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CAPACITAÇÃO EM MICROCRÉDITO
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DIFERENÇA QUE FAZ A DIFERENÇA.
Uma organização/pessoa bem sucedida não é muito diferente de outra que não consegue o que quer. Isto significa que uma pequena diferença de desempenho faz uma tremenda diferença no resultado. A diferença pode ser mínima, mas é essa DIFERENÇA QUE FAZ A DIFERENÇA.
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Nossos clientes precisam receber o
Clientes de Microcrédito são pessoas especiais. Portanto, os cursos, os capacitadores e o pessoal que atua nas IMF’s precisam ser preparados com muita qualidade. Nossos clientes precisam receber o MELHOR do MELHOR.
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PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE IMF’S
Identificação, aceitação e valorização da clientela potencial Credibilidade e idoneidade Comportamento empreendedor Excelente relação interpessoal Facilidade de comunicação Comportamento voltado para padrões de qualidade Dinamismo Entusiasmo Formação para a Função Possibilidade de continuidade na função Abertura para a aprendizagem
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CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA IMF’S
Seleção Capacitação Inicial Processo/Prática
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QUEM CAPACITAR? Divulgação/Informação Área de gestão
- Agentes Multiplicadores - Pessoal do Atendimento Área de gestão - Conselheiros - Diretores/Gerentes - Assessores Técnicos
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QUEM CAPACITAR? cont... Área Operacional: - Agentes de Crédito
- Coordenadores de Postos - Agentes de Crédito Residentes - Comitês de Crédito - Cobrança
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QUEM CAPACITAR? cont... Área de Apoio: Serviços Técnicos:
- Auxiliares Administrativos - Auxiliares Financeiros - Serviços Gerais Serviços Técnicos: - Auditores - Consultores - Contadores - Facilitadores Clientes de Microcrédito
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RESPONSABILIDADE PESSOAL:
Capacitar em Microcrédito é mais do que preparar para o exercício da Função. É, também, desenvolver RESPONSABILIDADE PESSOAL: com o cliente e sua empresa com a instituição - com a mudança econômico social
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Capacitação em Microcrédito deve ser:
Integral Integrada Integrante
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Abordagem da capacitação
Filosófica Comportamental Técnica
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Compromisso com o sucesso do cliente e da Instituição
ENFOQUE Condições de Progresso Atuação empresarial e empreendedora Cliente/Empresário Desenvolvimento local Ganha-Ganha Eu pessoa Eu Profissional Eu cidadão Compromisso com o sucesso do cliente e da Instituição
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Enfoque Filosófico R pensar sentir fazer abertura p/ aprendizagem
RESPONSABILIDADE fazer busca da qualidade atitude de contribuição
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Avaliação pelas Instituições/Programas da
Metodologia BNDES/CREAR Brasil Aspectos de desempenho da equipe que possam ser atribuídos à aprendizagem da OFICINA. Responsabilidade/profissionalismo na administração da carteira. Qualidade no controle da carteira e ao realizar levantamento sócio-econômico e análise do crédito Comprometimento com a concessão e recuperação do crédito. Visão e prática de comportamentos empreendedores, administração do “negócio” com visão de mercado. Compreensão/adesão e prática da negociação/política ganha/ganha.
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Avaliação pelas Instituições/Programas da
Metodologia BNDES/CREAR Brasil cont... Aspectos de desempenho da equipe que possam ser atribuídos à aprendizagem da OFICINA. Motivação para desempenho das funções mesmo em situações adversas. Reconhecimento da importância econômica e social da função de agente de crédito. Relacionamento interpessoal, coesão grupal. Conscientização da importância de cada um para os resultados da Instituição. Conseqüentemente, maior aceitação das exigências de melhorar permanentemente o desempenho.
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O AGENTE DE CRÉDITO
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Responsabilidades do Agente de Crédito
Captação de clientes Promoção dos produtos Realização de levantamento de dados Análise e parecer técnico Acompanhamento Recuperação dos créditos inadimplentes Renovação do crédito Ativação de rede de apoio entre os clientes
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O AGENTE DE CRÉDITO Elo de ligação Multiplicador políticas princípios
filosofia Responsável pela imagem da instituição
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O AGENTE DE CRÉDITO cont..
Exemplo/modelo Fonte de informação cliente comunidade instituição/programa Facilitador do desenvolvimento local
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Remuneração de um Agente de Crédito
Fixo - salários de mercado ou maior Variável por produtividade -captação -sanidade da carteira - fidelização Outros incentivos
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Como manter o pessoal qualificado
Administração participativa Política ganha / ganha Transparência Respeito profissional Valorização Parceria
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SOMENTE BONS INGREDIENTES SOMADOS A BONS PROCESSOS RESULTAM EM BONS PRODUTOS.
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CREAR Brasil Desenvolvimento de Metodologias, Consultoria e Capacitação ao Setor Microfinanceiro e Empresarial. Rua Valparaiso 792 sala 201 Porto Alegre – RS – CEP: Fone/fax: (51) / Site:
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