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PublicouGabrielhenrique Matheus Alterado mais de 10 anos atrás
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CIDADES EDUCADORAS ROSARIO - ARGENTINA DELEGAÇÃO AMERICA LATINA
Secretaria de Relações Internacionais PREFEITURA DE ROSARIO CIDADES EDUCADORAS ROSARIO - ARGENTINA
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QUE ENTENDEMOS POR CIDADE?
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Constrói-se por meio de
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ESPAÇOS
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RELAÇÕES INTERAÇÕES
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As RELAÇÕES nos permitem interagir com o espaço e os outros
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A cidade não deve ser vista somente como um fenômeno físico, nem como modo de apropriar-se de um espaço; ela é também o lugar no qual se produzem inumeráveis interações e experiências do habitar.
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Na cidade há inumeráveis espaços nos quais acontecem essas experiências
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Museus, bibliotecas, teatros
Clubes ONGs Sindicatos, partidos políticos Oficinas temáticas classificadas por faixa etária Praças, parques, ruas
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Aprender a Cidade Aprender na Cidade Aprender da Cidade
como objetivo de reconhecimento Aprender na Cidade como trama Aprender da Cidade como recurso de aprendizagem
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Aprendê-la em Propõem a cidade como conteúdo e trama dos recursos formais e não formais
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Aprender de Coloca-nos diante das formas de vida, das normas, dos valores, das atitudes e das tradições...
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Aprender de implica em reconhecer a cidade como o território das aprendizagens democráticas
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De que estamos falando, quando dizemos democracia?
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Argumentos da teoria democrática
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Centrados na emancipaçâo
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Democracia Representativa
Democracia Participativa
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Os espaços se transformam em NOVOS CENÁRIOS EDUCATIVOS
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Esto implica em reconhecer a dimensão pedagógica dos espaços políticos e sociais
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Democratização das relaciones como outro
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Os dispositivos educativos históricos (escola primária, média e superior) são resignificados
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As tramas formais e não formais integem
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Redefinição do papel dos governos locais e das políticas públicas
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Construção de mecanismos de gestão democrática e participativa das políticas públicas
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Redefinição dos conceitos DEMOCRACIA, CULTURA DE PAZ E DIREITOS HUMANOS.
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DEMOCRACIA Governo escolhido por meio do sufrágio universal, livre e secreto Divisão de poderes Periodicidade das funções de governo Responsabilidade nos cargos Publicidade dos atos de governo
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DEMOCRACIA DESDE A PERSPECTIVA DE CULTURA DE PAZ
Institucionalização da representatividade através da eleição das autoridades locais que ocupam os diferentes poderes políticos. Processo de práticas quotidianas de participação em decisões de impacto social e coletivo. Processo de práticas quotidianas de cidadania em pleno exercício de todos os direitos garantidos pelo Estado municipal-regional-nacional.
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DEMOCRACIA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DEMOCRACIA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM De teoria política e conscientização cidadã De valores éticos e comportamentos solidários De participação nas decisões de impacto social e coletivo De práticas de direitos e deveres De convivência e diálogo intergeracional e intersetorial
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DIREITOS HUMANOS Igualdade na representatividade política.
·Eqüidade econômica ·Igualdade de oportunidades Participação democrática · Meio ambiente sustentável ·Democratização do acesso a todos os espaços da cidade. Democratização do consumo de todos os serviços da cidade Democratização do conhecimento e da informação DIREITOS HUMANOS
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PAZ POSITIVA Analisa a violência direta e a indireta ou estrutural Vincula o conceito com o respeito pleno dos Direitos Humanos Vincula o conceito com um desenvolvimento econômico e cultural eqüitativo Vincula o conceito com Justiça Social Vincula o conceito com o desenvolvimento das potencialidades humanas PAZ Ausência de violência e conflito em seus múltiplos níveis Analisa exclusivamente a violência direta Referência estática e descritiva de um “estado” Tranqüilidade – Não agressão Manter a ordem e a unidade Harmonia . Serenidade.
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CULTURA DE PAZ NA CIDADE
CULTURA DE PAZ NA CIDADE PAZ NA CIDADE EDUCADORA “ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social”. Paulo Freire ( Correo de la UNESCO, dezembro 1986 ) “ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz”. Johan Galtung ( em A Violência e suas Causas, dez.1981) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo.” Magnus Haavelsrud ( em Essência da Educação para a Paz, out. 1995) Tensión Global/Local
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Um fenômeno amplo e complexo que exige uma compreensão multidimensional e uma análise prévia das diferentes formas de violência Tensión Global/Local
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Concerne a todas as dimensões da vida urbana: interpessoal, interinstitucional, privada e pública
Refere-se a uma estrutura social de ampla justiça e reduzida violência Exige igualdade e reciprocidade nas relações e interações. É um processo dinâmico, não uma referência estática e imóvel Tensión Global/Local
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“ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz” Johan Galtung em A Violência e suas Causas, dez.1981 PAZ NA CIDADE EDUCADORA “ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social”. Paulo Freire ( Correo de la UNESCO, dezembro 1986 ) “ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz”. Johan Galtung ( em A Violência e suas Causas, dez.1981) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo.” Magnus Haavelsrud ( em Essência da Educação para a Paz, out. 1995) Tensión Global/Local
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“ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social” Paulo Freire Correo de la UNESCO, dezembro 1986 PAZ NA CIDADE EDUCADORA “ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social”. Paulo Freire ( Correo de la UNESCO, dezembro 1986 ) “ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz”. Johan Galtung ( em A Violência e suas Causas, dez.1981) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo.” Magnus Haavelsrud ( em Essência da Educação para a Paz, out. 1995) Tensión Global/Local
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PAZ NA CIDADE EDUCADORA “ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social”. Paulo Freire ( Correo de la UNESCO, dezembro 1986 ) “ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz”. Johan Galtung ( em A Violência e suas Causas, dez.1981) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo.” Magnus Haavelsrud ( em Essência da Educação para a Paz, out. 1995) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo” Magnus Haavelsrud em Essência da Educação para a Paz, out. 1995 Tensión Global/Local
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PROGRAMA INTERNACIONAL
Educacao para a Democracia, Cultura de Paz e Direitos Humanos Escola de Ciencias da Educacão Universidad Nacional de Rosario Rosario, Argentina Prof. ALICIA CABEZUDO Em colaboracão com a Fundacão Cultura de Paz Madrid, Espanha Coordenador General Dr. David Adams
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