO E COMPETIDORES MARKETING E VENDAS ESTRUTURA E OPERAÇÕES ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO PREVISÃO DOS RESULTADO FINANCEIROS E INVESTIMENTOS

73 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
ETAPAS 1-IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO 2-DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO 3-IMPLEMENTAÇÃO

74 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Identificação de necessidades Observação de deficiências Observação de tendências Derivação da ocupação atual

75 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Procura de outras aplicações Exploração de hobbyes Lançamentos temáticos Observação do sucesso alheio

76 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Pesquisa: Sazonalidade Efeito da sazonalidade Empresa governamental Dependência de disponibilidade e custo incerto

77 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Ciclo de vida do Setor Lucratividade Mudanças do setor Efeito da evolução tecnológica

78 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES Competitividade e Concorrência Grau de atratividade pessoal Barreiras a entrada

79 PROCESSO DE MARKETING PESSOAL
TRANSFORMAÇÃO DA OPORTUNIDADE EM CONCEITO O CONCEITO DE NEGÓCIOS DEVE DESCREVER CLARAMENTE AS NECESSIDADES QUE PRETENDE ATENDER COM UM PERFIL RESUMIDO DOS CONSUMIDORES, OS PRODUTOS/SERVIÇOS QUE SABE FAZER E QUANTO OS CLIENTES ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR

80 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
“…….ASSUNTO PRÁTICO QUE TRATA PROBLEMAS REAIS” SLACK

81 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Input Recursos a serem transformados Objetivosestratégicos da produção Ambiente Estratégia de Produção Materiais Informações Consumidores Papel e posição competitiva da produção Projeto INPUT Melhoria Instalações Pessoal Planejamento e controle OUTPUT Bens e serviços Input Recursos de trasformação Ambiente

82 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Exs.: Casa- Gerente de Produção: Pai/Mãeeeeenhê Loja-Ger.Produção= Ger. Loja Hospital-Ger. Produção: Ger. Administrativo

83 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
PRODUÇÃO NA ORGANIZAÇÃO Função Produção Função Marketing Função Contábil/Finaneira Função Desenvolvimento de Prod./Serviços Nº6 papel

84 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Funções de Apoio Recursos Humanos Compras Engenharia/suporte técnico Nº7 papel

85 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Atividades funcionais típicas Igreja Cadeia de fast food Universidade Fabricante de móveis Marketing Convocação de fiéis Propaganda em TV/preparação de maneiras promocionais Desenvolvimento de folhetos explicativos Despacho de folhetos explicativos Preparação de feiras de recrutamento Propaganda em revistas Determinação de política de preço Venda em lojas Contabilidade e finanças Contabilização de contribuições Administração de recursos Pagamento de aluguéis Pagamento de contas Pagamento de fornecedores Recebimento de vendas Pagamento de funcionários Pagamento de professores e funcionários Monitoramento dos gastos Recebimento de anuidades Preparação de orçamentos Administração de caixa

86 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Atividades funcionais típicas Igreja Cadeia de fast food Universidade Fabricante de móveis Desenvolvimento de produto/serviço Busca do significado da existência Interpretação das escrituras sagradas Desenvolvimento de hambúrgueres, pizzas, etc. Design dos restaurantes Desenvolvimento de novos cursos Desenvolvimento de programas de pesquisa Design de novos móveis Coordenação com cores da moda Produção Celebração de casamentos Cerimônias fúnebres Celebração de missas Salvação de almas Preparação de hambúrgueres Atendimento de consumidores Limpeza de mesas, lavagem de louçaas, etc. Manutenção de equipamentos Transmissão de conhecimento Condução de pesquisas Administração de cursos Fabricação de componentes Montagem de móveis

87 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Atividades funcionais típicas Igreja Cadeia de fast food Universidade Fabricante de móveis Recursos Humanos Treinamento de padres, pastores, etc. Avaliação do desempenho pastoral Treinamento de funcionários Preparação de planos salariais Administração de contatos Avaliação de desempenho Recrutamento de funcionários Compras Compra de material de consumo Desenvolvimento de fornecedores de vestimentas Compra de alimentos Compra de pratos, embalagens, guardanapos etc Compra de equipamentos Compra de matérias-primas, madeira etc. Compra de tecidos de forração Engenharia/ suporte técnico Manutenção de prédios, templos, etc. Desenvolvimento ou compre de equipamentos, fornos.. Instalação de equipamentos Compra de equipamento audiovisual Manutenção e instalações de equipamentos Desenvolvimento ou compra de máquinas para trabalho em madeira Manutenção

88 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Engenharia/suporte técnico Engenharia/suporte técnico Desenvolvimento de produto/serviço Marketing Desenvolvimento de produto/serviço Marketing Administração de produção Administração de produção Nº5 do papel Recursos humanos Compras Recursos humanos Compras Contabilidade e finanças Contabilidade e finanças

89 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Recursos transformados Input Materiais Informações Consumidores Ambiente PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OUTPUT Bens e serviços INPUT Instalações Pessoal Ambiente Recursos de trasformação Input

90 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Operação Recursos de Input Processo de transformação Outputs Linha aérea Aeronave Pilotos e equipe de bordo Equipe de terra Passageiros e cargas Movimentação de passageiros e cargas ao redor do mundo Passageiros e cargas transportados Loja de departamentos Bens à venda Vendedores Caixas registradoras Consumidores Exibição de bens Orientação de vendedores Venda de bens Bens ajustados às necessidades dos consumidores Dentista Cirurgiões dentistas Equipamento dentário Enfermeiras Pacientes Exame e tratamento dentário Orientação preventiva Pacientes com dentes e gengivas saudáveis

91 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Operação Recursos de Input Processo de transformação Outputs Zoológico Funcionários Animais Ambientes simulados Visitantes Exibição de animais Educação de visitantes Procriação de animais Visitantes entretidos Visitantes informados Espécies não extintas Gráfica Gráficos e designers Impressoras Papel, tinta, etc. Design Impressão Encadernação Materiais impressos Porto de containers Navios e cargas Equipamento e movimentação de containers Movimentação de cargas do navio para o cais e vice-versa Navios carregados ou descarregados

92 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
Operação Recursos de Input Processo de transformação Outputs Polícia Policiais Sistema de computador Informações Público(cidadãos e criminosos) Prevenção de crimes Solução de crimes Prisão de criminosos Sociedade protegida Público com sentimento de segurança Contabilidade Funcionários Escrituração de contas Orientação contábil Contas e demostrativos publicados e certificados Fabricante de alimentos congelados Alimentos frescos Operadores Equipamento de processamento de alimentos Frigoríficos Preparação de alimentos Congelamento Alimento congelado Navios carregados ou descarregados

93 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
RECURSOS TRANSFORMADOS Materiais Informações:banco Consumidores: hospital

94 ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
* Materiais transformados dominantes em várias operações Predominantemente processadores de materiais Predominantemente processadores de informações Predominantemente processadores de consumidores Todas as operações de manufatura Empresas de mineração e de extração Operações de varejo Armazéns Serviços postais Linha de embarque de containers Empresas de transporte rodoviário Contadores Matriz de banco Empresa de pesquisa de marketing Analistas financeiros Serviço de notícias Unidade de pesquisa em universidade Universidade Empresa de telecomunicações Cabeleleiro Hotéis Hospital Transporte de massa rápido Teatro Parque temático Dentista

95 ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO/OBJETIVOS
GENÉRICO PRODUZIR BENS E SERVIÇOS DEMANDADOS PELOS CONSUMIDORES ESPECIFICOS APOIAR A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL IMPLEMENTAR A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL IMPULSIONAR A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

96 Gerência de Produção/Objetivos
Como diferenciar Escolher e comunicar um posicionamento eficaz Estratégias para cada estágio do ciclo de vida do produto Evolução do mercado

97 Diferenciação de Produto
Forma Caracte- rísticas Desem- penho Qualidade Confor- midade Durabi- lidade Confia- bilidade Facilidade de reparo Estilo Design

98 Diferenciação de Serviços
Pedido Instalação Orientação ao cliente diversos Serviços Entrega Treinamento ao cliente Manutenção e reparo

99 Diferenciação Pessoal Canal

100 Diferenciação de Imagem
Mídia Símbolos Atmosfera Eventos

101 Importância Lucratividade Destaque Diferenças que valem a pena ser estabelecidas Acessibilidade Superioridade Exclusividade

102 Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo.

103 Brinquedos divertidos
Mapa de Percepção 1.0 0.8 0.6 0.4 0.2 -0.2 -0.4 -0.6 -0.8 Econômico Brinquedos divertidos Exercício Fantasia Boa comida Fácil de chegar Instrutivo, animais Pouco temo de espera Espetáculos ao vivo Magic Mountain Japanese Deer Park Busch Gardens Knott’s Berry Farm Lion Country Safari Marineland of the Pacific Disneylândia

104 Ciclo de Vida de Vendas e Lucros
Tempo Vendas e lucros ($) Introdução Crescimento Maturidade Declínio

105 Quatro Estratégias de Marketing de Introdução
Preço Baixo Alto Promoção Alta Baixa Estratégia de skimming rápido Estratégia de skimming lento Estratégia de penetração rápida Estratégia de penetração lenta

106 Estágio de Maturidade Modificação do mercado Modificação do produto
Modificação do mix de marketing

107 Estágio de Declínio Aumentar o investimento
Resolver incertezas - manter investimento Selecionar nichos de mercado Colher o investimento Desfazer-se do negócio

108 Evolução do Mercado Introdução Crescimento Maturidade Declínio

109 Estratégia de Fragmentação e de Consolidação de Mercado
(a) Estágio de fragmentação de mercado M C J XYZ K FG L DE AB H (b) Estágio de consolidação de mercado X M C AB DE FG JK L YZ H

110 Revisão Como diferenciar Escolher e comunicar um posicionamento eficaz
Estratégias de marketing para cada estágio do ciclo de vida do produto Evolução do mercado

111 PROJETO DE PRODUTOS/SERVIÇOS
OBJETIVOS Desafios no desenvolvimento de novos produtos Estruturas organizacionais e desenvolvimento de novos produtos Etapas e gerenciamento no processo de desenvolvimento de novos produtos O processo de adoção de novos produtos

112 Por que novos produtos fracassam?
Idéia imposta por alto executivo sem respaldo das pesquisas de mercado Mercado superestimado Mau projeto Posicionamento incorreto no mercado Custos de desenvolvimento muito altos Reação muito forte da concorrência

113 Desafios no Desenvolvimento de Novos Produtos
Escassez de idéias Mercados fragmentados Restrições sociais e governamentais Custo Escassez de capital Necessidade de rapidez Menores ciclos de vida dos produtos

114 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos
da estratégia de marketing Análise do negócio Desenvolvimento do produto Desenvolvimento e teste do conceito Teste de mercado Seleção de idéias Comercialização Geração de idéias

115 Probabilidade de Sucesso
de comercializa- ção dada a com- clusão técnica X Probabilidade de sucesso eco- nômico dada a comercialização X Probabilidade de conclusão técnica Probabilidade de sucesso =

116 SUCESSO EM PRODUÇÃO Fatores primários: no prazo, dentro do orçamento, no nível desejado de qualidade Fatores secundários: aceitação pelo cliente, O cliente concorda com a utilização de seu nome como referência

117 Desenvolvimento e Teste do Conceito
1. Transformar idéias de novos produtos em conceitos de produtos Desenvolvimento e Teste do Conceito 2. Teste do conceito - Testar o conceito de produto com consumidores-alvo 3. Escolher o melhor

118 Posicionamento de Produto e de Marca
(a) Mapa de posicionamento de produto (mercado de produtos para o café da manhã)) b) Mapa de posicionamento de marca (mercado de produtos para café da manhã instantâneo) Caro Lento Barato Rápido Alto preço por peso Poucas calorias Baixo preço por peso Muitas calorias Marca C Marca B Marca A Ovos e bacon Panquecas Café da manhã instantâneo Cereais quentes

119 Análise Conjunta Marca -- Utilidade 1.0 Preço de venda (US$) Utilidade
| | | K2R Glory Bissell Preço de venda (US$) Utilidade -- 1.0 | | | $ $ $1.59 Utilidade Garantia de devolução? 1.0 -- | | Não Sim Selo de qualidade? Utilidade 1.0 -- | | Não Sim

120 Teste de Mercado de Produtos de Consumo
Mercado-teste controlado Algumas lojas concordam em expor o novo produto mediante uma taxa. Mercado-teste simulado Teste em um ambiente de compra simulado para uma amostra de consumidores. Pesquisa de onda de vendas Teste de oferta do produto para amostras de consumidores em períodos sucessivos. Mercado-teste Uma campanha de marketing completa em um número pequeno de cidades representativas.

121 Comercialização Quando Para quem Produto Preço Praça Promoção Onde

122 Prazo para a adoção de inovações
Classificação de Adotantes com Base no Prazo Relativo de Adoção de Inovações 2 1/2% Inovadores 13 1/2% Adotantes imediatos 34% Maioria imediata 34% Maioria posterior 16% Retardatá- rios Prazo para a adoção de inovações

123 Características de Inovação que Afetam a Taxa de Adoção
Vantagem relativa Compatibilidade Complexidade Divisibilidade Comunicabilidade

124 Revisão Desafios no desenvolvimento de novos produtos
Estruturas organizacionais e desenvolvimento de novos produtos Etapas e gerenciamento no processo de desenvolvimento de novos produtos O processo de adoção de novos produtos

125 PROJETO DE REDE

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