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As pessoas fazendo a diferença em tempos de crise

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Apresentação em tema: "As pessoas fazendo a diferença em tempos de crise"— Transcrição da apresentação:

1 As pessoas fazendo a diferença em tempos de crise
Raïssa Lumack Gerente de Eficácia Organizacional e Compensação Sergio Argyridis Diretor de Cadeia Integrada de Suprimentos

2 Contexto mudança Externo Interno Crise? Oportunidade? Mercados
Concorrentes Ambiente regulatório Tecnologia Economia Escassez talentos Liderança Know How Produtividade Turn Over Cultura Crise? Oportunidade?

3 Crise ou oportunidade Repensar Redefinir Recriar Novo perfil
Estratégia Arquitetura Organizacional Processos Sistemas Pessoas Repensar Redefinir Recriar Novo perfil

4 é fator crítico de sucesso institucional e humano
Crises são associadas às dimensões tecnológica, financeira e mercadológica A dimensão humana condiciona o sucesso ou o fracasso de um processo de transformação e, ainda assim, é freqüentemente negligenciada. Tecnologia pode acelerar a transformação, mas por si não gera um processo de trasnformação organizacional Gestão das emoções é fator crítico de sucesso Mudança é um processo institucional e humano

5 Representantes autorizados
Quem é a força de trabalho hoje? Como conduzir uma transformação organizacional com esta heterogeneidade? Clientes Novo estilo de gestão Empregados (CLT) Temporários Contratados Representantes autorizados Fornecedores Parceiros estratégicos Associados

6 Reconhecimento da crise
Incapacidade de diagnóstico Apego ao sucesso passado Vínculo emocional status quo Padrões mentais Despreparo lideranças Incerteza, medo, apreensão Desconfiança Sentimento de traição Ceticismo

7 Transformação 1. Dimensão humana 2. Liderança
3. Envolvimento, parceria e compromisso 4. Confronto com a realidade 5. Responsabilidade de todos 6. Comunicação 7. Diagnóstico cultural 8. Consolidação da cultura 9. Preparação para o inesperado 10. Causa pessoal

8 1. Dimensão Humana Funções são extintas e surgem, novas habilidades são requeridas, mais trabalho, menos empregos, maior competitividade interna. impacto Na eficiência, velocidade, resultados moral, clima, imagem externa

9 2. Liderança Transformação organizacional é uma obra coletiva. Líderes
Grupo de transformação Inspiração Visão, estratégia, objetivos Suporte Construção do amanhã e produção do presente Líderes em todos os níveis Iniciativas Processos críticos Tradução da visão em ações dia- a- dia

10 parceria e compromisso
3. Envolvimento, parceria e compromisso Comunicação Engajamento Tratar como adulto Respeito e justiça Energia produtiva Reciprocidade Agir como modelo Senso de urgência Credibilidade

11 4. Confronto com a realidade
Natureza humana é questionadora Busca respostas e direcionamentos Precisa ser convencida da necessidade Precisa acreditar em futuro. Organização muda: exaustão de modelos, risco de sobrevivência e perda de oportunidades Indivíduos mudam: medo, ambição e dor.

12 5. Responsabilidade de todos Massa crítica
A transformação organizacional requer envolvimento, reconhecimento e celebração da vitória Massa crítica Proprietários Oponentes Resistentes Indiferentes Indecisos Favoráveis Simpatizantes

13 6. Comunicação A comunicação deve ser freqüente, franca,
O erro freqüente é acreditar que os empregados Onde não há informação: Informação é criada O rumor é sempre negativo Empregados se sentem alijados do processo e desvalorizados Entendem a mudança Reconhecem sua necessidade Enxergam a direção A comunicação deve ser freqüente, franca, simples, clara e apropriada

14 7. Diagnóstico Cultural É mais que do que o entendimento do estilo e da forma de atuação. É um pré-requisito para a mudança e demanda o exercício constante de identificação de obstáculos, resistências e conflitos. Funciona como um fio condutor das prioridades tratadas no processo de transformação

15 8. Consolidação da cultura: o que se busca?
A liderança exemplifica a cultura pela atuação e reconhece aqueles que se identificam e a fortalecem. Cultura é a expressão genuína dos comportamentos dos membros de uma organização. É a ponte entre a história, os valores, crenças, atitudes, presente e futuro.

16 9. Preparação para o inesperado
A ambiente externo muda ao longo do processo trazem elementos surpresa Processos de transformação Pessoas reagem de forma diferente Avaliação e monitoração são essenciais para antecipar problemas, manter a direção e o ritmo da mudança

17 10. Causa pessoal Mobilização pelo orgulho
Em tempos de crise, o orgulho é o primeiro a ser afetado e, em seguida, o ambiente organizacional. A oportunidade de participar de um projeto de mudança deve ser valorizada. Quando a mudança se transforma em causa pessoal, ela é bem- sucedida.

18 Ideal e Real No mundo ideal, os líderes definem visão, elaboram estratégia, estabelecem objetivos, montam equipes e influenciam comportamentos para gerar os resultados desejados. Na vida real, nem sempre há certeza sobre o caminho a seguir e clareza dos desafios e obstáculos enfrentados.

19 Últimas palavras A certeza mais importante é saber quais pessoas convidar para fazer parte desta viagem: “Primeiro quem... depois o quê... Convidar a entrar no ônibus, as pessoas certas. Convidar a deixar o ônibus aquelas que não se identificam com a causa. E colocar nos lugares certos aquelas que ficarem. Com todos a postos, nos lugares certos, aí sim enxergar para onde se dirigir.” (Jim Collins in Good to Great)


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