A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Glândulas: sudoríparas, sebáceas e mamárias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Glândulas: sudoríparas, sebáceas e mamárias"— Transcrição da apresentação:

1 Glândulas: sudoríparas, sebáceas e mamárias
SISTEMA TEGUMENTAR Pele: epiderme e derme Anexos cutâneos: Glândulas: sudoríparas, sebáceas e mamárias Pêlos - unhas cascos Barreira contra infecção e injúrias. Auxilia na regulação da temperatura do corpo. Remove produtos de excreção. Proteção contra a radiação ultravioleta do Sol. Produz vitamina D. Tato. Funções da pele Em comunicação direta com o sistema imunológico, a pele funciona como um sistema energético-informativo que envolve todo o corpo captando informações do “mundo externo” e refletindo em si própria o estado imunológico, emocional e mental do “mundo interno”.

2 A pele é composta por camadas: epiderme
Histologia da Pele A pele é composta por camadas: epiderme Derme e anexos. Abaixo da derme fica a hipoderme, tem a função de apoiar e unir a pele ao resto do corpo.

3 Desenvolvimento da pele
A cobertura epitelial, derivados e o tecido nervoso originam-se do ectoderma; O tecido conjuntivo e os elementos vasculares originam-se do mesoderma. A epiderme que contém os 5 estratos é encontrado em pele desprovidas de pêlo, plano nasal, almofadas dos pés e a teta.

4 Camadas da pele

5 Epiderme

6 A pele é o maior órgão do corpo humano em extensão e volume, e por permanecer em constante contato com o meio exterior está sujeita à uma série de agressões. Célula de Merckel Localizadas na camada mais profunda da epiderme da pele glabra, têm importante papel sensorial e constituem cerca de 3% do conjunto de células da pele. Fazem parte do sistema neuro-endócrino (APUD).

7 melanócitos Estas células ficam junto à camada basal e emitem prolongamentos que lhes permitem depositar a melanina dentro das células da camada basal e espinhosa Coloração da pele e do pelo em cães

8 Melanócitos Cor da pele:
Protege o organismo contra a radiação ultravioleta. A melanina pigmento marrom escuro. Cor da pele: É influenciada por muitos fatores: quantidade de melanina e caroteno, quantidade de capilares e cor do sangue que os percorre. Varia entre os indivíduos e de acordo com a parte do corpo. O número de melanócitos é igual em uma pessoa de pele clara e morena, o que determina esta diferença na cor da pele relaciona-se a quantidade de melanina produzida e sua distribuição na epiderme. Aqui o fator genético é imperativo, mas pode-se estimular a produção de melanina pela pele através dos raios solares. O albinismo é a incapacidade hereditária de um individuo em produzir melanina, pode ser notado na pele, pêlos e nos olhos. A melanina tende-se a formar-se em manchas, as sardas. O bronzeado protege a pele contra a radiação solar. Na exposição repetida ao sol aumenta o número e a intensidade da melanina. O excesso leva a câncer de pele que envolve as células basais e escamosas, onde podem ser removidas cirurgicamente. O pigmento caroteno é encontrado no estrato córneo e nas áreas gordurosas da derme.

9 Langerhans Em H.E. são arredondadas, citoplasma claro, encontradas na periferia do estrato espinhoso. Semelhantes aos melanócitos, porém aparecem com mais constância, os melanócitos estão sujeitos a diferenças regionais. Aparecem em enxertos de pele, para fagocitar. Derivam da medula óssea. Possuem receptores na superfície para as respostas imunológicas semelhantes aos que caracterizam as superfícies dos macrófagos. Facilitam ou colaboram com os linfócitos T nas respostas de rejeição a enxertos e são facilmente lesados pela radiação UV.

10

11 anexos e receptores Pêlos, glândulas (sebáceas e sudoríparas) e cascos são as estruturas anexas da pele, derivadas da epiderme, acham-se imersas na derme. Somam-se diversos tipos de receptores nervosos, que fazem da pele um órgão sensorial. A parte sensorial da pele recebe os sinais externos através dos sensores corporal levando até o SNC, que processa e retorna com uma resposta, podendo assim nos moldar conforme o estímulo.

12 Receptores cutâneos Referem-se a sensibilidade em geral (calor, frio, dor, tato e propriocepção) e estão dispersos pela pele. Terminações nervosas livres dor e temperatura Junto da epiderme, nas bainhas da raiz e da papila dos pêlos e ao redor das glândulas sudoríparas. À medida que o axônio da fibra nervosa aproxima-se da sua extremidade, perde a bainha de mielina e termina em botões.

13

14 A epiderme que se invagina, onde nasce o pêlo, o restante se continua com a bainha externa do pêlo, formando a matriz germinativa do pêlo, contínua com a base do folículo. Função do pêlo: isolamento, proteção, recepção sensorial. Pêlos

15

16 Regiões do pêlo Cutícula: monocamada de células queratinizadas, anucleadas. Córtex: forma a maior parte do cilindro do pelo. Formado por várias camadas de células achatadas e com queratina dura. Pode ser pigmentado, os espaços intercelulares pode conter ar,. Medula: pode estar ausente, quando presente é formada por células queratinizadas, cúbicas separadas por espaço de ar. As características das camadas são tão específicas que a identificação das espécies pode ser feita através de exames cuidadosos.

17 Papilas Dérmicas do pêlo.
Fornecem vascularização, mas a maioria dos nutrientes chega pelo leito vascular que circunda o folículo. As papilas podem induzir o crescimento e regular a diferenciação na matriz germinativa. As células epidérmicas no ápice da papila originam as células medulares, as laterais originam as células corticais e as cuticulares. Nas papilas também são produzidas as células das bainhas.

18 Diagrama esquemático do pêlo de animais domésticos
O córtex a e a medula estão ilustrados para cada espécie A cutícula apresenta variações. O padrão da superfície das células cuticulares e a disposição das células medulares é usado para finalidade médico legal.

19 Classificação dos folículos:
Primário: na porção profunda da derme, com glândula sebácea e sudorípara e músculo eretor. Folículo secundário: diâmetro menor e próximo à superfície. Poderá ter glândula sebácea. Pêlo de caprino: folículos primários ocorrem em grupos de três com 3 a 6 folículos secundários associados.

20 Diferenças entre as espécies
Os pêlos ocorrem em grupos de três pêlos primários e número variável de folículos secundários, e nem sempre estão evidentes em adultos ou na superfície. Nos cães: os folículos podem se abrir numa abertura única ou separadamente Pêlo de guarda Secundários ou lanosos

21 Nos suínos: ocorrem folículos únicos agrupados em aglomerados de 2 a 4, mais comum de 3.
Na égua: músculo eretor do pelo é bem desenvolvido

22 Pele gato

23

24 Glândulas Sebáceas Encontradas praticamente no corpo todo, desembocam na porção terminal dos folículos pilosos, exceto em lábios e genitais (glande e pequenos lábios) onde abrem-se diretamente na superfície. Sua secreção é uma mistura complexa de lipídeos, que deixam a pele oleosa. Podem ser simples ou compostas, com porção secretora alveolar. Secreção holócrina.

25 Glândula sudorípara apócrinas merócrinas.
As apócrinas predominam nos animais domésticos, com parte secretora espiralada. Estão localizadas na maior superfície dos animais domésticos, no homem essencialmente na região axilar, púbica e perianal. No eqüino são ativas produzindo intenso suor nas atividades físicas e altas T°. No cão e gato podem ser tortuosas. São menos ativas no caprino e no gato.

26 Glândulas sudoríparas merócrinas ou écrinas
Encontradas em todo o corpo, na almofada da pata do cão e do gato, ranilha dos ungulados, carpo dos suínos, com exceção da glande e lábios, são estruturas tubulosas simples, formando um enovelado com diâmetro de 0,4 mm, imerso na derme. Sua secreção é o suor, um fluido que contém água, sódio, potássio, cloretos, uréia, amônia e ácido úrico.

27 casco São placas córneas, localizadas na falange distal. Cada caso recobre um leito ungueal, que tem estrutura comum de pele e não participa de sua formação. O caso cresce a partir da raiz, ou matriz, é composto por placas de queratina fortemente aderidas, a partir da diferenciação de células epiteliais da raiz, de forma similar a que acontece com a epiderme, fazendo com que o caso deslize gradualmente sobre o leito ungueal

28 Questões Quais as camadas da epiderme?
Faça um quadro citando os tipos celulares da epiderme, com localização quanto a camada e função? Explique como as células da epiderme são substituídas? Descreva a localização e a função de dois tipos de glândulas da pele. Cite e comente as funções mais importantes da pele. Porque há tanta variedade de coloração na pele? Como a pele protege dos raios UV e colabora na síntese da vitamina D?


Carregar ppt "Glândulas: sudoríparas, sebáceas e mamárias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google