A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNÇÕES MOTORAS DA MEDULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNÇÕES MOTORAS DA MEDULA"— Transcrição da apresentação:

1 FUNÇÕES MOTORAS DA MEDULA
Reinaldo O. Sieiro

2 Conceitos Gerais Funções motoras da medula: - Vias neurais que controlam a sequência e o padrão de contrações dos músculos esqueléticos (Posturas, Reflexos, Atividades Rítmicas e Movimentos Voluntários). Unidade motora: - Fibras musculares esqueléticas, inervadas pelo axônio de um MOTONEURÔNIO ALFA. A relação de fibras esqueléticas pode variar de 5 a 2000 por MOTONEURÔNIO, dependendo do tipo de músculo.

3 Conceitos Gerais Motoneurônio ALFA
- Células com grande soma ( 5 a 22 Dendritos) com até 1 mm de comprimento. Axônios mielinizados. Se localizam na coluna cinzenta ventral, de onde partem pela substância branca ventral até penetrarem na raiz ventral. Alguns dão ainda colaterais, ainda na substância cinzenta, que fazem sinapses com interneurônios (Renshaw). Os dendritos e o soma dos neurônios ALFA, recebem sinapses de fibras aferentes primárias, interneurônios e vias descendentes do cérebro.

4 Conceitos Gerais TIPO DE FIBRAS MUSCULARES VELOCIDADE DE CONTRAÇÃO
FORÇA DE CONTRAÇÃO FATIGABILIDADE METABOLISMO I LENTA ( S ) FRACA RESISTENTE OXIDATIVO I I B RÁPIDA ( FF ) FORTE FATIGÁVEL GLICOLÍTICO I I A RÁPIDA ( FR ) INTERMEDIÁRIA RESISTENTE OXIDATIVO

5 Conceitos Gerais Motoneurônio ALFA
- Algumas sinapses são excitatórias, outras inibitórias. - Quando um MOTONEURÔNIO entra em atividade, é gerado um potencial excitatório(PPSE), que gera um potencial de ação, ou um potencial inibitório(PPSI),que impede a geração de um potencial de ação. - Os MOTONEURÔNIOS alfa maiores descarregam com frequência RÁPIDA e inervam fibras musculares de abalo RÁPIDO, isto é , unidades motoras do tipo “FF” ou “FR”. - Os MOTONEURÔNIOS alfa menores descarregam com frequância LENTA e inervam fibras musculares de abalo LENTO, isto é, unidades motoras “S”

6 Conceitos Gerais Motoneurônio ALFA
- A contração(tensão) de um músculo é regulada por 2 fatores: A) Frequência de atividades dos MOTONEURONIOS ALFA B) Número de MOTONEURÔNIOS ALFA ativos * Os motoneurônios menores são ativados primeiro. Com o recrutamento de mais motoneurônios, os maiores são ativados. - A atividade INICIAL é pelos MOTONEURÔNIOS MENORES, levando à contração LENTA e FRACA das fibras de abalo LENTO(Postura e Marcha). - O recrutamento dos MOTONEURÔNIOS ALFA GRANDES irá ativar fibras de abalo RÁPIDO (Corrida e Salto).

7 Conceitos Gerais Motoneurônio GAMA:
- São neurônios responsáveis pela inervação motora dos fusos musculares. - Existem 2 TIPOS: A) GAMA DINÂMICO: Inervam as fibras de núcleos em bolsa. B) GAMA ESTÁTICO: Inervam as fibras de núcleo em cadeia.

8 Conceitos Básicos Reflexo medular
Resposta motora organizada no interior da medula, que envolve os receptores de estiramento (fuso muscular) e outros receptores sensoriais. O reflexo medular é uma resposta motora estereotipada relativamente simples, a um estímulo sensorial definido.

9 Fuso Muscular Órgão sensorial do músculo

10 Um jovem pula de ponta em um rio e imediatamente é retirado pelos amigos inconsciente.
Levado ao PS é confirmado trauma raquimedular.

11 O que é choque medular?

12 Quando a medula é seccionada ou traumatizada, quase todas as funcões medulares tornam-se deprimidas abaixo da lesão. Ocorre arreflexia, baixa PA e pulso (CVM), Tetraplegia (TCE, TRE), anestesia (TETL), ausência de controle esfincteriano (SNAPS sacral)

13 Primeira fase do choque medular
Disfunção medular pois a medula funcionava sob estímulos superiores (núcleos encefálicos superiores – córtex e núcleos encefálicos inferiores – tronco cerebral, tálamo, hipotálamo, cerebelo e gânglios da base. Anestesia – bloqueio do TETL, TETA e SCD

14 SEGUNDA FASE DO CHOQUE MEDULAR
Hiper-excitabilidade dos motoneurônios pois não há inibição superior. O choque medular dura em torno de 2 semanas ou mais. Incontinência fecal e urinária devido a reflexos autônomos na medula. Predomina o SNAPS. Reaparece alguma motilidade não coordenada se a secção não foi total. Os moto neurônios alfa e gama ficam hiperestimulados sem modulação superior levando à hiper-reflexia e hipertonia, clônus e tendência à hiperextensão.

15 Qual a droga a ser utilizada para melhorar a bradicardia em caso de baixo débito cardíaco? Adrenalina ou atropina?

16 Após a fase de choque medular, os neurônios da substância cinzenta readquirem sua excitabilidade
Voltarão as funções vesicais e intestinais (sem controle de esfíncteres na lesão completa)

17 Perguntas Podemos dizer que a função do fuso muscular é promover o reflexo de estiramento?

18 Errado. O reflexo de estiramento é inibido no indivíduo normal.
Se não fosse inibido não poderíamos ter contrações normais. É inibido normalmente pela substância negra.

19 Por que o paciente com Parkinson se movimenta lentamente ?

20 Para não desencadear o reflexo de estiramento (para não ativar os receptores primários – resposta dinâmica)

21 No indivíduo normal há atividade alternada dos neurônios alfa e gama
No indivíduo normal há atividade alternada dos neurônios alfa e gama. Certo ou errado?

22 Errado. Em condições normais quando o córtex motor envia sinais para os motoneurônios alfa, os motoneurônios gama quase sempre são estimulados simultaneamente. Assim, ambas as fibras intra e extra-fusais se contraem ao mesmo tempo, permitindo um amortecimento apropriado.

23 Os fusos musculares só são estimulados quando o músculo é distendido
Os fusos musculares só são estimulados quando o músculo é distendido. Certo?

24 Os fusos musculares podem ser estimulados de duas maneiras:
1- Contração das fibras intra-fusais pelos motoneurônios gama 2- Pelo estiramento do músculo O FUSO ATUA COMO UM COMPARADOR

25 O QUE É O REFLEXO DE CARGA?

26 Como há contração alfa e gama ao mesmo tempo, sempre que o músculo esquelético não se contrair totalmente como por exemplo carga excessiva, o reflexo do fuso enviará impulsos para a contração adicional.


Carregar ppt "FUNÇÕES MOTORAS DA MEDULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google