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Comunidades Virtuais de Aprendizagem

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Apresentação em tema: "Comunidades Virtuais de Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Lafayette Batista Melo Luciano R. de Lemos Meira Universidade Federal de Pernambuco Pós-graduação em Psicologia Doutorado em Psicologia Cognitiva

2 Tópicos 1. Introdução 2. Comunidades Virtuais de Aprendizagem
3. Modalidades de Educação Virtual Aplicações hipermídia para instrução distribuída Sites educacionais Sistemas de autoria para cursos à distância Salas de aula Virtuais Frameworks para aprendizagem cooperativa Ambientes distribuídos para aprendizagem cooperativa Exemplos 4. Diretrizes de análise para as formas de educação à distância 5. Vantagens do trabalho com educação virtual 6. Projetos ligados ao CEFET-PB Drapweb (minha tese) Projeto Remav (zé...)

3 1. Introdução “O virtual possui uma plena realidade, enquanto virtual.” Gilles Deleuze “... O funcionamento tecno-social da cognição seguindo uma dialética da objetivação da interioridade e da subjetivação da exterioridade.” Pierre Lévy “Os coletivos mais virtualizados e virtualizantes do mundo contemporâneo são os da tecnociência, das finanças e dos meios de comunicação. São também os que estruturam a realidade social com mais força...” Pierre Lévy

4 Introdução A Internet e o virtual existem e são uma realidade cada vez mais presente A Internet e o virtual possibilitam a transformação cognitiva dos indivíduos em direção a eles próprios e em direção ao social A Internet e o virtual possibilitam a transformação e a emergência de comunidades

5 2. Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Comunidades Virtuais: comunidades construídas na Internet nas quais os sujeitos compartilham informações e estabelecem relações não presenciais síncronas ou assíncronas As informações são compartilhadas através de recursos da Internet ( , listas de discussão, fóruns, ftp, telnet, chat, mensagens, ferramentas de busca, web, icq etc) As relações ocorrem na medida em que os sujeitos realizam atividades duráveis ao redor de um determinado objetivo

6 Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Há diversas comunidades tanto no Brasil como no exterior Comunidades Virtuais direcionadas à aprendizagem têm surgido “espontaneamente” ou através de projetos pré-determinados Muitas Comunidades Virtuais de Aprendizagem têm como intuito objetivos sócio-culturais ou didático-pedagógicos Há muitas tentativas de se construir e de se estabelecer relações entre comunidades presenciais e virtuais, especialmente na educação

7 3. Modalidades de educação virtual
Aplicações hipermídia para instrução distribuída incluem cursos multimídia com objetivos educacionais e cursos no formato hipertexto. Sites educacionais formas de apoio ao trabalho docente e ao aprendizado autônomo do estudante studyweb The World lecture Hall http// Site ACD Sistemas de autoria para cursos à distância sistemas para construção de aulas webct HM-Card

8 Modalidades de educação virtual
Salas de aula virtuais passagem gradual de professores e estudantes da sala de aula presencial para a sala de aula virtual, alguns sistemas ampliam os espaços de comunicação e cooperação entre os participantes de um curso Projeto Virtus Aula Nett Open University Frameworks para aprendizagem cooperativa permitem construção de ambientes customizáveis integrando ferramentas disponíveis Habanero

9 Modalidades de educação virtual
Ambientes distribuídos para aprendizagem cooperativa ambientes de construção colaborativa que utilizam documentos, ferramentas e metáforas para o conhecimento Belvedere

10 Exemplos Aplicações hipermídia para instrução distribuída
Sites educacionais

11 Sistemas de autoria para cursos à distância

12 Salas de aulas virtuais

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25 Frameworks para aprendizagem cooperativa
Ambientes distribuídos para aprendizagem cooperativa

26 4. Diretrizes para análise das formas de educação à distância
Suporte ao trabalho educacional enfoque pedagógico: instrucionista e construtivista tipo da tarefa: desenvolvimento de conteúdos, de habilidade meta-cognitivas (conceitos e solução de problemas formas de interação: síncrona e assíncrona grau da interação atividades cooperativas: coordenação de atividades, tomada de decisão, representação de conhecimento, memória de grupo Usabilidade customização, facilidade para professores e alunos, interface, estabilidade, segurança

27 Diretrizes para análise das formas de educação à distância
Ferramentas de apoio ao professor planejamento de atividades, monitoramento de atividades, suporte ao progresso do aluno, facilidade multimídia, apoio para trabalhos em grupo, importação de recursos didáticos Ferramentas de apoio ao aluno compartilhamento assíncrono: , listas compartilhamento síncrono: chat, editor cooperativo, compartilhamento de aplicações, videoconferência auto-avaliação bookmarks buscas anotações individeualizadas

28 5. Vantagens do trabalho com educação virtual
Experiência O mercado e o governo estão fazendo vários investimentos Projetos em desenvolvimento Área que integra a parte tecnológica, científica e mercadológica Possibilidade de trabalhos interdisciplinares Laboratório, estrutura e material de pesquisa na instituição Trabalhos com educação tecnológica Expectativa da área de computação e telemática

29 6. Trabalhos do CEFET-PB Drapweb Projeto Remav

30 DrapWeb Ferramenta que possibilita a construção de comunidades virtuais através da disponibilização de um ambiente no qual os usuários requerem os recursos que lhe são necessários. A partir das informações obtidas pelos usuários, a ferramenta coleta na Internet recursos disponibilizados gratuitamente Conceito advindo de “drap-art”, forma de construção artística surgida nos anos setenta Os usuários (professores) utilizarão um Wizard (assistente) através do qual serão coletados dados para se definir os tipos de recursos a serem retornados

31 Quais recursos são necessários?
DrapWeb Comunidades Virtuais Ferramenta drapweb Busca dos recursos Internet Quais recursos são necessários? Wizard Ambiente (recursos) Professor Respostas

32 Metodologia do Drapweb
Concepção Aplicação de questionários (elaboração e aplicação de questionários com professores leigos e que tenham acesso à Internet para se definir a ferramenta) Interpretação de questionários (verificação das frequências e do conteúdo das respostas) Projeto (criação de um projeto por meio de métodos de análise de sistemas) Implementação (construção da ferramenta no computador por meio de ambientes de programação tais como Java, CGI, Delphi etc) Testes (testes de execução do sistema para detecção de situações não previstas e de erros lógicos)

33 Metodologia do Drapweb
Análise Constituição das comunidades (uso da ferramenta por parte dos professores e criação das comunidades segundo seus interessses; pretende-se testar a ferramenta em três CEFET’s do Brasil - PB, PE e RN - a fim de se verificar como as comunidades serão criadas e se desenvolverão) Observação e coleta de dados dos ambientes (registro de informações colocadas nas páginas e do comportamento dos sujeitos através de análise microgenética - filmagem dos sujeitos) Interpretação dos ambientes gerados e das ações do indivíduo


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